Mestrado em Geografia realizou palestra para a comunidade acadêmica

Na quinta-feira (16/06), o curso de mestrado em Geografia recebeu o pesquisador da Embrapa Pantanal, Dr. Carlos Roberto Padovani, que proferiu a palestra intitulada “Monitoramento hidrometeorológico, alertas de cheia e uso da terra na Bacia do Alto Paraguai – Pantanal”. Tal inciativa faz parte das atividades da disciplina Seminários de Pesquisa, sob a coordenação dos Professores Doutores Lucy Ayach e Jaime Ferreira da Silva.

Na palestra, o pesquisador abordou a importância da utilização de mídias sociais na democratização das informações técnico-científicas. Apresentou diversas formas de utilização de dados de monitoramento e alertas de cheia, bem como uso das terras na Bacia do Alto Paraguai-Pantanal. Em 2014, o uso antrópico apresentou um percentual de 14,9% para a planície e 60,5% para as áreas de planalto na Bacia do Alto Paraguai-Pantanal.  Outro aspecto apresentado foi em relação aos alertas das cheias emitidos pela Embrapa para as comunidades ribeirinhas e proprietários rurais da região pantaneira, que são de extrema importância para a organização das atividades de retirada do rebanho bovino, por exemplo.

A palestra foi relevante para os alunos da pós-graduação e graduação, pois apresentou possibilidades de usos dos dados produzidos por diversas fontes no Brasil e exterior, que podem ser amplamente utilizados e disponibilizados à sociedade pela comunidade acadêmica e por pesquisadores dos centros de pesquisa e universidades, como forma de alerta sobre a degradação ambiental, bem como fenômenos climáticos sazonais.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.