Matemática – Histórico do Curso

HISTÓRICO

A história do Curso de Matemática no Campus de Aquidauana remonta à década de 1970, quando foram implantados os primeiros cursos universitários na cidade de Aquidauana. Em 1971, o então Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso, iniciou os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Estudos Sociais. Já em 1975, foi criado o Curso de Ciências – Habilitação Curta, que permitia lecionar Ciências e Matemática na Educação Básica, marcando a chegada dos primeiros professores habilitados na área.
Após 21 anos de reivindicações, em 1996, o Conselho Universitário da UFMS aprovou a transformação do Curso de Ciências nos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas. As atividades do Curso de Matemática foram iniciadas em 1997. A implantação ocorreu gradativamente, mas desafios como a escassez de professores efetivos, a falta de bibliografia e a ausência de um laboratório de ensino exigiram adaptações, incluindo a contratação de professores substitutos.
No quinto ano de funcionamento, o curso passou por avaliação do MEC, um momento crítico, pois um parecer negativo poderia comprometer sua credibilidade e a diplomação das primeiras turmas. Apesar das dificuldades, o empenho de professores, acadêmicos e da Direção garantiu um conceito “C”, considerado positivo diante do cenário. Esse reconhecimento trouxe mais suporte institucional e a efetivação de dois professores. Em 10 de julho de 2003, o Curso foi oficialmente reconhecido pelo prazo de 5 anos.
Desde o início, o Curso tem mantido uma forte ligação com a comunidade externa, oferecendo projetos de extensão voltados para estudantes da rede pública, incentivando-os a ingressar na universidade. Atualmente, conta com sete professores efetivos, incluindo doutores e mestres, além de dois laboratórios que auxiliam no ensino, pesquisa, extensão e práticas pedagógicas: o Laboratório de Ensino de Matemática de Aquidauana (LEMAq) e o Laboratório de Ensino e Pesquisas em Matemática (LEPEM).
O curso tem como principal missão formar professores para a Educação Básica, mas também possibilita que seus egressos avancem na pós-graduação ou atuem em setores como o bancário e financeiro. Dessa forma, os objetivos daqueles que idealizaram o ensino superior na cidade estão sendo alcançados.

OBJETIVOS

Os objetivos do Curso são:
Geral: Oferecer um Curso de Matemática – Licenciatura/CPAQ, tendo em vista o compromisso dos docentes da UFMS, com a qualidade da formação e da ação docente dos professores que atuam na Educação Básica.
Específicos: Que os egressos sejam capazes de:
• Oferecer espaços no ensino fundamental e médio, por meio de ações em instituições de educação básica pública e privada, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional;
• Adquirir a habilidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as correspondentes ações de seus futuros educandos proporcionando ambientes, nos quais eles sejam capazes de elaborarem e desenvolverem projetos que envolvam experiências educacionais escolares e não escolares;
• Conscientizar-se do seu papel social no sentido de ajudar seus educandos na superação de preconceitos, angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes estão presentes no ensino e aprendizagem, e limitam o desenvolvimento de habilidades que permitam posicionar-se às transformações em curso e incorporar-se na vida produtiva;
• Preparar profissionais habilitados para atuarem na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico, assim como nas áreas emergentes do campo educacional;
• Desenvolver práticas investigativas;
• Desenvolver o hábito de colaboração mantendo vivo o espírito de trabalho em equipe, encaminhar, interceder e orientar o ensino para a aprendizagem do aluno.
• Exercer a cidadania, estando capacitados a cuidar do meio ambiente local, regional e global, em busca do equilíbrio do meio.
• Agir em defesa da dignidade humana em busca da igualdade de direitos, do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
• Realizar escolhas a respeito de sua carreira que lhes permitam o desenvolvimento profissional.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

  • Criação: 13 de novembro de 1996;
  • Grau acadêmico: Licenciatura;
  • Modalidade: Presencial;
  • Regime de Matrícula: Semestral;
  • Duração: 8 semestres;
  • Total de vagas oferecidas por ingresso: 40;
  • Turno de Funcionamento: Vespertino, Sábado – manhã e tarde.

PROFISSÃO: Professor de Matemática

ATIVIDADES INERENTES:

  • Escolas do 6º ano ao Ensino Médio;

ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL:

  • Empresas de consultoria;
  • Institutos de pesquisa;
  • Instituições financeiras;
  • Empresas de informática, processamento de dados.
  • O egresso também pode continuar a carreira acadêmica no mestrado e depois no doutorado.

FORMAÇÃO:

  • Professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental e ensino médi