Olhar 90: Projeto promoveu discussão científica entre quase 100 participantes

Mais uma atividade ao vivo promovida por docentes do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS alcançou bons resultados. Na última quarta-feira (27), o projeto “Olhar 90” promoveu a webinar “A Matemática Que (Quase) Ninguém Vê! Algumas Aplicações”. A ação foi ministrada pelo Prof. Dr. Leandro Bezerra de Lima, professor adjunto do Curso de Matemática (UFMS/CPAQ).

Durante a atividade, cerca de 100 alunos, professores e pesquisadores do Brasil inteiro ouviram e discutiram temas importantes sobre a Matemática e suas Relações/Aplicações com as diversas áreas do conhecimento – humanas, biológicas, exatas, entre outras. Os participantes foram convidados a refletir sobre o porquê é preciso incentivar a aprender Matemática, principalmente no cenário atual, em que falar sobre Ciências, em geral, torna-se ainda mais primordial.

O professor Leandro é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2017), mestre em Matemática também pela Unicamp (2007) e graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Rio Preto – Unirp (2000). Ele destacou a importância de ações como essa em tempos de crise:

Docente do CPAQ ministrou webinar para quase 100 pessoas (clique para aumentar)

“A realização da ação foi muito importante, sobretudo nos dias atuais, em que as Ciências têm papel fundamental no entendimento da doença para enfrentar a crise. A proposta da webinar foi de levar o conhecimento ao público, e atingimos o país inteiro, conversando sobre o quanto é importante mantermos as pesquisas e aplicações de conteúdos de Matemática, sejam eles voltados para questões de pandemia ou para outras aplicações. Foi importante percebermos a importância de se utilizar as tecnologias da informação para continuar com as pesquisas e com a Ciência”, disse o docente.

Além disso, o docente também destacou a importância de se pesquisar durante os períodos de crise, citando exemplos. “Durante a palestra, também falamos sobre um período de crise muito complicado, que foi entre os anos de 1930 e 1950, com a segunda guerra mundial, e o desenvolvimento em Ciências, em especial a Matemática, foi muito impactante. De fato, impactou o cenário mundial dali em diante, tanto é que surgiram os computadores e a teoria da informação, a minha área de pesquisa – que é a teoria de códigos. Por isso, destacamos que, nos momentos de crise, é necessário um envolvimento grande de todas as áreas científicas, para tentarmos enfrentar esse momento e buscarmos soluções científicas para a situação. E com certeza, se isso for feito, o impacto será muito positivo no que diz respeito à criação de vacinas e tecnologias, visando ao enfrentamento de crises futuras, tanto no campo da saúde como nas outras áreas”, avaliou o Professor.

Projeto teve participantes do Brasil inteiro (clique para aumentar)

A realização da ação por meio da webinar ampliou o alcance das ações do projeto “Olhar 90”. Além da participação de um ótimo número de alunos, ex-alunos e de todos os docentes do curso de Matemática do campus, possibilitou também a participação de pessoas de diversas regiões e instituições do Brasil, dentre elas: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/Rio de Janeiro); Universidade Federal do Cariri (UFCA/Ceará); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Campo Mourão, Paraná); UNIS Centro Universitário – Minas Gerais; Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Campus Cuité, Paraíba); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM/Campus Diamantina, Minas Gerais); Instituto Federal de Alagoas (IFAL, Alagoas); Instituto Federal do Piauí (IFPI/Piauí); Instituto Federal do Amapá (IFAP/Amapá); Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Campus Pinheiro, Maranhão); UNESP (Campus de Bauru, São Paulo); UNESP (Campus de São João da Boa Vista, São Paulo); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL, Minas Gerais), Universidade Federal de São João Del Rei (Minas Gerais); UNICAMP (Campinas, São Paulo); UFSCAR (São Carlos, São Paulo) e  Instituto de Física (INFI/UFMS), entre outros.

Na webinar, também foram apresentados sites que estão disponibilizando materiais e cursos sobre a relação entre a Matemática e a pandemia do Covid-19, tais como:

Sobre o projeto

O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.

Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.