TCCs defendidos

2022

O LÉXICO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: CONTRIBUINDO PARA A DOCUMENTAÇÃO DA NORMA LEXICAL DO CENTRO-OESTE
Franciele Ojeda Rodrigues Franco

OS IMPACTOS DAS LEIS 11.161/2005 E 13.415/2017 SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO – MS
Silvania Pinheiro

TRÊS MULHERES EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Gabriela Fontes Gonçalves

2021

VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA LÍNGUA TERENA: APONTAMENTOS
Kassiely Odeth Vertelino Marques

O MACHISMO EM “ASSÉDIO”, DE MARTINHO DA VILA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Mirian Nunes de Franca Weiss

DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA RURAL DO ASSENTAMENTO SÃO MANOEL
Regiane dos Santos Viana

DISSOLUÇÃO SOCIAL E AFLORAMENTO NARRATIVO EM DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM
Julianna de Lima Ortiz

JORNADAS E DESCOBERTAS EM A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA, E BISA
BIA, BISA BEL, DE ANA MARIA MACHADO.
Suzy de Oliveira Rodrigues

PENSANDO SOBRE O NEOLOGISMO NO “TÊRENA DICTIONARY”
Francielly Roberta Aquino Carvalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM TCC: LEITURA, ESCRITA E REESCRITA
Alessandra Vieira dos Santos

VIDEOGAMES POR UMA ÓTICA PÓS-HUMANISTA DE LINGUAGEM
Carlos Eduardo Henrique da Cruz

FACES DA MORTE E DO MORRER EM CONTOS DE LUIZ VILELA
Claudia Cristina Joner

O BILÍNGUISMO DO SURDO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE
Deize Regina Ribeiro Amendola Bambil

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Isabelle Silva Peixoto

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TERENA EM ESCOLA DE ALDEIA URBANA DE SIDROLÂNDIA (MS)
Ginayde Francisco Farias Martins

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA POLO GENERAL RONDON
Iara Ninsi Pedro Fialho

O ENSINO REMOTO E O IMPACTO PSICOLÓGICO CAUSADO PELA PANDEMIA EM ALUNOS DE UM CURSO DE LETRAS
Isadora Fernanda Marques Da Silva

A LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS COMO UMA SEGUNDA LÍNGUA: UMA POSSIBILIDADE PARA INCLUSÃO
Kiviane Alves Silva

A FIGURA DA CRIANÇA EM CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO.
Lucas Pereira Da Silva Santos

“TROCA DE CALÇADA”: ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Renata Dias Rodrigues De Oliveira

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE ETNOTERMOS DE PLANTAS MEDICINAIS: O SABER TRADICIONAL DO POVO TERENA
Eliamara Massi

2020

DESMISTIFICANDO A LIBRAS: LÍNGUA X LINGUAGEM
Aline Mara de Arruda

DO CONCEITO TRADICIONAL DE LÍNGUA À TRASNLINGUAGEM: REFLETINDO SOBRE COMO AS PRÁTICAS TRANSLÍNGUES PODEM COLABORAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS INDÍGENAS
Carlos Henrique Luiz Borges

COLOCAÇÃO PRONOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: CONTRAPONTOS ENTRE A GRAMÁTICA NORMATIVA E O USO DA LÍNGUA
Carolaine Cristina Vilalba Silva dos Santos

A DISCIPLINA DE SOCIOLINGUÍSTICA EM DISTINTAS MATRIZES CURRICULARES DE LETRAS/CPAQ
Christian Acunha Gonçalves

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Crislene Ferreira de Oliveira

HORACIO QUIROGA: INTERCONEXÕES ENTRE A MORTE E O ESPAÇO
Cristiane de Oliveira Faustino

A MULHER DO SÉCULO XIX NA PERSPECTIVA MACHADIANA: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS FEMININAS EM DOM CASMURRO E QUINCAS BORBA
Danieli Alves Nunes

TERENA: A LÍNGUA COMO IDENTIDADE
Edson Campos Delgado

O TRABALHO DO TRADUTOR/INTÉPRETE EDUCACIONAL DE LÍNGUA DE SINAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Juliana Alves Guimarães

IRONIA E MORTE NAS OBRAS DE ÁLVARES DE AZEVEDO
Larissa Serafim Medeiros

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INDÍGENAS: QUANDO A ACADEMIA ALCANÇA A ALDEIA
Leila Moreira Cecé

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES DE UMA ACADÊMICA DE LETRAS A RESPEITO DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO
Liliane Paiva Silva dos Santos

O USO DE GÍRIAS EM SALA DE AULA
Luana Arce dos Reis

UMA ANÁLISE DO TRUNCAMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO SOB A PERSPECTIVA DA MORFOLOGIA PROSÓDICA CIRCUNSCRITIVA
Luciene Barbosa de Souza Fernandes

