DISCENTE: Gabriel Fernando Dervalho Alves
TÍTULO DO TRABALHO: O debate sobre o amor, a loucura e a morte em Edgar Allan Poe e Horacio Quiroga
DISCENTE: GABRIEL FERNANDO DERVALHO ALVES
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TÍTULO: UM ESTUDO COMPARADO DA MORTE E DO MORRER E SEUS DESDOBRAMENTOS EM HORACIO QUIROGA E EDGAR ALLAN POE
DISCENTE: GRASIELE FRANCO DE SOUZA
ORIENTADOR: EDELBERTO PAULI JÚNIOR
TÍTULO: O HUMOR E O FEMINISMO NOS HQs DE MAFALDA
DISCENTE: TELMA CRISTINA MENACHO BATISTA
ORIENTADOR: SAMUEL DE SOUSA SILVA
TÍTULO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REPRESENTAÇÃO DAS ENTIDADES AFRICANAS NO LIVRO “TORTO ARADO” DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR
DISCENTE: LIVIA MARIA ALBUQUERQUE DOS SANTOS
ORIENTADOR: CRISTIANE SCHMIDT
TÍTULO: UM ESTUDO DAS REAÇÕES EM POSTAGENS DO FACEBOOK DA PARTICIPAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE FUTEBOL NA COPA 2023
DISCENTE: Eva Vieira Cecé Correa
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TÍTULO DO TRABALHO: Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial
DISCENTE: Fabiane Paiva Quelho
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TÍTULO DO TRABALHO: A transição do ensino remoto emergencial para o ensino presencial: impactos na aprendizagem de língua espanhola
DISCENTE: JÉSSICA FRANÇA RODRIGUES DE OLIVEIRA
ORIENTADOR: ONILDA SANCHES NINCAO
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA TERENA PARA ALUNOS DA ESCOLA ESTDUAL INDÍGENA GUILHERMINA DA SILVA EM ANASTÁCIO (MS)
DISCENTE: MARCIENE FLORES ELOY
ORIENTADOR: SAMUEL DE SOUZA SILVA
TÍTULO: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA TERRA INDÍGENA TAUNAY-IPEGUE NO ENSINO REMOTO
DISCENTE: KAHENA FRANCISQUINI PELLICIONI
ORIENTADOR: VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
TÍTULO: OS LETRAMENTOS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NA LÍNGUA”
DISCENTE: EVA VIEIRA CECÉ CORREA
ORIENTADOR: DIANA MILENA HECK
TÍTULO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O PRESENCIAL
DISCENTE: ANA FLAVIA CAROLINA MARTINS PAEL PEREIRA
ORIENTADOR: JOSÉ ALONSO TÔRRES FREIRE
TÍTULO: A ATUAÇÃO POLÍTICA DA ESCRITORA PAGU (PATRÍCIA GALVÃO) EM TEXTOS NO JORNAL “O HOMEM DO POVO”
DISCENTE: FABIANE PAIVA QUELHO
ORIENTADOR: DIANA MILENA HECK
TÍTULO: A TRANSIÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA O ENSINO PRESENCIAL: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA
DISCENTE: ANA BEATRIZ BARBOSA VIEGAS
ORIENTADOR: VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
TÍTULO: OS DESAFIOS DOS GRADUANDOS EM LETRAS NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA: ANALISANDO O CONTEXTO DA UFMS/CPAQ.
DISCENTE: Sonia Sanches da Silva
ORIENTADOR: Cristiane Schmidt
TÍTULO DO TRABALHO: A flexibilização dos usos sociolinguísticos para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental Marly Russo Rodrigues no município de Aquidauana-MS
DISCENTE: ARIELLE SANTANA COSTA
ORIENTADOR: JOSÉ ALONSO TORRES FREIRE
TITULO DO TRABALHO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM MISSA DO GALO E O ALIENISTA, DE MACHADO DE ASSIS
DISCENTE: SUZANA PAULINO DA SILVA
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TITULO DO TRABALHO: MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL PELA ESCOLHA DO CURSO DE GRADUAÇÃO E HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
DISCENTE: LUCINETE CONSTANTINO ELOI
ORIENTADOR: SAMUEL DE SOUSA SILVA
TÍTULO DO TRABALHO: A EVASÃO ESCOLAR NAS ALDEIAS DE MATO GROSSO DO SUL: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ATRATIVIDADE ESCOLAR
DISCENTE: MARIA VICTÓRIA MANDUCA DE PAULA E SILVA
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TÍTULO DO TRABALHO: “PENSEI QUE IAM ME CONSTRUIR, MAS ACABARAM ME DESTRUINDO”: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CAROLINA MARIA DE JESUS E A IMPRENSA
DISCENTE: JACKELINY SAMPAIO DA SILVA
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TÍTULO DO TRABALHO: IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA ESPANHOLA
DISCENTE: DAIANE CHAMORRO
ORIENTADOR: SAMUEL DE SOUSA SILVA
TÍTULO: MERCADO INTERNACIONAL E O PREÇO DO PÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
DISCENTE: MARÍLIA FREIRE BARROS
ORIENTADOR: SAMUEL DE SOUZA SILVA
TÍTULO: DESIGUALDADE SOCIAL: UMA DENÚNCIA FEITA EM VERSOS
DISCENTE: Kiviane Alves Silva
ORIENTADOR: Bruno Roberto Nantes Araujo
TÍTULO DO TRABALHO: A Língua Portuguesa para surdos como segunda língua:uma possibilidade para inclusão
DISCENTE: Deize Regina Ribeiro Amendola Bambil
ORIENTADOR: Bruno Roberto Nantes Araujo
TÍTULO DO TRABALHO: O Bilinguismo dos Surdos: uma proposta de educação bilíngue
DISCENTE: JULLIANA ORTIZ DE LIMA
ORIENTADOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
TÍTULO: DISSOLUÇÃO SOCIAL E AFLORAMENTO NARRATIVO EM DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM
DISCENTE: SUZY DE OLIVEIRA RODRIGUES
ORIENTADOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
TÍTULO: JORNADAS E DESCOBERTAS EM A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA, E BISA BIA, BISA BEL, DE ANA MARIA MACHADO
DISCENTE: FRANCIELLY ROBERTA AQUINO CARVALHO
ORIENTADOR: ROGÉRIO VICENTE FERREIRA
TÍTULO: PENSANDO SOBRE O NEOLOGISMO NO “TERENA DICTIONARY”
DISCENTE: LAIS LARA BOTELHO
ORIENTADORA: DANIELA DE SOUZA SILVA COSTA
TÍTULO: OS NOMES PARA “A MULHER QUE SE VENDE PARA QUALQUER HOMEM” DOCUMENTADOS EM MATO GROSSO: O QUE PODEM REVELAR OS DADOS DO ALiB?
DISCENTE: ALESSANDRA VIEIRA DOS SANTOS
ORIENTADORA: LOVANIA ROEHRIG TEIXEIRA
TÍTULO: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM TCC: LEITURA, ESCRITA E REESCRITA
DISCENTE: CARLOS EDUARDO HENRIQUE DA CRUZ
ORIENTADOR: MARIO MARCIO GODOY RIBAS
COORIENTADOR: VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
TÍTULO: VIDEOGAMES POR UMA ÓTICA PÓS-HUMANISTA DE LINGUAGEM
DISCENTE: CLAUDIA CRISTINA JONER
ORIENTADORA: DIANA MILENA HECK
TÍTULO: FACES DA MORTE E DO MORRER EM CONTOS DE LUIZ VILELA
DISCENTE: DEIZE REGINA RIBEIRO AMENDOLA BAMBIL
ORIENTADOR: BRUNO ROBERTO NANTES ARAÚJO
TÍTULO: O BILINGUÍSMO DO SURDO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE
DISCENTE: EVANDERSON LUIZ BOTELHO ACUNHA
ORIENTADOR: MARIO MARCIO GODOY RIBAS
TÍTULO: AMERICAN ENGLISH OU WORLD ENGLISHES? O INGLÊS TAMBÉM SE GLOBALIZOU
DISCENTE: ISABELLE SILVA PEIXOTO
ORIENTADOR: HELEN PAOLA VIEIRA BUENO
TÍTULO: CARTILHA DE ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE MENTAL PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
DISCENTE: GINAYDE FRANCISCO FARIAS MARTINS
ORIENTADORA: LOVANIA ROEHRIG TEIXEIRA
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TERENA EM ESCOLA DE ALDEIA URBANA DE SIDROLÂNDIA (MS)
DISCENTE: IARA NINSI PEDRO FIALHO
ORIENTADORA: CAROLINE PEREIRA DE OLIVEIRA
TÍTULO: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA POLO GENERAL RONDON
DISCENTE: ISADORA FERNANDA MARQUES DA SILVA
ORIENTADORA: HELEN PAOLA VIEIRA BUENO
TÍTULO: O ENSINO REMOTO E O IMPACTO PSICOLÓGICO CAUSADO PELA PANDEMIA EM ALUNOS DE UM CURSO DE LETRAS
DISCENTE: KASSIELY ODETH VERTELINO MARQUES
ORIENTADORA: LOVANIA ROEHRIG TEIXEIRA
TÍTULO: VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA LÍNGUA TERENA: APONTAMENTOS
DISCENTE: KIVIANE ALVES SILVA
ORIENTADOR: BRUNO ROBERTO NANTES ARAÚJO
TÍTULO: A LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS COMO UMA SEGUNDA LÍNGUA: UMA POSSIBILIDADE PARA INCLUSÃO
DISCENTE: LUCAS PEREIRA DA SILVA SANTOS
ORIENTADORA: LOVANIA ROEHRIG TEIXEIRA
TÍTULO: A FIGURA DA CRIANÇA EM CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO
DISCENTE: MIRIAN NUNES DE FRANCA WEISS
ORIENTADORA: LOVANIA ROEHRIG TEIXEIRA
TÍTULO: O MACHISMO EM “ASSÉDIO”, DE MARTINHO DA VILA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
DISCENTE: RENATA DIAS RODRIGUES DE OLIVEIRA
ORIENTADORA: LOVANIA ROEHRIG TEIXEIRA
TÍTULO: “TROCA DE CALÇADA”: ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
DISCENTE: ELIMARA MASSI
ORIENTADOR: ROGÉRIO VICENTE FERREIRA
TÍTULO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE ETNOTERMOS DE PLANTAS MEDICINAIS: O SABER TRADICIONAL DO POVO TERENA
DISCENTE: REGIANE DOS SANTOS VIANA
ORIENTADORA: CAROLINE PEREIRA DE OLIVEIRA
TÍTULO: DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ESCOLA RURAL DO ASSENTAMENTO SÃO MANOEL
AUTORES: OLIVEIRA, L. C. ; BARBOSA, A. S. M. ; SCHMIDT, Cristiane .
