A história do Curso de Matemática no Campus de Aquidauana remonta à década de 1970, quando foram implantados os primeiros cursos universitários na cidade de Aquidauana. Em 1971, o então Centro Pedagógico de Aquidauana (CPA), extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso, iniciou os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Estudos Sociais. Já em 1975, foi criado o Curso de Ciências – Habilitação Curta, que permitia lecionar Ciências e Matemática na Educação Básica, marcando a chegada dos primeiros professores habilitados na área.
Após 21 anos de reivindicações, em 1996, o Conselho Universitário da UFMS aprovou a transformação do Curso de Ciências nos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas. As atividades do Curso de Matemática foram iniciadas em 1997. A implantação ocorreu gradativamente, mas desafios como a escassez de professores efetivos, a falta de bibliografia e a ausência de um laboratório de ensino exigiram adaptações, incluindo a contratação de professores substitutos.
No quinto ano de funcionamento, o curso passou por avaliação do MEC, um momento crítico, pois um parecer negativo poderia comprometer sua credibilidade e a diplomação das primeiras turmas. Apesar das dificuldades, o empenho de professores, acadêmicos e da Direção garantiu um conceito “C”, considerado positivo diante do cenário. Esse reconhecimento trouxe mais suporte institucional e a efetivação de dois professores. Em 10 de julho de 2003, o Curso foi oficialmente reconhecido pelo prazo de 5 anos.
Desde o início, o Curso tem mantido uma forte ligação com a comunidade externa, oferecendo projetos de extensão voltados para estudantes da rede pública, incentivando-os a ingressar na universidade. Atualmente, conta com sete professores efetivos, incluindo doutores e mestres, além de dois laboratórios que auxiliam no ensino, pesquisa, extensão e práticas pedagógicas: o Laboratório de Ensino de Matemática de Aquidauana (LEMAq) e o Laboratório de Ensino e Pesquisas em Matemática (LEPEM).
O curso tem como principal missão formar professores para a Educação Básica, mas também possibilita que seus egressos avancem na pós-graduação ou atuem em setores como o bancário e financeiro. Dessa forma, os objetivos daqueles que idealizaram o ensino superior na cidade estão sendo alcançados.