Letras – Projetos e Orientações

Projetos
Projetos desenvolvidos por docentes do curso.
Tipo Titulo Docente Coordenador Inicio  Fim
Ensino 8º SEMINÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE LETRAS UFMS/CPAQ Diana Milena Heck (UFMS) 03/2023 12/2023
Pesquisa ANÁLISE DO DISCURSO ECOSSISTÊMICA: REFLEXÕES SOBRE LINGUAGEM E DISCURSO EM DIÁLOGO COM A EPISTÊME ECOLÓGICA  Samuel de Sousa Silva (UFMS) 20/06/2022 20/06/2024
Pesquisa NELIM – NÚCLEO DE ESTUDOS DE ECOLINGUÍSTICA E IMAGINÁRIO Samuel de Sousa Silva (UFMS)
Pesquisa DISPUTA E RESISTÊNCIA NOS MOVIMENTO DO SOCIAL Flavio da Rocha Benayon (UFMS) 01/06/2023 01/06/2028
Pesquisa NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA EM FORMAÇÃO Cristiane Schmidt (UFMS) 01/08/2022 01/08/2027
Pesquisa FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO SURDO Rejane de Aquino Souza (UFMS) 01/09/2022 01/09/2025
Pesquisa BULLYING E PRECONCEITO: DISTINÇÕES E RELAÇÕES Profa. Rejane de Aquino Souza – pesquisadora colaboradora 01/10/2021 01/08/2025
Pesquisa A PRESENÇA DO CINISMO E DO ESTOICISMO NAS LITERATURAS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL DOS SÉCULOS XVI, XVII E XVIII. Edelberto Pauli Júnior (UFMS) 10/07/2022 10/07/2025
Pesquisa LITERATURA BRASILEIRA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS José Alonso Torres, Profa. Diana Milena Heck – pesquisadora colaboradora 01/04/2022 30/04/2026
Pesquisa A MORTE E O MORRER NA LITERATURA LATINO-AMERICANA Diana Milena Heck (UFMS) 02/03/2020 02/03/2024
Pesquisa PRESENÇA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO NA LITERATURA PORTUGUESA NOS SÉCULOS XX E XXI Marcos Rogério Heck Dorneles 18/05/2020 30/04/2024
Ensino Residência Pedagógica: SubProjeto Português/Curso de Graduação Letras
Português/Espanhol/CPAQ – PRP/UFMS
Diana Milena Heck 2022 2024
Extensão Ações de curricularização da extensão em disciplinas de Língua
Espanhola
Diana Milena Heck 2023 2023
Extensão A curricularização do estágio obrigatório no curso de Letras
Português/Espanhol: propostas práticas de regência em língua
espanhola
Diana Milena Heck 2023 2023
Ensino SubProjeto
Interdisciplinar
Português/Inglês e
LetrasPortuguês/Espanhol-
PIBID/UFMS
Cristiane Schmidt  2022 2024
Pesquisa Análise dos princípios das teorias de
multiletramentos no componente de língua inglesa dos materiais didáticos brasileiros.
Rayane
Isadora
Lenharo
2024 2026
Pesquisa Políticas afirmativas na pós-graduação
stricto sensu em educação: acesso,
permanência e titulação
Carina
Elisabeth
Maciel –
Coordenado
ra-FAED/UF
MS/UEMS-CG
Cristiane
Schmidt –
participante
2024 2029
Pesquisa MAIN – Multilingual
Assessment
Instrument for
Narratives: tradução e
adaptação
Antonio C.
S.Souza
(Uems/CG)
Cristiane
Schmidt
participante
2022 2024
Extensão Rondas de Charla Cristina
Maldonado
(CPTL/UFMS

Coordenador
a) –
Edelberto
Pauli Júnior
(Colaborador)
2023
Extensão  Materiais  Didáticos  Interculturais para o Ensino de  Línguas Vinícius 

Massad 

Castro 

(coordenador); Flavio da 

Rocha 

Benayon 

(participante); Cristiane 

Schmidt 

(participante)

2023 2028
Extensão PROGELI- UFMS:

Programa de Extensão de Ensino de Línguas: Língua Alemã Iniciante

Elton 

Furnaletto 

(FAALC/UFMS) 

Cristiane 

Schmidt 

participante

2024 2025
Extensão Web Revista

Sociolinguística e Dialetologia

SOCIODIALETO

Antonio C. 