TÍTULO: A identidade do sujeito-leitor: foco em discentes do curso de Letras-Alemão da UFPA.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Fi, 2024.
TÍTULO: NARRATIVAS ORAIS COMO VEÍCULOS DE IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES e MARIA DE FÁTIMA ALVES BONIFÁCIO
REFERÊNCIA: BONIFÁCIO, M. F. A.; DORNELES, M. G. H. Narrativas orais como veículos de identidade e resistência: uma análise sob a ótica dos estudos culturais. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 14, p.173-185, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/21815
TÍTULO: CONTRASTE E FRUIÇÃO: IDENTIDADE NACIONAL E REGIONALISMO EM “POLKA OUTRA VEZ”, DE GERALDO ROCA
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES e IAN R. N. FARIA
REFERÊNCIA: FARIA, I. R. N.; DORNELES, M. R. H. Contraste e fruição: identidade nacional e regionalismo em “Polka outra vez”, de Geraldo Roca. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 7, p. e8933, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/8933
TÍTULO: AGRO É POP, O AGRO-É-TÓXICO: ANÁLISE ECODISCURSIVA DA CAMPAMHA PUBLICITÁRIA O “AGRO É TUDO”
AUTOR: SAMUEL DE SOUSA SILVA
REFERÊNCIA: SILVA, Samuel de Sousa. Agro é pop, o agro-é-tóxico: Análise ecodiscursiva da campamha publicitária o “Agro é tudo”. Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 68–80, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/55330
TÍTULO: CAPACIDADES MULTISSEMIÓTICAS: UMA EXPANSÃO DO CONCEITO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM
AUTOR(ES): RAYANE LENHARO e VERA L. L. CRISTOVÃO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
REFERÊNCIA: CRISTOVÃO, V. L. L.; LEURQUIN, E. V. L. F.; LOUSADA, E. G.; COBUCCI, P.; SILVA, K. (orgs). Mosaico Didático: tributo ao professor Joaquim Dolz. Mercado de Letras: Campinas, SP. No prelo.
TÍTULO: UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA AS PÓS-HUMANIDADES CRÍTICAS
AUTOR(ES): ROSI BRAIDOTTI
TRADUTORES: MARCELO EL KHOURI e MARIO MARCIO GODOY RIBAS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2024
REFERÊNCIA: BRAIDOTTI, Rosi. Um referencial teórico para as pós-humanidades críticas. Tradução: Mario Marcio Godoy Ribas e Marcelo El Khouri Buzato. In: BUTTURI JUNIOR, Atílio; BUZATO, Marcelo El Khouri; CAMOZZATO, Nathalia Muller (ORGs.). Pós-humano, novos materialismos e linguagem. Campinas, SP : Pontes Editores, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1kQpUTjxzLRrASsZsNOdzt8WXxrOELA7h/view?usp=sharing
AUTORES: SCHMIDT, Cristiane; SANCHES, SONIA. S.
TITULO: A FLEXIBILIZAÇÃO DOS USOS SOCIOLINGUÍSTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: REVISTA EXPECTATIVA-2024
TÍTULO: A INSOLÊNCIA NOS MOVIMENTOS DO SOCIAL: SENTIDOS INTERDITADOS NA FAVELA DO JACAREZINHO
AUTOR(ES): FLAVIO DA ROCHA BENAYON
ANO DE PUBLICAÇÃO: No prelo
REFERÊNCIA: BENAYON, Flavio. A insolência nos movimentos do social: sentidos interditados na favela do Jacarezinho. Revista Leitura, Maceió, v. 1, n. 76, p. 250–266, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14195
TÍTULO: MARIELLE FRANCO: NOME QUE RESISTE NUM CORPO QUE FALA
AUTOR(ES): SUZY LAGAZZI e FLAVIO DA ROCHA BENAYON
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: LAGAZZI, S; BENAYON, F. Marielle Franco: nome que resiste num corpo que fala. In.: SOBRINHO, H.; MAGALHÃES, B.; NOGUEIRA, L. (ORGs). Discurso e crise societária. Campinas: Pontes, p.175-185. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lYN82bDLSqBPHzzKC1Z8bxL_rHKKGFam/view?usp=sharing
TÍTULO: O DISCURSO NAS FRONTEIRAS DO SOCIAL: DIFERENTES MATERIALIDADES SIGNIFICANTES E TECNOLOGIAS DE LINGUAGEM
AUTOR(ES): SUZY LAGAZZI, GUILHERME ADORNO, MIRIELLY FERRAÇA, ROGÉRIO LUID MODESTO, LILIANE ANJOS, FLÁVIO BENAYON e ROMULO SANTANA OSTHUES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8673340
TÍTULO: COMBATENDO O APAGAMENTO LINGUÍSTICO
AUTOR: BRUNO ROBERTO NANTES DE ARAÚJO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/19205
TÍTULO: NA CORDA BAMBA NAS/DAS FRONTEIRAS: UM RELATO DE VIDA SINALIZADO POR UMA PESSOA SURDA.
AUTOR(ES): BRUNO ROBERTO NANTES DE ARAÚJO, KATICILAYNE ROBERTA DE ALCÂNTARA e CLARA RAMOS PEDROZA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: ARAUJO, B. R. N.; ALCÂNTARA, K. R; PEDROZA, C. R. Na corda bamba nas/das fronteiras: um relato de vida sinalizado por uma pessoa surda. In: LIMA, L. K. A. (ORG.). Educação em partes: estudos e investigações. Formiga: Editora Unismero, 2023, v. 5, p.107-124. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1h7F_1wr0yGn0hcZO8NpQQOc2tcma91ef/view?pli=1
TÍTULO: “ACHEI QUE ERA SÓ UM VERBO”: DISCUSSÕES SOBRE O USO DO VOCÁBULO “ACHAR” EM POSTAGENS DO TWITTER À LUZ DA TEORIA SOCIOLINGUÍSTICA E DESDOBRAMENTOS COM A DECOLONIALIDADE.
AUTOR(ES): SIMONNE RIBEIRO e CRISTIANE SCHIMDT
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpres/article/view/18122
TÍTULO: O QUE VEM TE CONSTITUINDO PROFESSOR? MEMORIAIS AUTOBIOGRÁFICOS ENTRE A VIDA E A FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA.
AUTOR(ES): CRISTIANE SCHMIDT, NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO e ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023.
REFERÊNCIA: SCHMIDT, C.; TENO, N. A. C.; SOUZA, A. C. S. (ORGs.). O que vem te constituindo professor? Memoriais autobiográficos entre a vida e a formação na docência. São Paulo: Mentes Abertas, 2023, 170p. Disponível em: https://www.academia.edu/103027972/O_QUE_VEM_TE_CONSTITUINDO_PROFESSOR_Memoriais_autobiogr%C3%A1ficos_entre_a_vida_e_a_forma%C3%A7%C3%A3o_na_doc%C3%AAncia?uc-g-sw=102998825
TÍTULO: FLUINDO COMO UM RIO: UMA ANÁLISE DE COMO AS TRAJETÓRIAS INFLUENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS – SUPROF DA UFPA
AUTOR(ES): LEANDRO CARNEIRO OLIVEIRA, INGLED DAYANNA GONÇALVES XAVIER, CRISTIANE SCHMIDT e ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: OLIVEIRA, L. C.; XAVIER, I. D. SCHMIDT, C.; SOUZA, A. C. S. (ORGs.). Fluindo como um rio: uma análise de como as trajetórias influenciam na construção da identidade dos professores do grupo de pesquisa e estudos – SUPROF da UFPA. In: SCHMIDT, C.; TENO, N. A. C.; SOUZA, A. C. S. (ORGs.). O que vem te constituindo professor? Memoriais autobiográficos entre a vida e a formação na docência. São Paulo: Mentes Abertas, 2023, p.67-84. Disponível em: https://www.academia.edu/103027972/O_QUE_VEM_TE_CONSTITUINDO_PROFESSOR_Memoriais_autobiogr%C3%A1ficos_entre_a_vida_e_a_forma%C3%A7%C3%A3o_na_doc%C3%AAncia?uc-g-sw=102998825
TÍTULO: VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA EM GÊNERO ENTRE O SUJEITO E O PREDICATIVO EM COMUNIDADES AFRO-BRASILEIRAS DE MATO GROSSO
AUTOR(ES): ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA e CRISTIANE SCHMIDT
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: SOUZA, A. C. S.; SCHMIDT, C. Variação da concordância em gênero entre o sujeito e o predicativo em comunidades afro-brasileiras de mato grosso. In: PHILIPPSEN, N. I.; STEFFEN, J.; KRUG, J. M. (ORGs.). Novas perspectivas da diversidade e da variação linguística em Mato Grosso. Norderstedt: PubliQation, 2023, p.47-64. Disponível em: https://opus.bibliothek.uni-augsburg.de/opus4/frontdoor/index/index/docId/99325
TÍTULO: SARAMAGO “BRINCANDO” COM ZIZEK: O SIMBÓLICO E O IMAGINÁRIO SE TRANSFORMAM
AUTOR: DIANA MILENA HECK
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: HECK, D. M. Saramago “brincando” com zizek: o simbólico e o imaginário se transformam. In: SILVA, M. C.; CASSIANO, F. G. Materialismo lacaniano e literatura: e se o oposto fosse verdade? Maringá: Motim Editorial, 2023, p.91-102. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AgEydIW1An1J3dWupXrRufMtXwp_cz8r/view
TÍTULO: MÍMESIS E A TRADIÇÃO DO MENDIGO SÁBIO EM EL REY GALLO DE FRANCISCO SANTOS.