O IMPACTO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DE FORMANDOS E FORMADOS
Mariana de Jesus Lopes

COVID-19: AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA RURAL DE PONTA PORÃ-MS
Mylena Tarcila Martins

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER DO SÉCULO XIX NOS ROMANCES DE MACHADO DE ASSIS: HELENA E A MÃO E A LUVA
Nadielle Jara Benevides

O ESPAÇO EM O MULATO (1998), DE ALUÍSIO AZEVEDO
Rosana Canepa Leite

A ANÁLISE DO DISCURSO E A POLÍTICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE CHARGES 
Thaís Santana dos Santos

 

2019

AS MUDANÇAS NO PAPEL DA MULHER NA MÚSICA SERTANEJA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE DUAS CANÇÕES DE ROBERTA MIRANDA
Cristiane Balbuena Vareira

 

2018

A APRESENTAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NA PROVA DO ENEM DE 2016
Rosileny Ribeiro Leite

A CRÍTICA SOCIAL EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
José Carlos Santana Júnior

A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NA ESCOLA PARA ALUNOS SURDOS
Franciely Botelho Acunha

A INTÉRPRETE DE LIBRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONQUISTA EDUCACIONAL
Mônica Sibely Marti

CRENÇAS E EXPECTATIVAS DE FORMANDOS E EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS
Erika Sarochim da Silva

MANOEL DE BARROS: O DESCOBRIDOR DAS INSIGNIFICÂNCIAS
Simone Cristina de Andrade

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Joelma da Silva Avelar

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CHILD OF DEAF ADULTS (CODAS): UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DA LINGUAGEM
Aldilene Deknes Alves

OS MULTILETRAMENTOS E AS NOVAS ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM
Roberta Patrícia Eustáquio de Carvalho

POR QUE VOCÊ NÃO ME OUVE?
Sandra Andrade de Lima

UM ESTUDO INTERACIONAL: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM GÍRIAS MILITARES
Augusto Alves Machado

UM OLHAR CRÍTICO AO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO, MS
Bruna Cacho Sanches

 

2017

EU, CAÇADOR DE MIM PROFESSOR: UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PELAS
VEREDAS DA AUTOETNOGRAFIA

Alan Junior dos Santos

MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR: AS MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA
Alan Victor Freitas de Anrade

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO POR MEIO DA REDE RÁDIO DE COMUNICAÇÃO
Alessandra Catarina Rebouças Silva

EMPRÉSTIMOS LÍNGUÍSTICOS NA LÍNGUA TERENA NA ALDEIA IPEGUE E O CONTATO ASSIMÉTRICO – UMA ANÁLISE
Elinéia Luiz Paes Jordão

ENCONTROS E DESENCONTROS NARRATIVOS EM LEITE DERRAMADO, DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA
Moanis Lopes

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA: O QUE HÁ NA PRÁTICA?
Cristina Garajo Pires

INCLUSÃO DOS ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NA PERSPECTIVA DA EQUIPE ESCOLAR
Jane Pereira Arimura

MONICAS’S GANG EM SALA DE AULA: DA HISTÓRIA DAS HQS À PRÁTICA DE LÍNGUA INGLESA
Suene de Melo Alves

O ROMANCE MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS E SEUS DESDOBRAMENTOS
Priscila Canhete Nonato Maidana

TRÊS FIGURAS FEMININAS EM DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM
Silvia Avalo

 

2016

A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
Flávia Pereira Moraes

A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: O LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Aderci Flôres Leandro

AS HEROÍNAS ROMÂNTICAS NAS OBRAS A MORENINHA, DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO E SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR
Samara Pereira Souza de Lima

DISTINTAS DIMENSÕES DA RELAÇÃO ENTRE PROTAGONISTAS E A MANUTENÇÃO DA ESCRITA EM CONTOS COM MONSTROS, DE ANTONIO BRACINHA VIEIRA
Job Floriano Justino

LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA: QUANDO A INSERÇÃO DE PROJETOS COLABORA PARA O DESEMPENHO DO ALUNO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Edmara Cardoso

O SURDO NA ESCOLA COMUM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Heverthon Miranda da Silva

PROCESSOS FICCIONAIS EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR
Tatiane Jorge

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): ESTUDOS CONCEITUAIS
Lidiane Estigarribia Maciel

UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DA OBRA “NAS ÁGUAS DO AQUIDAUANA EU ANDEI”, DE JOSÉ PEDRO FRAZÃO
Flávia Guiomar Ferreira da Silva Rohdt

UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DO CONTO “TEORIA DO MEDALHÃO” DE MACHADO DE ASSIS
Juliana Recalde Gimenez

 

  • A falta de trabalhos defendidos nos referidos anos aqui disponibilizados se dá por problemas nos CDs entregues. Caso algum autor queira substituir o material e ter seu texto publicado na página, deve procurar a coordenação dos cursos de Letras UFMS/CPAQ.