MOMENTO HISTÓRICO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE AQUIDAUANA (CPAQ/UFMS), PARCERIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO JUNTO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

No dia 24/08/2023, os membros do colegiado do curso de Pós-graduação em Geografia da UFMS, Campus de Aquidauana, realizaram uma importante reunião com pesquisadores de renomadas Universidades Europeias.

A reunião foi realizada na Unidade I do Campus de Aquidauana, organizada pelo coordenador do Curso Prof. Dr. Ricardo Lopes Batista juntamente com a Profa. Dra. Edna Maria Facincani, com a presença dos demais docentes do Programa: Prof. Dr. Fernando Rodrigo Farias, Profa. Dra. Elisângela Martins de Carvalho; Profa. Dra. Eva dos Santos Teixeira; Prof. Dr. André Luiz de Carvalho e Profa. Dra. Lucy Ribeiro Ayach, além da importante participação dos estudantes do curso, convidados pelo Colegiado.

Foram recepcionados os professores pesquisadores de três países, sendo de Portugal: Dr. Pedro Proença Cunha – Department of Earth Sciences at the University of Coimbra; Dr. José Luís Zêzere RISKam, Centre of Geographical Studies, IGOT, Universidade de Lisboa e Dr. Alberto Gomes – Porto University, Geography Dept. Da Espanha, a  Dra. Loreto Antón do Dpto. de Ciencias Analíticas, Facultad de Ciencias, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED); e da Inglaterra o Dr. Martin Stokes- School of Earth, Ocean and Environmental Sciences, University of Plymouth Drake Circus.

Destaca-se ainda a participação do Prof. Dr. Nelson Fernandes, docente do Instituto de Geociências da UFRJ que também manifestou interesse na parceria de pesquisa com o programa de mestrado em Geografia de Aquidauana.

Considerando a importância da articulação para a execução de ações para fortalecimento da internacionalização no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, a reunião teve como objetivo a apresentação das áreas de pesquisas e de atuação de cada pesquisador e as respectivas interfaces para a convergência de interesses em estabelecimento de parcerias.

O PPGEO/CPAQ possui Área de Concentração em Análise Socioambiental nos domínios do Cerrado e Pantanal, com duas linhas de pesquisas: Dinâmica Natural e Análise Socioambiental; Espaço, Ensino e Representação. O objetivo do Programa é propiciar o desenvolvimento de uma melhor capacitação de recursos humanos para o exercício das atividades de pesquisa e de assessoramento técnico científico e para a atuação no magistério superior, direcionados para as questões geográficas de interesse social, além de contribuir para fomentar o conhecimento de temas relacionados com as respectivas linhas de pesquisa.

A reunião foi muito produtiva, com a exposição e enfoque das possibilidades de parcerias em pesquisas, formação, participação em eventos e publicações de excelência. Dessa forma, o Programa de Pós Graduação em Geografia buscará junto à Aginova/UFMS – Secretaria de Relações Internacionais os trâmites para oficializar esses acordos de cooperação, visando resultados de qualificação de profissionais, produção científica e prestação de serviços qualificado junto à sociedade.

A coordenação do PPPGEO finalizou agradecendo aos professores presentes, os quais se mostraram motivados com a aproximação, já efetivando as devidas trocas de informação para iniciar um grupo de trabalho para elaboração das propostas e dos projetos.

Texto: Ricardo Batista.