AUTOR: EDELBERTO PAULI JUNIOR
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: PAULI JUNIOR, E. Mímesis e a tradição do mendigo sábio em El Rey Gallo de Francisco Santos. In: BOZZO, G. C. B. (ORG.). Linguística, letras e artes: discursos e políticas 2. Ponta Grossa: Atena, 2023, p.08-18. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/index.php/catalogo/post/mimesis-e-a-tradicao-do-mendigo-sabio-em-el-rey-gallo-de-francisco-santos
TÍTULO: ESFACELAMENTO E PERTURBAÇÃO EM CONTOS DE ALCIENE RIBEIRO
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3415/2290
TÍTULO: CRUZAMENTOS VOCABULARES E EFEITOS DE SENTIDOS HUMORÍSTICOS
AUTOR(ES): PEDRO DA SILVA DE MELO e ELIS DE ALMEIDA CARDOSO
REFERÊNCIA: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3566
TÍTULO: AS ATREVIDAS METÁFORAS DA TROVA HUMORÍSTICA
AUTOR(ES): PEDRO DA SILVA DE MELO e ELIS DE ALMEIDA CARDOSO
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32013
TÍTULO: BULLYING E ANTISSEMITISMO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS.
AUTOR(ES): ANA PAULA DE ÁVILA GOMIDE, BRANCA MARIA DE MENESES, DULCE REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN, REJANE DE AQUINO SOUZA, JOÃO PAULO ANDRADE DIAS, ANGELO LUIZ FERRO, MANUELA DA SILVA AMORIM, GUSTAVO DE LUCENA DALLA VECCHIA, ALEILSA DE LIMA PAULA, LUIZ FELIPE SOARES ARAUJO, FELIPE DA SILVA OLIVEIRA e PEDRO MACHADO DE LIMA NETO
REFERÊNCIA: GOMIDE, A. P. de A.; MENESES, B. M de.; PEDROSSIAN, D. R. dos S.; SOUZA, R, de A.; DIAS, J. P. A.; FERRO, A. L.; AMORIM, M. da S.; DALLA VECCHIA, G de L.; PAULA, A. de L.; ARAUJO, L. F. S. A.; OLIVEIRA, F. da S.; NETO, P. M. de L. Bullying e antissemitismo: aproximações e distanciamentos. In: CROCHICK, J. L. (ORG.). Fascismo e nazismo, preconceito e bullying. São Paulo: Benjamin Editorial, 2023, p.25-55. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1fpgiT-_w2XDP8Wn73wPbbIZ5PQ0gUFfI/view?usp=sharing
TÍTULO: REPENSANDO A GAMIFICAÇÃO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM LETRAMENTOS EM JOGOS DIGITAIS E DOS GAME STUDIES: O EXEMPLO DA ATIVIDADE “ORAL ENGLISH – GAMES”
AUTOR(ES): VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA e NATHALIA LOPES DA SILVA
REFERÊNCIA: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/712
TÍTULO: GÊNERO E FORMATO NA ADAPTAÇÃO PARA A TELEVISÃO DE GABRIELA, CRAVO E CANELA.
AUTOR(ES): GEDY BRUM WEIS ALVES e MÁRCIA GOMES MARQUES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17118/11613
TÍTULO: MEMÓRIA E ATUALIZAÇÃO NA ADAPTAÇÃO DE GABRIELA, CRAVO E CANELA.
AUTOR(ES): MÁRCIA GOMES MARQUES e GEDY BRUM WEIS ALVES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17118
TÍTULO: O NARRADOR NA TRANSPOSIÇÃO INTERMIDIÁTICA DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS
AUTOR(ES): MÁRCIA GOMES MARQUES e GEDY BRUM WEIS ALVES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22047
TÍTULO: AS MULHERES EM GABRIELA E O PATRIARCALISMO ENUNCIADO NAS OBRAS: DA LITERATURA PARA A TELEVISÃO.
AUTORES: GEDY BRUM WEIS ALVES e MÁRCIA GOMES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA:
ALVES, Gedy B. W. ; GOMES, Márcia . As mulheres em Gabriela e o patriarcalismo enunciado nas obras: da literatura para a televisão. In: Douglas de Sousa e Rhusily Lira. (Org.). O ABC de Jorge Amado: ensaios críticos sobre a literatura amadiana. 1ed.São Luís: Editora da Universidade Estadual do Maranhão, 2023, v. 1, p. 66-84
TÍTULO: SOCIAL JUSTICE, VULNERABILITY, AND ENGLISH LANGUAGE TEACHING: THE USE OF DIDACTIC SEQUENCES AND POSSIBILITIES OF ARTICULATION OF SOCIO-DISCURSIVE INTERACTIONISM.
AUTOR(ES): RAYANE LENHARO; DEBORA CRISTINA PENA e FELIPE T. PENA.
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17171
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM.
AUTOR(ES): RAYANE LENHARO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: LENHARO, R. I. Multiletramentos, tecnologia e aprendizagem, ed.1. Curitiba. PR: Intersaberes, 2023, v.1., p.180. Disponível em: https://pergamum.ufms.br/acervo/5753519
AUTORES: Bruno Roberto Nantes Araujo
TITULO: Combatendo o apagamento linguístico
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Albuquerque de História
TÍTULO: TEMPOS PÓS-HUMANISTAS NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE
AUTOR(ES): ALAN V. F. ANDRADE e MARIO MARCIO GODOY RIBAS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: ANDRADE, Alan Victor Freitas; RIBAS, Mario Marcio Godoy. Tempos Pós-Humanistas na Escola e na Universidade: uma Reflexão entre Professores de Língua Inglesa. In: HIROKO, Nara Takaki; GRANDE, Gabriela Claudino. (Org.). Educação crítica de línguas/linguagens em grupos de estudos. 1ed.: Pimenta Cultural, 2023, p. 20-42. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_educacao-critica.pdf
TÍTULO: FLEXIBILIZAÇÃ DAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
AUTOR(ES): VITÓRIA DE JESUS; LUAN FRANCISCO DE CARVALHO e RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: JESUS, V. de; CARVALHO, L. F. de; CASTRO, R. de F. R. de. Flexibilizaçã das metodologias para o ensino de geografia para alunos com transtorno do espectro autista. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.07-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/19602
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO
AUTOR(ES): HYANDRA DE LIMA ORAMUNDO; PEDRO L. M. DE OLIVEIRA e RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: ORAMUNDO, H. de L.; OLIVEIRA, P. L. M. de.; CASTRO, R. de F. R. de. O ensino de ciências da natureza para alunos com transtorno do espectro autista: um estudo sobre inclusão Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.89-104, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20090
TÍTULO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR.
AUTOR(ES): JÚLIA F. MORAES; MARIELE T. S. ARRUA e RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: MORAES, J. F.; ARRUA, M. T. S.; CASTRO, R. de F. R. de. Os desafios do professor na inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na escola regular. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.119-132, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20091
TÍTULO: INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA
AUTOR(ES): CIBELE F. DA CRUZ; RAQUEL L. DOS SANTOS e RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: CRUZ, C. F. da.; SANTOS, R. L. dos.; CASTRO, R. de F. R. de. Inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista no ensino superior: uma breve revisão da literatura. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.61-74, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20089
TÍTULO: OS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: DESAFIOS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.
AUTOR(ES): VERA LUCIA GOMES e LIARA BARBOSA V. NOGUEIRA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: GOMES, V. L.; NOGUEIRA, L. B. V. Os professores das salas de recursos multifuncionais: desafios para o uso das tecnologias e tecnologias assistivas com estudantes com transtorno do espectro do autismo. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 11, p.141-157, 2023. Disponível em:https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/19583
TÍTULO: O CENÁRIO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL A PARTIR DO ENCAMINHAMENTO ESCOLAR PARA IDENTIFICAÇÃO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.
