TCCs defendidos

2021

VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA LÍNGUA TERENA: APONTAMENTOS
Kassiely Odeth Vertelino Marques

O MACHISMO EM “ASSÉDIO”, DE MARTINHO DA VILA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Mirian Nunes de Franca Weiss

DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA RURAL DO ASSENTAMENTO SÃO MANOEL
Regiane dos Santos Viana

 

2020

DESMISTIFICANDO A LIBRAS: LÍNGUA X LINGUAGEM
Aline Mara de Arruda

DO CONCEITO TRADICIONAL DE LÍNGUA À TRASNLINGUAGEM: REFLETINDO SOBRE COMO AS PRÁTICAS TRANSLÍNGUES PODEM COLABORAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS INDÍGENAS
Carlos Henrique Luiz Borges

COLOCAÇÃO PRONOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: CONTRAPONTOS ENTRE A GRAMÁTICA NORMATIVA E O USO DA LÍNGUA
Carolaine Cristina Vilalba Silva dos Santos

A DISCIPLINA DE SOCIOLINGUÍSTICA EM DISTINTAS MATRIZES CURRICULARES DE LETRAS/CPAQ
Christian Acunha Gonçalves

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Crislene Ferreira de Oliveira

HORACIO QUIROGA: INTERCONEXÕES ENTRE A MORTE E O ESPAÇO
Cristiane de Oliveira Faustino

A MULHER DO SÉCULO XIX NA PERSPECTIVA MACHADIANA: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS FEMININAS EM DOM CASMURRO E QUINCAS BORBA
Danieli Alves Nunes

TERENA: A LÍNGUA COMO IDENTIDADE
Edson Campos Delgado

O TRABALHO DO TRADUTOR/INTÉPRETE EDUCACIONAL DE LÍNGUA DE SINAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Juliana Alves Guimarães

IRONIA E MORTE NAS OBRAS DE ÁLVARES DE AZEVEDO
Larissa Serafim Medeiros

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INDÍGENAS: QUANDO A ACADEMIA ALCANÇA A ALDEIA
Leila Moreira Cecé

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES DE UMA ACADÊMICA DE LETRAS A RESPEITO DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO
Liliane Paiva Silva dos Santos

O USO DE GÍRIAS EM SALA DE AULA
Luana Arce dos Reis

UMA ANÁLISE DO TRUNCAMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO SOB A PERSPECTIVA DA MORFOLOGIA PROSÓDICA CIRCUNSCRITIVA
Luciene Barbosa de Souza Fernandes

O IMPACTO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DE FORMANDOS E FORMADOS
Mariana de Jesus Lopes

COVID-19: AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA RURAL DE PONTA PORÃ-MS
Mylena Tarcila Martins

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER DO SÉCULO XIX NOS ROMANCES DE MACHADO DE ASSIS: HELENA E A MÃO E A LUVA
Nadielle Jara Benevides

O ESPAÇO EM O MULATO (1998), DE ALUÍSIO AZEVEDO
Rosana Canepa Leite

A ANÁLISE DO DISCURSO E A POLÍTICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE CHARGES 
Thaís Santana dos Santos

 

2019

AS MUDANÇAS NO PAPEL DA MULHER NA MÚSICA SERTANEJA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE DUAS CANÇÕES DE ROBERTA MIRANDA
Cristiane Balbuena Vareira

 

2018

A APRESENTAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NA PROVA DO ENEM DE 2016
Rosileny Ribeiro Leite

A CRÍTICA SOCIAL EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
José Carlos Santana Júnior

A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NA ESCOLA PARA ALUNOS SURDOS
Franciely Botelho Acunha

A INTÉRPRETE DE LIBRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONQUISTA EDUCACIONAL
Mônica Sibely Marti

CRENÇAS E EXPECTATIVAS DE FORMANDOS E EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS
Erika Sarochim da Silva

MANOEL DE BARROS: O DESCOBRIDOR DAS INSIGNIFICÂNCIAS
Simone Cristina de Andrade

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Joelma da Silva Avelar

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CHILD OF DEAF ADULTS (CODAS): UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DA LINGUAGEM
Aldilene Deknes Alves

OS MULTILETRAMENTOS E AS NOVAS ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM
Roberta Patrícia Eustáquio de Carvalho

POR QUE VOCÊ NÃO ME OUVE?
Sandra Andrade de Lima

UM ESTUDO INTERACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM GÍRIAS MILITARES
Augusto Alves Machado

UM OLHAR CRÍTICO AO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO, MS
Bruna Cacho Sanches

 

2017

EU, CAÇADOR DE MIM PROFESSOR: UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PELAS
VEREDAS DA AUTOETNOGRAFIA

Alan Junior dos Santos

MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR: AS MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA
Alan Victor Freitas de Anrade

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO POR MEIO DA REDE RÁDIO DE COMUNICAÇÃO
Alessandra Catarina Rebouças Silva

EMPRÉSTIMOS LÍNGUÍSTICOS NA LÍNGUA TERENA NA ALDEIA IPEGUE E O CONTATO ASSIMÉTRICO – UMA ANÁLISE
Elinéia Luiz Paes Jordão

ENCONTROS E DESENCONTROS NARRATIVOS EM LEITE DERRAMADO, DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA
Moanis Lopes

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA: O QUE HÁ NA PRÁTICA?
Cristina Garajo Pires

INCLUSÃO DOS ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DA EQUIPE ESCOLAR
Jane Pereira Arimura

MONICAS’S GANG EM SALA DE AULA: DA HISTÓRIA DAS HQS À PRÁTICA DE LÍNGUA INGLESA
Suene de Melo Alves

O ROMANCE MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS E SEUS DESDOBRAMENTOS
Priscila Canhete Nonato Maidana

TRÊS FIGURAS FEMININAS EM DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM
Silvia Avalo

 

2016

A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
Flávia Pereira Moraes

A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: O LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Aderci Flôres Leandro

AS HEROÍNAS ROMÂNTICAS NAS OBRAS A MORENINHA, DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO E SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR
Samara Pereira Souza de Lima

DISTINTAS DIMENSÕES DA RELAÇÃO ENTRE PROTAGONISTAS E A MANUTENÇÃO DA ESCRITA EM CONTOS COM MONSTROS, DE ANTONIO BRACINHA VIEIRA
Job Floriano Justino

LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA: QUANDO A INSERÇÃO DE PROJETOS COLABORA PARA O DESEMPENHO DO ALUNO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Edmara Cardoso

O SURDO NA ESCOLA COMUM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Heverthon Miranda da Silva

PROCESSOS FICCIONAIS EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR
Tatiane Jorge

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): ESTUDOS CONCEITUAIS
Lidiane Estigarribia Maciel

UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DA OBRA “NAS ÁGUAS DO AQUIDAUANA EU ANDEI”, DE JOSÉ PEDRO FRAZÃO
Flávia Guiomar Ferreira da Silva Rohdt

UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DO CONTO “TEORIA DO MEDALHÃO” DE MACHADO DE ASSIS
Juliana Recalde Gimenez

 

  • A falta de trabalhos defendidos nos referidos anos aqui disponibilizados se dá por problemas nos CDs entregues. Caso algum autor queira substituir o material e ter seu texto publicado na página, deve procurar a coordenação dos cursos de Letras UFMS/CPAQ.