S.Souza 

(Uems/CG) 

Cristiane 

Schmidt 

participante

 

2022
Extensão Linguística e literatura em relação: a língua como lugar de

interseção

Flavio da 

Rocha 

Benayon 

 

 

2024 2024
Pesquisa Diálogos temáticos e reflexivos em literaturas de expressão iberófona Marcos Rogério Heck Dorneles 2024
Pesquisa Confluências interdisciplinares entre  criação literária, produção cinematográfica e expressão musical Marcos Rogério Heck Dorneles 2024
Pesquisa A escolarização de indígenas terena surdos: desafios e contradições na atuação do tradutor intérprete de línguas de sinais – TILS Bruno Roberto Nantes Araujo 2016 2018
Pesquisa A colonização pela Libras da língua de sinais dos indígenas surdos das aldeias Olho Dágua, Barreirinho e Água Azul, da Terra Indígena Buriti, em Mato Grosso do Sul Bruno Roberto Nantes Araujo 2013 2019
Ensino 4º Seminário para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Letras Bruno Roberto Nantes Araujo 2019 2019
Ensino 5º Seminário para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Letras UFMS/CPAQ Bruno Roberto Nantes Araujo 2020 2020
Ensino 6º Seminário para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Letras UFMS/CPAQ Bruno Roberto Nantes Araujo 2021 2021
Ensino Ciclo de Palestras: práticas pedagógicas inclusivas na educação de surdos Bruno Roberto Nantes Araujo 2023 2023
Ensino Ciclo de Palestras para estudantes no CPAQ: história de vida e práticas pedagógicas inclusivas na educação de surdos Bruno Roberto Nantes Araujo 2024 2024
Extensão Curso de Formação em Libras Bruno Roberto Nantes Araujo 2017 2018
Extensão II Encontro dos Terenas Surdos Bruno Roberto Nantes Araujo 2016 2016
Extensão Curso de extensão para Formação de professores indígenas em língua de sinais indígenas – LSI Bruno Roberto Nantes Araujo 2022 2023
Extensão (Re)conecta Surdos de Mato Grosso do Sul Bruno Roberto Nantes Araujo 2023 2023
Extensão Diálogos interinstitucionais: educação, acessibilidade linguística e inclusão de surdos (2024) Bruno Roberto Nantes Araujo 2024 2024
Orientações
Orientações de acadêmicos da graduação
Orientador Orientado Titulo do Trabalho
José Alonso Torres Gabriela Fontes Gonçalves TRÊS MULHERES EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.
José Alonso Torres Arielle Santana Costa A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM MISSA DO GALO E O ALIENISTA, DE MACHADO DE ASSIS
José Alonso Torres Maristela Jorge de Oliveira Gomes A REPRESENTAÇÃO DA MULHER INDÍGENA NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
José Alonso Torres Kahena Francisquini Pellicioni A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM LUCÍOLA e SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR
Diana Milena Heck Claudia Cristina Joner FACES DA MORTE e DO MORRER EM CONTOS DE LUIZ VILELA
Diana Milena Heck Maria Victória Manduca de Paula e Silva “PENSEI QUE IAM ME CONSTRUIR, MAS ACABARAM ME DESTRUINDO”: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CAROLINA MARIA DE JESUS E A IMPRENSA
Diana Milena Heck Silvania Pinheiro OS IMPACTOS DAS LEIS 11.161/2005 E 13.415/2017 SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO – MS
Diana Milena Heck Jackeliny Sampaio da Silva OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Diana Milena Heck Suzana Paulino da Silva ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL PELA ESCOLHA DO CURSO DE GRADUAÇÃO E HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Rejane de Aquino Sousa Carlos Alexsander Borlinques de Barros MEU PÉ ESQUERDO – CHRISTY BROWN: INCLUSÃO E PRECONCEITO
Marcos Rogério Heck Dorneles Julianna de Lima Ortiz DISSOLUÇÃO SOCIAL E AFLORAMENTO NARRATIVO EM DOIS IRMÃOS.
Marcos Rogério Heck Dorneles Suzy de Oliveira Rodrigues JORNADAS E DESCOBERTAS EM A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA, E BISA BIA, BISA BEL, DE ANA MARIA MACHADO.
Samuel de Sousa Silva Daiane Chamorro MERCADO INTERNACIONAL E O PREÇO DO PÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Samuel de Sousa Silva Lucinete Constantino Eloi “A EVASÃO ESCOLAR NAS ALDEIAS DE MATO GROSSO DO SUL: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ATRATIVIDADE ESCOLAR”
Samuel de Sousa Silva Marília Freire Barros DESIGUALDADE SOCIAL: UMA DENÚNCIA FEITA EM VERSOS
Cristiane Schmidt –PIBIC Ana Julia Alavarce Camara Produção de Documentário Memorialístico: Autobiografias de Professores de Línguas
Cristiane Schmidt –PIBIC Sabrina Lohany de França
Leanes
Relato de experiência: A importância do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores capacitados – Eixo da língua portuguesa.
José Alonso Torres Freire Alline Daniele Charão Escobar O OLHAR DO CONTEMPORÂNEO EM “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS”
José Alonso Torres Freire Cléia de Souza Ribeiro Camargo A POESIA EM SALA DE AULA: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DA ATUAÇÃO DE CECÍLIA MEIRELES COMO EDUCADORA
Flavio da Rocha Benayon – TCC Rian Caetano de Oliveira RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADE: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM
ENTREVISTAS COM LÍDERES
RELIGIOSOS EVANGÉLICOS
Flavio da Rocha Benayon – PIVIC Fernanda Detol da Silva TERRA EM DISPUTA: SENTIDOS EM TENSÃO NO MATO GROSSO DO SUL
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Cássia Ferreira Gomes (em 

