normas de resumo – VIII Semana de Biologia

Postado por: erciliamendes

Normas para elaboração do resumo – Semana de Biologia CPAq

1. Cada participante inscrito terá o direito de enviar até 2 (dois) resumos como autor principal ou co-autor. Apenas inscritos no evento poderão submeter resumos. O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

2. Os resumos deverão versar sobre temas cientificamente relevantes na área de Biologia, com resultados de trabalho de pesquisa inéditos (não publicados). Não serão aceitas descrições de projetos ou intenções de trabalho.

3. Os resumos deverão ser redigidos em documento no formato Word (.doc ou .docx), papel A4, em fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento 1.5, justificado (com exceção do título), com a formatação de margens 2,5 cm. O número máximo é duas páginas.

4. Os resumos serão apresentados na forma de painel (0,90m x 1,0m).

O resumo dever conter:

• TÍTULO

O título deve expressar exatamente o conteúdo do resumo, sendo limitado a 150 caracteres (incluindo espaços). Deve ser formatado em negrito, centralizado, com caixa alta (letra maiúscula) apenas para início de frase e nomes próprios (Cidades, Estados, Gêneros, Famílias, Autores, etc.). Palavras como “aspectos”, “generalidades” ou outras, que não definam objetivamente o assunto do resumo, devem ser evitadas. Nomes científicos devem ser digitados em itálico.

• AUTORES

Nome de todos os autores (completo, sem abreviações) com seus respectivos vínculos institucionais. O autor responsável deve ter seu nome sublinhado e informar endereço eletrônico.

• INTRODUÇÃO

O texto deve introduzir o problema da pesquisa, trazer bases conceituais e teóricas, incluindo bibliografia. Contém a justificativa e a pergunta da pesquisa.

•  OBJETIVO

Indicar o objetivo a ser atingido pela pesquisa.

• MATERIAIS E MÉTODOS

Explicitar os métodos de coleta e de análise de dados (quando houver).

• RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentar os resultados obtidos e discuti-los diante do que já foi publicado sobre o tema.

• AGRADECIMENTOS (opcional).
  • REFERÊNCIAS

1. Citação no texto: Use o nome e ano: Reis (1980); (Reis, 1980); (Zaluar & Rocha, 2000). Há mais de dois autores usar et al.

2. Citações na lista de referências

Deverão conter nome(s) e iniciais do(s) autor(es), ano, título por extenso, nome da revista (abreviado), volume, e primeira e última páginas. Citações de livros deverão também incluir a editora e, conforme citação, referir o capítulo do livro.

Exemplos:

Para artigos em revistas:
Ling, R.; Yoshida, M. & Mariano, P.S. 1996. Título do artigo. J. Org. Chem. (Nome da revista abreviado) 61: 39-44.
Para teses:
Da-Silva, P.R. 2006. Título da tese. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Número de páginas.
Para livros sem editor
Haslam, E. 1993. Título do livro em itálico. New York: John Wiley & Sons.
Para livro com editor
Buchanan, J.G. & Sable, H.Z. Título do capítulo sem itálico. 1972. In: Título do livro em itálico, B. S. Thyagarajan (Editores ou organizadores), Wiley-Interscience (editora). New York; Vol.2, 1-95.