AUTOR(ES): PRISCILLA B. L. DRULLIS; VERA LUCIA GOMES e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: DRULLIS, P. B. L.; GOMES, V. L.; CASTRO, R. de F. R. de. O cenário da inclusão educacional a partir do encaminhamento escolar para identificação de altas habilidades/superdotação. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p.01-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4571
TÍTULO: PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INCLUSIVA
AUTOR(ES): ADRIENY M. DA S. SOUZA; LUCIANE PORTO F. DE SOUSA e VERA LUCIA GOMES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: SOUZA, A. M. da; SOUSA, L. P. F. de; GOMES, V. L. Plano educacional individualizado como principal ferramenta pedagógica e inclusiva. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.19-33, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20086
TÍTULO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
AUTOR(ES): IVERSON M. GOMES; WILLIAN L. BASTOS e VERA LUCIA GOMES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: GOMES, I. M.; BASTOS, W. L.; GOMES, V. L. Transtorno do espectro autista e os desafios da inclusão no mercado de trabalho. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.105-118, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20088
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
AUTOR(ES): BRUNA LOPES BERNAL; FLAVIA F. DA SILVA e VERA LUCIA GOMES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: BERNAL, B. L.; SILVA, F. F. da; GOMES, V. L. O ensino de ciências na sala de recursos multifuncionais para alunos com transtorno do espectro autista. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.47-60, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20087
TÍTULO: A INCLUSÃO ESCOLAR EM MATO GROSSO DO SUL E O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): VERA LUCIA GOMES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: GOMES, V. L. A inclusão escolar em Mato Grosso do Sul e o Plano Estadual de Educação. Campo Grande: Editora da UFMS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6129
TÍTULO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS
AUTOR(ES): LUCIANO R. DE MORAES e HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: MORAES, L. R. de.; BUENO, H. P. V. Dificuldades de aprendizagem e o transtorno do espectro autista: considerações históricas e conceituais. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, p.34-46, Edição Especial, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20093
TÍTULO: SALA DE RECURSOS EM LIBRAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL E IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO
AUTOR(ES): ANDREZA S. FERREIRA; HELEN PAOLA V. BUENO e ROSANGELA C. F. LINO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: FERREIRA, A. S.; BUENO, H. P. V.; LINO, R. C. F. Sala de recursos em libras e sua importância para a construção histórico-cultural e identitária do sujeito surdo. In: LOUBET, M.; ALMEIDA, M. P. de. (Orgs.). Estudos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa: perspectivas para uma educação bilíngue. Ponta Grossa: Aya, 2023, p.56-73. Disponível em: https://cpar.ufms.br/files/2023/03/LOUBET-e-ALMEIDA-Estudos-linguisticos-da-LibraS.pdf
TÍTULO: PSICOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
AUTOR(ES): HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2023
REFERÊNCIA: BUENO, H. P. V. Psicologia e metodologias ativas: um relato de experiência em uma brinquedoteca hospitalar. In: SILVA, A. L. G.; ALMEIDA, T. T. de O. (ORGs). Interdisciplinaridade e metodologias ativas: como fazer? São Paulo: Cortez, 2023, p.111-126. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Interdisciplinaridade_e_metodologias_ati/SVu5EAAAQBAJ?hl=pt-PT&gbpv=1&printsec=frontcover
TÍTULO: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BREVES APONTAMENTOS
AUTOR(ES): ANDREIA SILVA DOS SANTOS; CLAUDIO LUIZ V. DOS SANTOS e VERA LUCIA GOMES
REFERÊNCIA: SANTOS, A. S. dos; SANTOS, C. L. V. dos; GOMES, V. L. A avaliação da aprendizagem na educação especial: breves apontamentos. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 2, n. 12, Edição Especial, p.133-148, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/20118
AUTORES: SOUZA, A. C. S. ; SCHMIDT, Cristiane .
TÍTULO: Variação da Concordância em Gênero entre o Sujeito e o Predicativo em Comunidades Afro-Brasileiras de Mato Grosso.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Wissenschaft veröffentlichen, 2023.
AUTORES: OLIVEIRA, L. C. ; XAVIER, I. D. ; SCHMIDT, Cristiane ; SOUZA, A.
C. S. .
TÍTULO: Fluindo como um Rio: uma análise de como as trajetórias influenciam na construção da identidade dos professores do Grupo de Pesquisa e Estudos – SUPROF da UFPA.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO:Mentes Abertas, 2023.
TÍTULO: O TEATRO DAS SOMBRAS EM CICATRIZES DO RISCO/CREPÚSCULO DAS LUZES (2001), DE CIDA RODRIGUES
AUTOR(ES): MATEUS CALVIS SOARES e JOSÉ ALONSO TÔRRES FREIRE
REFERÊNCIA: SOUSA, Fabio da Silva e BUENO, Helen Paola Vieira. Sujeitos e linguagens: novos olhares dos estudos culturais. Campo Grande: Editora UFMS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4951/4/SUJEITOS_E_LINGUAGENS_NOVOS_OLHARES_DOS_ESTUDOS_CULT.pdf
TÍTULO: O SÉCULO XIX E A ÂNSIA DE ESPAÇO NA LITERATURA BRASILEIRA
AUTOR(ES): JOSÉ ALONSO TÔRRES FREIRE
REFERÊNCIA: FREIRE, J. A. T. O século XIX e a ânsia de espaço na literatura brasileira. Campo Grande: Editora UFMS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4815/1/O_Seculo_XIX_e_a_ansia_de_espaco_na_literatura_brasileira.pdf
TÍTULO: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM LÍNGUA ESPANHOLA: CRENÇAS E EMOÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA.
AUTOR(ES): DIANA MILENA HECK e MARIA CRISTINA MALDONADO TORRES
REFERÊNCIA: HECK, Diana Milena. TORRES, Maria Cristina Maldonado. Estágio obrigatório em língua espanhola: crenças e emoções sobre as práticas e desafios do ensino remoto de emergência In: Línguas, ensino e formação: experiências e aprendizagens da pandemia.1 ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2022, v.1, p. 182-205. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/06/EBOOK_Linguas-ensino-e-formacao.pdf
TÍTULO: DIAGNÓSTICO INICIAL DE DISCENTES DE UM CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL SOBRE SUA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA UNIVERSIDADE
AUTOR(ES): Diana Milena Heck
REFERÊNCIA: HECK, Diana Milena. Diagnóstico inicial de discentes de um curso de Letras – português/espanhol sobre sua formação linguística e o ensino/aprendizagem de línguas na universidade. In: BARREDA, S. V. M.; ARF, L. G. M.; ZWARG, J. D. (ORGs.) El español en Mato Grosso do Sul-Brasil: lengua, cultura, literatura, enseñanza, investigación y formación de profesores.1 ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2022, v.1, p. 86-104. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5219/1/El_Español_em_Mato_Grosso_do_Sul.pdf
TÍTULO: A MORTE EM SUSPENSO E O TRATAMENTO DO MORIBUNDO EM AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE
AUTOR(ES): Diana Milena Heck
REFERÊNCIA: HECK, Diana Milena. A morte em suspenso e o tratamento do moribundo em As intermitências da morte In: Da palavra ao desejo: o evangelho literário segundo José Saramago. 1 ed.João Pessoa: E-book organizado pelo LIGEPSI, 2022, p. 41-50. Disponível em: https://www.academia.edu/87879686/2022_Do_ceticismo_%C3%A0_rarefa%C3%A7%C3%A3o_do_referencial_Cap%C3%ADtulo_Ed_UFPB?uc-sb-sw=1164265
TÍTULO: POR UMA ESCUTA DA DOR
AUTOR(ES): ROGÉRIO LUID MODESTO, LILIANE ANJOS e FLÁVIO BENAYON.
REFERÊNCIA: MODESTO, R. L.; ANJOS, L.; BENAYON, F. Por uma escuta da dor. In: SALLES, A. C.; LUNKES, F. L.; BRANCO, L. C. (Orgs.). Afeto(s) e(m) Discurso. São Carlos: Pedro & João, 2022, p.237-262. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Afetos-em-Discurso-2.pdf
TÍTULO: CURSO DE FORMAÇÃO EM LIBRAS: DO RELATO DE EXPERIÊNCIA A UMA INTERIORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS
AUTOR(ES): BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO, FACUNDA CONCEPCIÓN MONGELOS SILVA, KATICILAYNE ROBERTA DE ALCÂNTARA, REJANE DE AQUINO SOUZA
REFERÊNCIA: ARAÚJO, B. R. N.; SILVA, F. C. M.; ALCANTARA, K. R.; SOUZA, R. A. Curso de Formação em Libras: do relato de experiência a uma interiorização da Língua de Sinais. In: ROSA, F. M. C. (Org.). Caderno da escola de extensão: mosaico de relatos de experiência de ações 2018 e 2019. 1ed. Campo Grande: UFMS, 2022, p. 147-165. Disponível: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5049/4/Caderno_da_Escola_de_Extens%c3%a3o_.pdf
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA BREVE ANÁLISE DO CONTEXTO INCLUSIVO
AUTOR(ES): REJANE DE AQUINO SOUZA
REFERÊNCIA: SOUZA, R. A.. Educação de Surdos: uma breve análise do contexto inclusivo. In: GIANOTTO, A. O.; CABRAL, C. A.; SILVA, F. B.. (Orgs.). Pesquisas atuais sobre a educação de surdos: perspectiva e inovação. 1ed., vol. 2. Curitiba: CRV, 2022, p. 135-146. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36853-pesquisas-atuais-sobre-a-educacao-de-surdosbr-perspectiva-e-inovacaobr-volume-2?srsltid=AfmBOoqIgvayc7_YNWbTUEaqKbItot2x8Epk-ygpWDX7DUUShWJH92uj
TÍTULO: A TRADIÇÃO DA MENIPEIA EM EL REY GALLO, DE FRANCISCO SANTOS
AUTOR: EDELBERTO PAULI JÚNIOR
REFERÊNCIA: https://editorapangeia.com.br/eis-os-anais-do-12o-seminario-do-grupo-de-pesquisa-literatura-e-vida/
TÍTULO: A PRÉDICA CÍNICA NA DEFESA DO HUMILDE ESTADO EM EL REY GALLO DE FRANCISCO SANTOS
AUTOR: EDELBERTO PAULI JÚNIOR
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/83225
TÍTULO: O DIALOGISMO ENTRE O POETA ALEMÃO E A CANTORA BRASILEIRA KELL SMITH: ELEMENTOS CONVERGENTES
AUTORES: CRISTIANE SCHMIDT, GENESIO GOMES DOS SANTOS FILHO e PATRICIA CEZAR DA CRUZ
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpres/article/view/17393
TÍTULO: O HIPERTEXTO E SUAS IMPLICAÇÕES ALIADAS AO ENSINO
AUTORES: ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA, ALEXANDRE JORGE e CRISTIANE SCHMIDT
REFERÊNCIA: SOUZA, A. C. S. ; JORGE, A. ; SCHMIDT, Cristiane . O Hipertexto e suas Implicações Aliadas ao Ensino. In: MILENA MORETTO; LEIDE INÊS WITTKE; NEIDE ARAÚJO CASTILHO TENO. (Org.). Linguagem e ensino da leitura Estudos multimodais e multiletramentos. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2022, v. 21, p. 34-45. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1qH_tAzvLpIt8bEjVMUt4ydzrFXzOCW8v/edit?usp=sharing&ouid=104686147569725948495&rtpof=true&sd=true
TÍTULO: O JOGO DAS SOMBRAS: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS CONVERGENTES NOS MEMORIAIS AUTOBIOGRÁFICOS PRODUZIDOS PELO SUPROF-UFPA
AUTORES: LEANDRO CARNEIRO OLIVEIRA e CRISTIANE SCHMIDT
REFERÊNCIA: OLIVEIRA, L. C. ; SCHMIDT, Cristiane. O jogo das sombras: uma análise dos aspectos convergentes nos memoriais autobiográficos produzidos pelo SUPROF-UFPA. In: ALVES, Cristiane de Mesquita; BOECHAT, Fernanda Boarin; MATOS, Maria Clara Vianna Sá e; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos.. (Org.). Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 1, p. 59-75. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vTRTxfUmooy_jyf6rJ8pdn5DKuPsAvFy/view
TÍTULO: EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE SÉRIES TELEVISIVAS
AUTORES: DANIELE FOLETTO e CRISTIANE SCHMIDT
REFERÊNCIA: FOLETTO, D. A. B. ; SCHMIDT, Cristiane. Expressões Idiomáticas em contexto de ensino de língua inglesa a partir de séries televisivas. In: ALVES, Cristiane de Mesquita; BOECHAT, Fernanda Boarin; MATOS, Maria Clara Vianna Sá e; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos.. (Org.). Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 1, p. 76-95. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vTRTxfUmooy_jyf6rJ8pdn5DKuPsAvFy/view
TÍTULO: PROJETO ‘ALLE SINGEN GERMAN’- ASINGER: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ NA UFPA
AUTORES: CRISTIANE SCHMIDT e HOSANA SOUZA NEVES RAMOS
REFERÊNCIA: SCHMIDT, Cristiane; RAMOS, H. S. N. . Projeto ‘Alle singen German’- ASINGER: relato de uma experiência de ensino de língua alemã na UFPA. In: ARANTES, Poliana; UPHOFF, Dörthe. (Org.). Ensinar Alemão em tempos de (pós-) pandemia : impactos e construção de novos saberes. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2022, v. 1, p. 487-497. Disponível em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-14-03-23-16-35-34.pdf
TÍTULO: O QUE OS PROFESSORES DEVEM SABER SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?
