Laboratórios do Curso

LEMAq

O Laboratório de Ensino de Matemática de Aquidauana (LEMAq) do Curso de Matemática – Licenciatura/CPAQ, é um espaço que possibilita aos acadêmicos o desenvolvimento de aulas pautadas em materiais didáticos, situações problemas e experiências de investigação, grupos de estudos, monitorias de ensino, oficinas e reuniões.

Tais situações baseiam-se na futura prática do professor e aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática em todos os níveis de ensino da Educação Básica, ou seja, o LEMAq é um espaço privilegiado para a articulação entre teoria e prática na formação de professores que atuam e irão atuar na Educação Básica. Oportuniza, o acesso a todos os materiais pedagógicos e recursos tecnológicos como softwares e applets, os quais tem por finalidade contribuir na formação do futuro professor no que diz respeito a elaboração, procedimentos e investigações didáticas, assim como aos professores que já estão em sala de aula.

O LEMAq representa uma das conquistas do Curso de Licenciatura em Matemática/CPAQ. Tal laboratório é resultado da aprovação do projeto de extensão, o qual possibilitou sua implantação em 2007. A princípio, o espaço se localizava na Unidade I do Campus, no entanto, a partir do ano seguinte, foi transferido para a Unidade II. Seu início foi marcado por doações de livros da área de Matemática e outras áreas, por parte dos professores do Curso. Contava também com um computador e um quadro branco, mas ano a ano, com o apoio dos acadêmicos e dos professores de Matemática, ele se desenvolveu e aprimorou.  Atualmente, o LEMAq dispõe de mesas e cadeiras, três computadores, uma TV, diverso acervo de livros didáticos de Matemática e Educação Matemática e variados materiais didáticos, como sólidos geométricos, material dourado, ábaco, jogos diversificados, etc.

Os citados materiais e espaço são referências para o aluno egresso, quanto a aprendizagem e utilização de recursos pedagógicos. Além disso, o espaço é receptivo aos professores do ensino básico que se interessam em melhorar a qualidade de suas aulas por meio do acesso a todos os materiais pedagógicos e tecnológicos que fazem parte do acervo.

O LEMAq conta com a colaboração de alunos bolsistas que o mantém disponível ao acesso de alunos e professores interessados, e sob a orientação de um coordenador, desenvolvem oficinas direcionadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 LEPEM

O LEPEM (Laboratório de Estudos e Pesquisa em Matemática) foi fundado em 2010 a fim de ser um espaço para uso de alunos e professores do curso de Matemática da UFMS-CPAQ, onde são desenvolvidas atividades como monitorias, grupos de estudos, minicursos e palestras.

Foto 1 (clique para aumentar)

Foto 2 (clique para aumentar)

 

 

 

 

 

 

Foto 3 (clique para aumentar)

Foto 4 (clique para aumentar)

 

 

 

 

 

 

 

 

_