Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana (MOCA)
No dia 12 de novembro de 2025, na Unidade II da UFMS Campus de Aquidauana, ocorreu mais uma edição da Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana (MOCA), que tem como público-alvo alunos de escolas públicas do período noturno, em especial, alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta visita, vieram estudantes da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, por intermédio da Professora Marivânia da Silva Santos.
O MOCA é um projeto de extensão institucional que desde o ano de 2017 participa do Circuito Tela Verde e da Mostra Visual Mercosul, ambos do Ministério do Meio Ambiente que têm como objetivo promover a educação ambiental por meio da exibição de produções audiovisuais independentes. O projeto é coordenado pelo Professor Rogério Rodrigues Faria e conduzido pelos discentes da disciplina de Metodologia Científica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CPAQ/UFMS.
O evento ocorreu de maneira presencial na Unidade II do campus, onde os alunos tiveram a experiência de visitar o Laboratório de Zoologia do curso de Ciências Biológicas para conhecerem uma das principais áreas de atuação do profissional Biólogo. Nesta etapa, os alunos interagiram com diversas peças anatômicas de diferentes espécimes animais para compreenderem os conceitos teóricos em meio a uma imersão prática no estudo da zoologia.
A mostra cinematográfica aconteceu no auditório Paulo Correia, onde foram exibidos dois curtas-metragens: “O Intronauta” e “No Fundo do Poço”. As produções abordavam o impacto humano na natureza e, após o término da exibição, abriu-se um momento de bate-papo sobre as mensagens transmitidas nos curtas-metragens, criando um espaço propício para a reflexão, discussão e interação entre os participantes.
A Mostra de Cinema Ambiental foi pensada de forma a apresentar diferentes narrativas, estéticas e reflexões de maneira a incentivar o pensamento crítico a respeito de temas relevantes para a sociedade. A experiência proporcionada pelo MOCA visa, assim, incentivar a participação dos estudantes no meio acadêmico por meio do acesso a conteúdos que serão de grande importância nessa trajetória.
Em 2025 o MOCA foi laureado como o melhor projeto de extensão da UFMS durante o maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, o INTEGRA/UFMS.
Texto e fotos de Anne Beatriz Santos Silva e Kelvyn Joell Teran de Barros.