AUTORES: APARECIDA SOUSA DOS SANTOS, ELISANGELA CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO e BRUNO ROBERTO NANTES ARAÚJO
REFERÊNCIA: SANTOS, A. S.; ARAUJO, B. R. N.; CASTEDO, E. O que os professores devem saber sobre as dificuldades de aprendizagem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem? In: BALESTERO, Gabriela Soares. (Org.). Gênero, raça, classe e o direito. Uma análise inclusiva. 1ed.Campina Grande – PB: Editora Amplla, 2022, v., p. 218-232. Disponível em: https://ampllaeditora.com.br/books/2022/01/GeneroRacaClasseDireito.pdf
TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
AUTORES: APARECIDA SOUSA DOS SANTOS, ELISANGELA CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO e BRUNO ROBERTO NANTES ARAÚJO
REFERÊNCIA: SANTOS, A. S.; NASCIMENTO, E. C. M.; ARAUJO, B. R. N. Relação família e escola no processo de aprendizagem da criança. In: SILVA, C. B. da; FREITAS, P. G. (Orgs.). Educação em foco: Diálogos sobre o papel político e social da escola 3. 3ed.Rio de Janeiro -RJ: e-Publicar, 2022, v. 3, p. 423-436. Disponível em: https://www.editorapublicar.com.br/educacao-em-foco- dialogos-sobre-o-papel-politico-e-social-da-escola-volume-3
TÍTULO: DA CRÍTICA DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
AUTORES: ELISANGELA CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO, APARECIDA SOUSA DOS SANTOS, BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO, ANDREW VINÍCIUS CRISTALDO DA SILVA
REFERÊNCIA: CASTEDO, E.; SANTOS, A. S.; ARAUJO, B. R. N.; SILVA, A. V. C. Da crítica da modernidade à Pós-Modernidade na educação. In: DORNELLAS, Liege Coutinho Goulart; BASTOS, Ticiano Azevedo; PEDROSA, Daniel dos Reis. (Orgs.). Educação na contemporaneidade: tensões e desafios. 1ed.Guarujá- SP: Científica Digital, 2022, v. 2, p. 13-25. Disponível em: http://downloads.editoracientifica.org/books/978-65-5360-064-5.pdf
TÍTULO: O CURRÍCULO MODERNO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AUTORES: APARECIDA SOUSA DOS SANTOS, ELISANGELA CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO, BRUNO ROBERTO NANTES ARAÚJO, KLEIDE FERREIRA DE JESUS e RODRIGO DA SILVA BEZERRA
REFERÊNCIA: NASCIMENTO, E. C.M.; SANTOS, A. S.; CUNHA, F.C.D.F.; JESUS, K. F.; ARAUJO, B. R. N.; BEZERRA, R.S. O currículo moderno e a formação de professores. In.: SOUZA, Edilson Sergio Ramalho de (Org.) Pesquisas em temas de ciências da educação. Editora RFB, v.5, p. 27-36. Disponível em: https://www.rfbeditora.com/_files/ugd/baca0d_6ba24dafb12a48168f237b484dcd655a.pdf
TÍTULO: CURSO DE FORMAÇÃO EM LIBRAS: DO RELATO DE EXPERIÊNCIA A UMA INTERIORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS.
AUTORES: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO, FACUNDA CONCEPCIÓN MONGELOS SILVA, KATICILAYNE ROBERTA DE ALCÂNTARA, REJANE DE AQUINO SOUZA
REFERÊNCIA: ARAÚJO, B. R. N.; SILVA, F. C. M.; ALCANTARA, K. R.; SOUZA, R. A. Curso de Formação em Libras: do relato de experiência a uma interiorização da Língua de Sinais. In: ROSA, F. M. C. (Org.). Caderno da escola de extensão: mosaico de relatos de experiência de ações 2018 e 2019. 1ed. Campo Grande: UFMS, 2022, p. 147-165. Disponível: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5049/4/Caderno_da_Escola_de_Extens%c3%a3o_.pdf
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS SURDOS E AS LÍNGUAS INDÍGENAS DE SINAIS
AUTORES: SHIRLEY VILHALVA e BRUNO ROBERTO NANTES DE ARAÚJO
REFERÊNCIA: VILHALVA, S. ARAUJO, B. R.N. “Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais” REVISTA LÍNGUATEC – ISSN 2525-3425. Vol. 7. Série: 1. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5989
TÍTULO: CRIAÇÃO LITERÁRIA E SENDAS HISTÓRICAS EM “AQUELE MAR SECO: O PANTANAL”, DE ROGÉRIO DE CAMARGO.
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
REFERÊNCIA: DORNELES, Marcos Rogério Heck. Criação literária e sendas históricas em “Aquele mar seco: o pantanal”, de Rogério de Camargo. In: GROSSO, Carlos Eduardo Millen. (Org.). História e literatura: caminhos cruzados. 1ed.Jundiaí: Paco, 2022, v. 1, p. 77-91. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pNwJ2CTrhKBPtmq00vNk3Llq8KuEOeYs/view?usp=sharing
TÍTULO: DESVENTURA E OCASO EM ‘O GRANDE LUTO’, DE ANTÓNIO VIEIRA.
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
REFERÊNCIA: DORNELES, Marcos Rogério Heck Desventura e ocaso em ‘O grande luto’, de António Vieira. In: OLIVEIRA, Ellen dos Santos. (org.). Literatura em foco: estudos reunidos sobre Literatura, Leitura e Ensino.. 1ed.Aracaju: Editora J Alves, 2022, v. 1, p. 222-235. Disponível em: https://www.academia.edu/81095280/Literatura_em_Foco_estudos_reunidos_sobre_literatura_leitura_e_ensino
TÍTULO: PHILOSOPHICAL AND LITERARY INTERRELATIONSHIPS IN POEMAS NOVOS, BY RUBENS RODRIGUES TORRES FILHO.
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
REFERÊNCIA: DORNELES, Marcos Rogério Heck. Philosophical and literary interrelationships in Poemas novos, by Rubens Rodrigues Torres Filho. Arts, Linguistics, Literature and Language Research Journal, v. 2, p. 2-7, 2022. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/artigo-revista/philosophical-and-literary-interrelationships-in-poemas-novos-by-rubens-rodrigues-torres-filho
TÍTULO: LITERARY AND PHILOSOPHICAL INTERSECTION IN BRAZILIAN AND PORTUGUESE SHORT STORY CREATION.
AUTOR: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
REFERÊNCIA: DORNELES, Marcos Rogério Heck. Literary and philosophical intersection in Brazilian and Portuguese short story creation. International Journal of Human Sciences Research, v. 2, p. 2-9, 2022. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/artigo-revista/literary-and-philosophical-intersection-in-brazilian-and-portuguese-short-story-creation
TÍTULO: O ELO COMO SUPORTE PARA PROTÓTIPOS DIGITAIS ERGÓDICOS
AUTORES: FERNANDA VICTÓRIA CRUZ ADEGAS e VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/71280
TÍTULO: DIÁLOGO COM EDUCADORES: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO CIDADÃ EM TEMPOS PANDÊMICOS
AUTORES: FERNANDA BELARMINO DE SANTANA SCAINI; JANY BAENA FERNANDEZ; LEANDRO QUEIROZ e VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
REFERÊNCIA: https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/6f8845_8dff5959192c499eabf63659b2f3e39c.pdf
TÍTULO: CRENÇAS RELACIONADAS AOS MULTILETRAMENTOS, À MULTIMODALIDADE E ÀS NOVAS TECNOLOGIAS.
