Nesta terça (30), mestrado fará live para discutir sobre a Cinemateca Brasileira; participe

A terceira live do Mestrado em Estudos Culturais já está programada. Na próxima semana, o pós-graduação do campus de Aquidauana da UFMS debaterá sobre a Cinemateca Brasileira.

Com o título “S.O.S – Cinemateca Brasileira: passado, presente e futuro“, a live acontecerá na próxima terça-feira, dia 30 de junho, a partir das 19h (no horário de MS), na página do mestrado no facebook.

Como mediador, participará o professor e pesquisador Aguinaldo Rodrigues Gomes (UFMS/CPAQ). Os convidados para o debate são especiais: o professor Rafael Morato Zanatto, da Escola de Comunicações e Artes da USP, e o pesquisador Rodrigo Archangelo, da Cinemateca Brasileira.

A live faz parte de um novo formato de eventos do programa, que foi denominado como “Estudos Culturais em Debate”. A ação está sendo organizada pelo Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens (LEDLin), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) do CPAQ.

A atividade será aberta ao público e realizada no dia 30 de junho (terça-feira), às 19h, na página do facebook @ppgcultufms. Participe!

Sobre os participantes

Rafael Morato Zanatto: graduado em História pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCL – Assis (2010), Mestre (2013) e Doutor em História e Sociedade (2018) pela mesma instituição. Mantém pesquisa sobre a formação dos estudos históricos de cinema no Brasil e na Europa, assim como a recepção crítica e história ao cinema da República de Weimar (1919-1933) em França, Alemanha e Brasil, de 1919-1977 e atualmente desenvolve na ECA – Escola de Comunicação e Artes -USP o projeto A contribuição alemã e francesa à formação dos estudos históricos de cinema: critérios, teorias e perspectivas (1945-1952), sob a supervisão do Prof. Dr. Eduardo Morettin.

Rodrigo Archangelo: possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (2003); mestrado (2007) e doutorado (2015) em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. Tem experiência na área de História Contemporânea e História do Brasil, com ênfase em Cinema e Política, principalmente nas relações entre cultura política e cinejornais. É pesquisador da Cinemateca Brasileira.