Olhar 90: Projeto promoveu discussão científica entre quase 100 participantes
Mais uma atividade ao vivo promovida por docentes do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS alcançou bons resultados. Na última quarta-feira (27), o projeto “Olhar 90” promoveu a webinar “A Matemática Que (Quase) Ninguém Vê! Algumas Aplicações”. A ação foi ministrada pelo Prof. Dr. Leandro Bezerra de Lima, professor adjunto do Curso de Matemática (UFMS/CPAQ).
Durante a atividade, cerca de 100 alunos, professores e pesquisadores do Brasil inteiro ouviram e discutiram temas importantes sobre a Matemática e suas Relações/Aplicações com as diversas áreas do conhecimento – humanas, biológicas, exatas, entre outras. Os participantes foram convidados a refletir sobre o porquê é preciso incentivar a aprender Matemática, principalmente no cenário atual, em que falar sobre Ciências, em geral, torna-se ainda mais primordial.
O professor Leandro é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2017), mestre em Matemática também pela Unicamp (2007) e graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Rio Preto – Unirp (2000). Ele destacou a importância de ações como essa em tempos de crise:
“A realização da ação foi muito importante, sobretudo nos dias atuais, em que as Ciências têm papel fundamental no entendimento da doença para enfrentar a crise. A proposta da webinar foi de levar o conhecimento ao público, e atingimos o país inteiro, conversando sobre o quanto é importante mantermos as pesquisas e aplicações de conteúdos de Matemática, sejam eles voltados para questões de pandemia ou para outras aplicações. Foi importante percebermos a importância de se utilizar as tecnologias da informação para continuar com as pesquisas e com a Ciência”, disse o docente.
Além disso, o docente também destacou a importância de se pesquisar durante os períodos de crise, citando exemplos. “Durante a palestra, também falamos sobre um período de crise muito complicado, que foi entre os anos de 1930 e 1950, com a segunda guerra mundial, e o desenvolvimento em Ciências, em especial a Matemática, foi muito impactante. De fato, impactou o cenário mundial dali em diante, tanto é que surgiram os computadores e a teoria da informação, a minha área de pesquisa – que é a teoria de códigos. Por isso, destacamos que, nos momentos de crise, é necessário um envolvimento grande de todas as áreas científicas, para tentarmos enfrentar esse momento e buscarmos soluções científicas para a situação. E com certeza, se isso for feito, o impacto será muito positivo no que diz respeito à criação de vacinas e tecnologias, visando ao enfrentamento de crises futuras, tanto no campo da saúde como nas outras áreas”, avaliou o Professor.
A realização da ação por meio da webinar ampliou o alcance das ações do projeto “Olhar 90”. Além da participação de um ótimo número de alunos, ex-alunos e de todos os docentes do curso de Matemática do campus, possibilitou também a participação de pessoas de diversas regiões e instituições do Brasil, dentre elas: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/Rio de Janeiro); Universidade Federal do Cariri (UFCA/Ceará); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Campo Mourão, Paraná); UNIS Centro Universitário – Minas Gerais; Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Campus Cuité, Paraíba); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM/Campus Diamantina, Minas Gerais); Instituto Federal de Alagoas (IFAL, Alagoas); Instituto Federal do Piauí (IFPI/Piauí); Instituto Federal do Amapá (IFAP/Amapá); Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Campus Pinheiro, Maranhão); UNESP (Campus de Bauru, São Paulo); UNESP (Campus de São João da Boa Vista, São Paulo); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL, Minas Gerais), Universidade Federal de São João Del Rei (Minas Gerais); UNICAMP (Campinas, São Paulo); UFSCAR (São Carlos, São Paulo) e Instituto de Física (INFI/UFMS), entre outros.
Na webinar, também foram apresentados sites que estão disponibilizando materiais e cursos sobre a relação entre a Matemática e a pandemia do Covid-19, tais como:
- https://www.sbmac.org.br/2020/04/a-matematica-aplicada-na-pandemia-de-covid19/
- https://www.visgraf.impa.br/coronaviz/
- https://sites.google.com/uem.br/matematica-na-quarentena
Sobre o projeto
O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.
Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.