AUTOR(ES): FABIELLE CRUZ; LIANE VON MUHLEN; RAYANE LENHARO e VANESSA PONTES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: CRUZ, F. R.; MUHLEN, L. V.; LENHARO, R. I.; PONTES, V. F. Crenças relacionadas aos multiletramentos, à multimodalidade e às novas tecnologias In: Multiletramentos e Multimodalidade na sala de aula: práxis na (e para além da) pandemia, ed.1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v.1, p. 122 – 151. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_multiletramentos-sala.pdf
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS: (RE)APRESENTAÇÃO E REFLEXÕES.
AUTOR(ES): ALESSANDRA C. FERNANDES; LIANE VON MUHLEN e RAYANE LENHARO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: FERNANDES, A. C.; MUHLEN, L. V.; LENHARO, R. I.. Multiletramentos: (re)apresentação e reflexões In: Multiletramentos na sala de aula: práxis na (e para além da) pandemia, ed.1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v.1, p. 29 – 57. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_multiletramentos-sala.pdf
TÍTULO: MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: PRÁXIS NA (E PARA ALÉM DA) PANDEMIA
AUTOR(ES): ALESSANDRA C. FERNANDES; LIANE VON MUHLEN; RAYANE LENHARO et al.
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: FERNANDES, A. C.; HAUS, C.; RAIMUNDO, C. M. ; CRUZ, F. R.; BARELA, J. A. S.; MULIK, K. B.; MUHLEN, L. V.; LENHARO, R. I.; PONTES, V. F.. Multiletramentos na sala de aula: práxis na (e para além da) pandemia, ed.1. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v.1.,p.209. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_multiletramentos-sala.pdf
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK DOS ALUNOS DO CURSO DE LEITURA DE ARTIGO CIENTÍFICO DO PARANÁ FALA INGLÊS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTOR(ES): WILLIAM MESSIAS PEREIRA SECCO; RAYANE LENHARO e ELIANE SEGATI RIOS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: https://drive.google.com/file/d/1vCLhhcGaVOQKP1MgYhSmiAW9KFghnYn9/view
TÍTULO: A TRANSIÇÃO DO MODELO REMOTO EMERGENCIAL PARA O PRESENCIAL NO PARANÁ FALA INGLÊS DA UENP
AUTOR(ES): RAYANE LENHARO e ELIANE SEGATI RIOS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: https://drive.google.com/file/d/1vCLhhcGaVOQKP1MgYhSmiAW9KFghnYn9/view
TÍTULO: O POTENCIAL DA OFERTA DE CURSOS REMOTOS NO PROGRAMA PARANÁ FALA INGLÊS DA UENP
AUTOR(ES): RAQUEL DE OLIVEIRA PRETE; RAYANE LENHARO e ELIANE SEGATI RIOS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: https://drive.google.com/file/d/1vCLhhcGaVOQKP1MgYhSmiAW9KFghnYn9/view
TÍTULO: OS DESAFIOS DA VOLTA AO ENSINO PRESENCIAL PELO PROGRAMA PARANÁ FALA INGLÊS DA UENP EM 2022
AUTOR(ES): DIEGO DE MELO FERREIRA; RAYANE LENHARO e ELIANE SEGATI RIOS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: https://drive.google.com/file/d/1vCLhhcGaVOQKP1MgYhSmiAW9KFghnYn9/view
TÍTULO: O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO ESPAÇO ESCOLAR.
AUTOR(ES): VERA LUCIA GOMES e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: CASTRO, R. de F. S. R. de; GOMES, V. L. (Orgs.). O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Campo Grande: Editora da UFMS, 2022, Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5030/4/O_Contexto_da_Educação_Escolar_de_Crianças%20%281%29.pdf
TÍTULO: AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A MATERIALIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
AUTOR(ES): ROBERVAL A. FURTADO e VERA LUCIA GOMES
REFERÊNCIA: FURTADO, R. A.; GOMES, V. L. As pessoas com deficiência e a materialização do direito à educação. In: CASTRO, R. de F. S. R. de; GOMES, V. L. (Orgs.). O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Campo Grande: Editora da UFMS, 2022, p.36-64. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5030/4/O_Contexto_da_Educação_Escolar_de_Crianças%20%281%29.pdf
TÍTULO: A ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FASE DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO DE CASO
AUTOR(ES): LIZANDRA FURTADO R. DE MORAES e HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: MORAES, L. F. R. de.; BUENO, H. P.V. A ansiedade em estudantes universitários em fase de conclusão de curso: um estudo de caso. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 10, p.05-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/17555
TÍTULO: SUJEITOS E LINGUAGENS: NOVOS OLHARES DOS ESTUDOS CULTURAIS
AUTOR(ES): FABIO DA SILVA SOUSA e HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: BUENO, H. P. V.; SOUSA, F. da S. (Orgs.). Sujeitos e linguagens: novos olhares dos estudos culturais. Campo Grande: Editora UFMS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4951/4/SUJEITOS_E_LINGUAGENS_NOVOS_OLHARES_DOS_ESTUDOS_CULT.pdf
TÍTULO: A URGÊNCIA INCENDIÁRIA E UTÓPICA DOS ESTUDOS CULTURAIS
AUTOR(ES): FABIO DA SILVA SOUSA e HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: BUENO, H. P. V.; SOUSA, F. da S. A urgência incendiária e utópica dos estudos culturais. In: _____. (Orgs). Sujeitos e linguagens: novos olhares dos estudos culturais. Campo Grande: Editora UFMS, 2022, p.08-19. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4951/4/SUJEITOS_E_LINGUAGENS_NOVOS_OLHARES_DOS_ESTUDOS_CULT.pdf
TÍTULO: SUICÍDIO: BREVES CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E CULTURAIS
AUTOR(ES): TAMIRES VILA MAIOR e HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: MAIOR, T. V.; BUENO, H. P. V. Suicídio: breves considerações históricas e culturais. In: BUENO, H. P. V.; SOUSA, F. da S. (Orgs). Sujeitos e linguagens: novos olhares dos estudos culturais. Campo Grande: Editora UFMS, 2022, p.21-37. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4951/4/SUJEITOS_E_LINGUAGENS_NOVOS_OLHARES_DOS_ESTUDOS_CULT.pdf
TÍTULO: INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E ESTUDOS CULTURAIS: PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA A PARTIR DO DEFICIENCIALISMO
AUTOR(ES): MARCIA CAPELLINI e HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4951
TÍTULO: NARRATIVAS DO COTIDIANO DAS ESCOLAS PANTANEIRAS DE AQUIDAUANA, MS, BRASIL.
AUTOR(ES): HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: BUENO, H. P. V. Narrativas do cotidiano das escolas pantaneiras de Aquidauana, MS, Brasil. In: BASSINELLO, P. Z.; SILVA, D. (Orgs.). Saberes e sabores do Pantanal Sul: teia de escuta das comunidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p.191-210. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/09/EBOOK-_Saberes-e-sabores-do-Pantanal-Sul.pdf
TÍTULO: O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA.
AUTOR(ES): RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO e VERA LUCIA GOMES
REFERÊNCIA: CASTRO, R. de F. S. R. de; GOMES, V. L. (Orgs.). O contexto da educação escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Campo Grande: Editora da UFMS, 2022, Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5030/4/O_Contexto_da_Educação_Escolar_de_Crianças%20%281%29.pdf
TÍTULO: O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE
AUTOR(ES): ROBERVAL A. FURTADO; VERA LUCIA GOMES e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2022
REFERÊNCIA: FURTADO, R. A.; GOMES, V. L.; CASTRO, R. de F. S. R. de. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 320–336, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/60928
AUTORES: Bruno Roberto Nantes Araujo e Rogério Vicente Ferreira
TITULO: A Libras diante a pandemia: a importância do intérprete no contato linguístico
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Web Revista Sociodialeto
TÍTULO: SAGAS MÍNIMAS (Ficção)
AUTOR(ES): JOSÉ ALONSO TÔRRES FREIRE
REFERÊNCIA: FREIRE, José Alonso Tôrres. Sagas mínimas. Milho Verde/MG: Sempre-Viva Editorial, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1cbsL704yO7GQ9vfnNX3_ga45vdaZZpk3/view?usp=sharing
TÍTULO: CINISMO E NECROPOLÍTICA: PRÁTICAS DISCURSIVAS DO ESTADO NO CASO DA MENINA ÁGATHA
AUTOR(ES): LILIANE ANJOS e FLAVIO BENAYON
REFERÊNCIA: ANJOS, L.; BENAYON, F. Cinismo e necropolítica: práticas discursivas do Estado no caso da menina Ágatha. In: FLORES, Giovanna. (Org.). Discurso, cultura e mídia: pesquisas em rede. Campinas, SP: Pontes, 2021, v. 4, p. 238-249. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1INEpML6nAPJAT0zLKH3inOqcFd4AbevX/view?usp=sharing
TÍTULO: AUTORES E ALVOS DA AGRESSÃO: UM ESTUDO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE CAMPO GRANDE/MS
AUTOR(ES): BRANCA MARIA DE MENESES, DULCE REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN, REJANE DE AQUINO SOUZA, RAYANE DE SOUSA MATOS DA COSTA e ANGELO LUIZ FERRO
REFERÊNCIA: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11236/8498
TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO BULLYING
AUTOR(ES): ANGELO LUIZ FERRO, BRANCA MARIA DE MENESES, DULCE REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN e REJANE DE AQUINO SOUZA
REFERÊNCIA: FERRO, A. L.; MENESES, B. M.; PEDROSSIAN, D. R. S.; SOUZA, R. A.. Concepção de professores acerca do bullying. In: 50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia – Resumos de Comunicações Científicas Apresentadas. Ribeirão Preto (SP): Editado pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 2021. Disponível em: https://www.sbponline.org.br/arquivos/ANAIS_COMPLETO_50ª_RA_SBP.pdf
Título: A FICÇÃO DOS RITUAIS DE SANTERÍA NO CONTO “CANGREJOS, GOLONDRINA” DE LEZAMA LIMA
AUTOR: EDELBERTO PAULI JUNIOR
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpres/article/view/14702
TÍTULO: MÍMESIS E A TRADIÇÃO DO MENDIGO SÁBIO EM EL REY GALLO DE FRANCISCO SANTOS
AUTOR: EDELBERTO PAULI JÚNIOR
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/SeLLiAq/article/view/14915
TÍTULO: DIE RELEVANZ DER SELBSTLERNZENTREN FÜR DIE AUTONOMIEBILDUNG BEIM FREMDSPRACHENLERNEN AN DER UNIVERSITÄT
AUTORES: CRISTIANE SCHMIDT e TATIANE CARDOSO DE AQUINO
REFERÊNCIA: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176741
TÍTULO: A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO INSERIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
AUTORES: CRISTIANE SCHMIDT e MARIA CAROLINA BRUSTOLIN
REFERÊNCIA: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/24926.
