TCC – Linhas temáticas por docente

LINHAS TEMÁTICAS PARA ORIENTAÇÃO

EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – LETRAS

 

PROFESSORES DA ÁREA DE LÍNGUA INGLESA

Mario Marcio Godoy Ribas 

  • Formação de professores de língua inglesa
  • Multiletramentos no ensino de língua inglesa
  • Educação bilíngue
  • Linguística aplicada ao ensino de língua inglesa
  • Linguística Aplicada Pós-Humanista

 

Vinícius Oliveira de Oliveira

  • Letramento Crítico em Jogos Digitais no Ensino de Língua Inglesa
  • Ensino Crítico de Língua Inglesa
  • Educação Linguística Crítica
  • Linguagem e Decolonialidade
  • Formação de Professores de Língua Inglesa
  • Inglês para Propósitos Acadêmicos

 

PROFESSORES DA ÁREA DE LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Diana Milena Heck

  • Estudos comparativos entre autores da Literatura Brasileira e Hispano-americana
  • Literatura Brasileira (prosa)
  • Literaturas de língua espanhola
  • Estudos sobre a morte na Literatura
  • Políticas linguísticas e o ensino do espanhol

 

Edelberto Pauli Júnior

  • Estudos de textos ficcionais em língua portuguesa e Espanhola
  • Estudos de tratados de retórica e poética e sua vinculação com a filosofia antiga e as artes em geral
  • Tradução de obras audiovisuais

 

PROFESSORES DA ÁREA DE LITERATURAS BRASILEIRA E PORTUGUESA

 José Alonso Tôrres Freire

  • A representação das mulheres na literatura brasileira do século XIX
  • Desdobramentos da Literatura Brasileira contemporânea (1960 em diante)
  • Diálogos e estudos comparativos entre autores da Literatura Portuguesa e da Literatura Brasileira
  • Cinema e Literatura Brasileira

 

Marcos Rogério Heck Dorneles

  • Literatura Comparada
  • Estudos sobre a lírica e a ficção portuguesa contemporâneas
  • Temática e Tematologia na criação de contos
  • Reflexões sobre Literatura e Ensino
  • Literatura e estudos interdisciplinares (Filosofia, Pintura, Cinema, História)

 

PROFESSORES DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA/LINGUÍSTICA

Cristiane Schmidt

  • Sociolinguística
  • Análise de Discurso
  • Formação de professores
  • Livro Didático

 

Samuel de Sousa Silva

  • Análise do discurso Francesa
  • Análise do discurso Ecossistêmica e Antropologia do imaginário

 

Vinícius Massad Castro

  • Semântica do Acontecimento
  • Análise de discurso (de base materialista)
  1. Processos de nomeação
  2. Construção de efeitos de certeza
  3. Análise de textos
  • História das ideias linguísticas
  1. Leitura dos instrumentos linguísticos: a construção da língua e identidade nacionais em dicionários, gramáticas e outros discursos sobre a língua
  2. História da Semântica Argumentativa

 

PROFESSORES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Bruno Roberto Nantes de Araújo

  • Bilinguismo para surdos nas escolas bilíngues
  • Bilinguismo para surdos nas escolas inclusivas
  • Literatura surda
  • O ensino da língua estrangeira como L3 para surdos
  • Formação de professores surdos
  • Adaptações curriculares para alunos surdos e ouvintes
  • Tradução cultural: diversas possibilidades
  • O processo de ensino e aprendizagem da língua de sinais como L2
  • As variações linguísticas na língua de sinais

 

Rejane de Aquino Souza

  • Análise, descrição e aplicabilidade da Libras
  • Ensino/aprendizagem da Libras como L2
  • Ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 na modalidade escrita para/pelos surdos
  • Ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras como L3 na modalidade escrita para/pelos surdos
  • Educação escolar inclusiva e/ou bilíngue e surdez
  • Atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais e surdez
  • Formação docente e surdez
  • Tradução/interpretação educacional de Libras/Língua Portuguesa
  • Preconceito, bullying e inclusão escolar
  • Literatura surda