Live esclarecerá dúvidas no último dia de entrega do Imposto de Renda

Postado por: Joao Doarth

Para complementar as atividades de orientação ao contribuinte, o projeto “Adm CPAQ no IR 2020” promoverá, nesta terça-feira (30), uma live, visando esclarecer dúvidas, orientar a população e, principalmente, os contribuintes, no último dia de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2020.

A live será transmitida pelo facebook, no perfil da coordenadora do projeto, professora Ana Graziele, no link https://www.facebook.com/anagraziele.lourencotoledo. A live terá início às 18h30, na terça-feira (30 de junho) e será aberta ao público interessado. A live também será compartilhada pela página do facebook do Campus de Aquidauana da UFMS.

“Responderemos as principais dúvidas que nos chegaram por e-mail e por outros canais, sobre o preenchimento da declaração do imposto de renda da pessoa física. O prazo para entrega sem multa é até 30/06 e, se resta alguma dúvida, participe conosco antes de enviar sua declaração”, disse a coordenadora do projeto.

O projeto “Adm CPAQ no IR 2020” já produziu uma série de conteúdos voltados para a orientação do contribuinte. Foram publicados, nos canais de comunicação do campus, sete vídeos orientativos, cada um abordando um tema importante e específico para auxiliar a sociedade, tais como os prazos, os dependentes, os alimentandos, as despesas com saúde, os documentos necessários, dentre outros. Todos os vídeos produzidos pelo projeto podem ser visualizados no link https://cpaq.ufms.br/administracao/impostoderenda/.

Você pode enviar suas dúvidas pelo e-mail admirpf.cpaq@ufms.br, ou pelos canais de comunicação da UFMS/CPAQ: facebookinstagram ou fale conosco (site). Os esclarecimentos serão respondidos pela equipe de alunos e professores, por vídeos, por escrito ou por lives (ao vivo), através de webinars, onde as pessoas poderão tirar suas dúvidas em tempo real.

O que é Imposto de Renda?

Ele é um tributo federal – como diz o nome – sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.

Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leãozinho da Receita avalia se o que ele cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar conforme o tamanho dos seus ganhos.

Para o leão ter todas essas informações, você precisa fazer a “Declaração de Ajuste Anual” para IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas). A declaração é, geralmente, feita do início de março até o fim de abril (neste. E você precisa apresentar todos os seus ganhos e gastos em serviços, no último ano.

Com informações de Serasa Ensina.