TÍTULO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO/DO FALAR CACERENSE: UM ESTUDO DO USO DOS ALOFONES AFRICADOS [ʤ] e [ʧ].
AUTORES: JÚLIO CEZAR RODRIGUES DA SILVA, RENATA JAGNOW, CATHERINE RODRIGUES LOPES, LÚCIA FLÁVIA CAMPOS DA SILVA, JANAINA DE LIMA SILVA e CRISTIANE SCHMIDT
REFERÊNCIA: http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/376
TÍTULO: MUDAR FAZ BEM! UM RELATO SOBRE COMO A MUDANÇA DO AMBIENTE REPAGINOU A DINÂMICA DO PROJETO PESQUISA NARRATIVA: MEMORIAIS DE SUJEITOS-PROFESSORES EM FORMAÇÃO? – UFPA
AUTORES: CRISTIANE SCHMIDT, OLIVEIRA, L. C. e SOUZA, A. C. S.
REFERÊNCIA: OLIVEIRA, L. C. ; SCHIMDT, Cristiane; SOUZA, A. C. S. . Mudar Faz Bem! Um relato sobre como a mudança do ambiente repaginou a dinâmica do Projeto Pesquisa Narrativa: Memoriais de Sujeitos-Professores em Formação? – UFPA. In: Neide Araujo Castilho Teno; Ivo Di Camargo Junior. (Org.). Linguagem e Ensino: da Linguística à análise dialógica do texto/discurso. 01ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2021, v. 01, p. 85-95. Disponível em: https://www.academia.edu/99598112/e_Book_LINGUAGEM_E_ENSINO_Da_Lingu%C3%ADstica_%C3%A0_An%C3%A1lise_Dial%C3%B3gica_do_Texto_Discurso
TÍTULO: CONSULTORIA DE UM TILS FRENTE À PANDEMIA EM LIVES MUSICAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO e ROGÉRIO VICENTE FERREIRA
REFERÊNCIA: ARAUJO, B. R. N., FERREIRA, R. V. CONSULTORIA DE UM TILS FRENTE À PANDEMIA EM LIVES MUSICAIS: um relato de experiência. In: Adriano de Oliveira Gianotto; Camila de Araujo Cabral. (Org.). Pesquisas atuais sobre a educação de surdos: avanços e possibilidades. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 77-88.
TÍTULO: O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA SUA CONSTRUÇÃO ENQUANTO SUJEITO.
AUTORES: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO e ALEXANDRA AYACH ANACHE
REFERÊNCIA: ARAUJO, B. R. N., ANACHE, A. A. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais: uma trajetória histórica da sua construção enquanto sujeito. In.: ANACHE, A. A; PIRANDA, E. M. (ORGs.) Desenvolvimento de Tecnologias de ensino acessíveis para formação de conceitos para a educação básica. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com.br/ebooks.php?b=b6Z9AB3g970m2M04uJfvs6HkG5t8TY4X
TÍTULO: A LIBRAS DIANTE DA PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE NO CONTATO LINGUÍSTICO.
AUTORES: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO e ROGÉRIO VICENTE FERREIRA
REFERÊNCIA: ARAUJO, B.R. N., FERREIRA, R. V.A LIBRAS DIANTE DA PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE NO CONTATO LINGUÍSTICO. Revista SOCIODIALETO, v. 11, p. 1, 2021. Disponível em: http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/issue/view/34
TÍTULO: AFLUÊNCIA DE SABERES
AUTORES: MARCOS ROGÉRIO HECK DORNELES
REFERÊNCIA: DORNELES, Marcos Rogério Heck. Afluência de saberes. In: SCHMITT, Adriana Regina Vettorazzi; MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi. (org.). Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinar. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/afluencia-de-saberes
TÍTULO: BUSCA POR ESTUDOS SOBRE PROTÓTIPOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA CRÍTICA
AUTORES: FERNANDA VICTÓRIA CRUZ ADEGAS e VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/revpres/article/view/13623
TÍTULO: O Faz Game como Ferramenta para o Letramento Crítico em Jogos Digitais
AUTORES: VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
REFERÊNCIA: https://www.academia.edu/45828918/Upgrade_jogos_entretenimento_e_cultura
TÍTULO: INTRODUÇÃO AO CAMPO DE ESTUDOS EM LETRAMENTO CRÍTICO EM JOGOS DIGITAIS: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS.
AUTOR: VINÍCIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
REFERÊNCIA: https://www.academia.edu/68557878/Letras_para_a_liberdade_perspectivas_cr%C3%ADticas_no_ensino_de_l%C3%ADnguas_e_literaturas
TÍTULO: UM PERCURSO DE LEITURA PELA REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS
AUTOR: VINÍCIUS MASSAD CASTRO
REFERÊNCIA: CASTRO, V. M. Um percurso de leitura pela revista Línguas e Instrumentos Linguísticos. Línguas e Instrumentos Línguísticos, Campinas, SP, v. 24, n. 47, p. 238–257, 2021. DOI: 10.20396/lil.v24i47.8666703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8666703.
TÍTULO: JUVENTUDE E OS USOS SOCIAIS DAS MÍDIAS.
AUTOR(ES): MÁRCIA GOMES; JOÃO V. REIS; JÚLIA V. SILVA e GEDY B. W. ALVES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/juventude-e-os-usos-sociais-das-midias-o-consumo-midiatico-em-cidades-do-centro?lang=pt-br
TÍTULO: RELATOS SOBRE O ENSINO PANDÊMICO: UM OLHAR COMPARATIVO ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO REMOTO EM 2020 E 2021
AUTOR(ES): CÉLIA REGINA CAPELLINI PETRECHE; RAYANE LENHARO e ELIANE SEGATI RIOS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: https://drive.google.com/file/d/1qGj1rz1JyJl2bXzT6XtpycYdyeNpEgfG/view
TÍTULO: DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DE EX-ALUNOS QUE SE TORNARAM PROFESSORES DO PROGRAMA PARANÁ FALA INGLÊS
AUTOR(ES): GABRIELA PEPIS BELINELLI, DIEGO DE DE MELO FERREIRA, NATHALIA DE SOUZA TONCOVITCH, RAYANE ISADORA LENHARO e ELIANE SEGATI RIOS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: https://drive.google.com/file/d/1qGj1rz1JyJl2bXzT6XtpycYdyeNpEgfG/view
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO NA SURDOCEGUEIRA – A VOZ NA PALMA DA MÃO
AUTOR(ES): SÔNIA M. V. MAIOR; JANÍNA N. M. CARVALHO e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: https://www.unigran.br/dourados/revistas/interletras?trabalho=158
TÍTULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO MORAL EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.
AUTOR(ES): JOSÉ PAULO DOS SANTOS R. DE CASTRO e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/12585
TÍTULO: O EXTRAORDINÁRIO: UMA INFÂNCIA EM MEIO AOS DESAFIOS DA APARÊNCIA.
AUTOR(ES): RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: CASTRO, R. F. S. R. O Extraordinário: uma infância em meio aos desafios da aparência. In: CARVALHO, J. N. M.; SILVA, A. V. N. C. da; ADEGAS, F. V. C.; SILVA, A. J. N. C. (ORGs). Criança/s e Infância/s no Cinema: Possibilidade de Des/Ver Conceitos. Campo Grande: Editora Vez e Voz, 2021, p.115-126.
TÍTULO: O PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA EM CONDIÇÃO DE CEGUEIRA: O MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.
