Matemática – Histórico do Curso
HISTÓRICO
Sendo idealizado por professores da área, lotados no então CEUA (Centro Universitário de Aquidauana), hoje CPAQ, incentivados pela comunidade educacional da cidade e região, que, há muito, aspiravam ao oferecimento do Curso de Matemática–Licenciatura Plena, e considerando as necessidades sociais e os benefícios que o Curso traria à região, pois a demanda por professores da área era grande, resolveram solicitar a criação do Curso no Câmpus de Aquidauana, O Curso de Matemática – Licenciatura/CPAQ foi criado em 1996 pela Resolução n° 55, Coepe/UFMS, de 13 de novembro 1996, e autorizado a funcionar no ano letivo de 1997.
Atualmente possui 08 docentes, de desenvolvem ações nas diferentes temáticas de pesquisa envolvendo a matemática assim como ainda atendem outros cursos do campus. O Curso conta atualmente com dois laboratórios, sendo eles o Laboratório de Ensino de Matemática de Aquidauana (LEMAq), destinado ao ensino, pesquisa e extensão, tratando especialmente das práticas pedagógicas do professor de Matemática de todas as etapas de ensino, e o Laboratório de Ensino e Pesquisas em Matemática (LEPEM), destinado ao ensino e à pesquisa.
No total, 275 discentes se diplomaram em matemática entre a primeira turma, com formandos em 2000 e a turma de 2022-2.
OBJETIVOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- Criação: 13 de novembro de 1996;
- Grau acadêmico: Licenciatura;
- Modalidade: Presencial;
- Regime de Matrícula: Semestral;
- Duração: 8 semestres;
- Total de vagas oferecidas por ingresso: 40;
- Turno de Funcionamento: Vespertino, Sábado – manhã e tarde.
PROFISSÃO: Professor de Matemática
ATIVIDADES INERENTES:
- Escolas do 6º ano ao Ensino Médio;
ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL:
- Empresas de consultoria;
- Institutos de pesquisa;
- Instituições financeiras;
- Empresas de informática, processamento de dados.
- O egresso também pode continuar a carreira acadêmica no mestrado e depois no doutorado.
FORMAÇÃO:
- Professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental e ensino médi