AUTOR(ES): BARBARA SAMUDIO F. VILHAGRA; JOSÉ PAULO DOS SANTOS ROSAS DE CASTRO; VERA LUCIA GOMES e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4610
TÍTULO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE PRECOCIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA EM MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): PRISCILLA B. L. DRULLIS e VERA LUCIA GOMES
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/4502fa_92e74d33ad5346c68afd2afa08fad587.pdf
TÍTULO: O QUARTO DE JACK: RELATOS DE UMA ANÁLISE PSICOLÓGICA
AUTOR(ES): HELEN PAOLA V. BUENO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: O Quarto de Jack: relatos de uma análise psicológica. In: CARVALHO, J. N. M.; SILVA, A. V. N. C. da; ADEGAS, F. V. C.; SILVA, A. J. N. C. (ORGs). Criança/s e Infância/s no Cinema: Possibilidade de Des/Ver Conceitos. Campo Grande: Editora Vez e Voz, 2021, p.89-104. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qzXSFWAc6dNW5t8SEpNTErN_OAsaAyqQ/view?usp=sharing
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA E O IMPACTO DO ABSENTEÍSMO-DOENÇA EM PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AQUIDAUANA/MS/BRASIL
AUTOR(ES): VALQUIRIA T. FRANCO; HELEN PAOLA V. BUENO; ALESSANDRA LAUDELINO; GIOVANNA A. HOLLENDER.
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: FRANCO, V. T.; BUENO, H. P. V.; LAUDELINO, A.; HOLLENDER, G. Qualidade de vida e o impacto do absenteísmo-doença em professores das escolas municipais de Aquidauana/MS/Brasil. In: FRANCO, A. A.; NETO, A. L. (Orgs.). Qualidade de vida e trabalho: conceitos e interfaces na pesquisa científica. Ituiutaba: Barlavento, 2021, p.138-150. Disponível em: https://editorabarlavento.com.br/wp-content/uploads/2024/04/ebook_qualidade-pub-1.pdf
TÍTULO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO/DO FALAR CACERENSE: UM ESTUDO DO USO DOS ALOFONES AFRICADOS [ʤ] e [ʧ].
AUTORES: JÚLIO CEZAR RODRIGUES DA SILVA, RENATA JAGNOW, CATHERINE RODRIGUES LOPES, LÚCIA FLÁVIA CAMPOS DA SILVA, JANAINA DE LIMA SILVA e CRISTIANE SCHMIDT
REFERÊNCIA: SILVA, Júlio Cezar Rodrigues da; JAGNOW, Renata Geretti de Souza; LOPES, Catherine Rodrigues; SILVA, Lúcia Flávia Campos da; SILVA, Janaina de Lima; SCHMIDT, Cristiane. A variação linguística no/do falar cacerense: um estudo do uso dos alofones africados [ʤ] E [ʧ]. Web Revista Sociodialeto, Campo Grande, v. 12, n. 34, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/8088
TÍTULO: CONSULTORIA DE UM TILS FRENTE À PANDEMIA EM LIVES MUSICAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO e ROGÉRIO VICENTE FERREIRA
REFERÊNCIA: ARAUJO, B. R. N., FERREIRA, R. V. CONSULTORIA DE UM TILS FRENTE À PANDEMIA EM LIVES MUSICAIS: um relato de experiência. In: Adriano de Oliveira Gianotto; Camila de Araujo Cabral. (Org.). Pesquisas atuais sobre a educação de surdos: avanços e possibilidades. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 77-88. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35756-pesquisas-atuais-sobre-a-educacao-de-surdosbr-avancos-e-possibilidades-volume-1
TÍTULO: ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS SURDOS NO BRASIL.
AUTORES: BRUNO ROBERTO NANTES ARAUJO e ROGÉRIO VICENTE FERREIRA
REFERÊNCIA: ARAUJO, B. R. N., FERREIRA, R. V. Estudos e pesquisas sobre a educação de indígenas surdos no Brasil. In: Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo; Leidiani da Silva Reis; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi [Orgs.]. (Org.). Estudos linguísticos aplicados às línguas indígenas e à LIBRAS. 1ed.São Carlos – SP: São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 89-106. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1BuY8e4A5465UFwimzIfIoJUXri-6QVkK/view?usp=sharing
TÍTULO: PRECONCEITO CONTRA ALUNOS EM SITUAÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR
AUTOR(ES): ANGELO LUIZ FERRO, BRANCA MARIA DE MENESES, DULCE REGINA DOS SANTOS PEDROSSIAN e REJANE DE AQUINO SOUZA
REFERÊNCIA: FERRO, A. L.; MENESES, B. M.; PEDROSSIAN, D. R. S.; SOUZA, R. A.. Preconceito contra alunos em situação de inclusão escolar. In: 50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia – Resumos de Comunicações Científicas Apresentadas. Ribeirão Preto (SP): Editado pela Sociedade Brasileira de Psicologia, 2021. Disponível em: https://www.sbponline.org.br/arquivos/ANAIS_COMPLETO_50ª_RA_SBP.pdf
TÍTULO: OS (DES)CAMINHOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
AUTOR(ES): BRANCA MARIA DE MENESES, REJANE DE AQUINO SOUZA, DULCE REGINA DOS SANTOSPEDROSSIAN, ANGELO LUIZ FERRO e RAYANE DE SOUSA MATOS ALBUQUERQUE
REFERÊNCIA: MENESES, B. M.; SOUZA, R. A.; PEDROSSIAN, D. R. S.; FERRO, A. L.; ALBUQUERQUE, R. S. M.. Os (Des)Caminhos da Violência Escolar. 1ed. São Paulo: Benjamin Editorial, 2021, 120p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1fpgiT-_w2XDP8Wn73wPbbIZ5PQ0gUFfI/view?usp=sharing
TÍTULO: PRECONCEITO E SURDEZ: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AUTOR(ES): REJANE DE AQUINO SOUZA
REFERÊNCIA: SOUZA, R. A.. Preconceito e surdez: reflexões no contexto da educação inclusiva. In: GIANOTTO, A. O.; CABRAL, C. A.. (Orgs.). Pesquisas atuais sobre a educação de surdos: avanços e possibilidades. 1ed., vol. 1. Curitiba: CRV, 2021, p. 117-127. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35756-pesquisas-atuais-sobre-a-educacao-de-surdosbr-avancos-e-possibilidades-volume-1
TÍTULO: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E A MEMÓRIA DISCURSIVA DA SUBVERSÃO
AUTOR(ES): FELIPE NASCIMENTO; FLAVIO BENAYON e RENATA BRANDÃO
REFERÊNCIA: NASCIMENTO, F.; BENAYON, F.; BRANDAO, R. Condições de produção e a memória discursiva da subversão. In: GALLI, F.; COSTA, A.; NASCIMENTO, M.; FRANÇA, T. (Org.). Práticas contemporâneas em Análise do Discurso: gestos (d)e leituras. 1ed.Recife: Ed. UFPE, 2021, v. 1, p. 29-44. Disponível em: https://books.google.com.br/booksid=Hu9bEAAAQBAJ&newbks=0&lpg=PA342&dq=Pr%C3%A1ticas%20contempor%C3%A2neas%20em%20an%C3%A1lise%20do%20discurso%3A%20gestos%20(de)%20leituras&hl=pt-BR&pg=PA1#v=onepage&q&f=false
TÍTULO: O PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA EM CONDIÇÃO DE CEGUEIRA: O MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.
AUTOR(ES): BARBARA SAMUDIO F. VILHAGRA; JOSÉ PAULO DOS SANTOS ROSAS DE CASTRO; VERA LUCIA GOMES e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
REFERÊNCIA: VILHAGRA, B. F.; CASTRO, J. P. dos S. R. de; GOMES, V. L.; CASTRO, R. de F. S. R. de. O processo educacional da criança em condição de cegueira: o municipio de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 584–601, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4610
TÍTULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO MORAL EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.
AUTOR(ES): JOSÉ PAULO DOS SANTOS R. DE CASTRO e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
REFERÊNCIA: CASTRO, J. P. dos S. R. de; CASTRO, R. de F. S. R. de. Uma investigação sobre educação moral em uma instituição escolar de educação especial do município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n.9, p.23-36, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/12585
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO NA SURDOCEGUEIRA – A VOZ NA PALMA DA MÃO
AUTOR(ES): SÔNIA M. V. MAIOR; JANÍNA N. M. CARVALHO e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: MAIOR, S. M. V.; CARVALHO, J. N. M.; CASTRO, R. de F. S. R. de. A comunicação na surdocegueira – a voz na palma da mão. Interletras, Campo Grande, v. 9, n. 34, p. 01-10, out. 2021. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/revistas/interletras?trabalho=158
TÍTULO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE PRECOCIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA EM MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): PRISCILLA B. L. DRULLIS e VERA LUCIA GOMES
REFERÊNCIA: DRULLIS, P. B. L.; GOMES, V. L. Atendimento educacional especializado para estudantes com características de precocidade em tempos de pandemia em Mato Grosso do Sul. In: MARTINS, D. (Org). Ensino remoto/híbrido: desafios e possibilidades. Santa Maria: Arco Editores, 2021, p.83-97. Disponível em: https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/4502fa_92e74d33ad5346c68afd2afa08fad587.pdf
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
AUTOR(ES): VERA LUCIA GOMES e REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2021
REFERÊNCIA: GOMES, V. L.; OLIVEIRA, R. T. C. A relação entre o público e o privado na política de educação especial do Estado de Mato Grosso do Sul. In: NOZU, W. C. S.; SILVA, A. M.; AGRELOS, C. S. T. (Orgs.). Pesquisas em Educação Especial no Mato Grosso do Sul. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p.93-110. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Pesquisa-em-Educacao-Especial-em-Mato-Grosso-do-Sul-1-1.pdf
TÍTULO: O PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA EM CONDIÇÃO DE CEGUEIRA: O MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL.
AUTOR(ES): BARBARA SAMUDIO F. VILHAGRA; JOSÉ PAULO DOS SANTOS ROSAS DE CASTRO; VERA LUCIA GOMES e RITA DE FÁTIMA SILVA ROSAS DE CASTRO
REFERÊNCIA: VILHAGRA, B. F.; CASTRO, J. P. dos S. R. de; GOMES, V. L.; CASTRO, R. de F. S. R. de. O processo educacional da criança em condição de cegueira: o municipio de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 584–601, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4610
]