andamento)

Constituição infensa em contos de Maria Judite de Carvalho
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Elimara Mendes da Ora (em andamento) Dimensões conflitivas em Contos impopulares, de Agustina Bessa-Luís
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Mônica Monteiro Oruê (em 

andamento)

Ruínas narrativas em O retorno, de Dulce Maria Cardoso.
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Clauber Albres Silva (2023)
Entrelaçamento mitológico temporal em contos de António Vieira
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Paulo César Lopes Pereira (2023) Apreciações críticas e perspectivas compositivas em criações poéticas de Manoel de Barros
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Letícia Dantas da Silva (2023) Reflexões compositivas sobre a morte em “O que cada um disse” e “Corpos”, de Luiz Vilela
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Odaiza Rodem 

Simão (2023)

 

Estudo comparativo entre o Método recepcional e o Letramento literário: avanços e limitações
Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC Laís Gabriela Chimenes Nascimento (em andamento)
Movimentações filosóficas elusivas em narrativas de Machado de Assis
Bruno Roberto Nantes Araujo Giovanna Fernandes Relato e experiência de uma mãe de surdos no município de Aquidauana-MS
Bruno Roberto Nantes Araujo Ronan Sanabria Pires Narrativas de estudantes da EJA e AJA de uma escola estadual do município de Aquidauana/MS: uma análise de suas perspectivas educacionais
Bruno Roberto Nantes Araujo Hudson Correa Genovez Estudos sobre a variação linguística dos sinais -termos das línguas de sinais do Bras
Orientações de Pós-graduação
Orientador Orientado Nível Titulo do Trabalho
José Alonso Torres Samuel de Souza Silva Pós-Doutorado A MULHER, O DESEJO E O MEDO: REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA LITERATURA PELA INTERSECÇÃO ORIENTE-OCIDENTE NA OBRA “AS CABEÇAS TROCADAS” (2000) DE THOMAS MANN
José Alonso Torres Mateus Calvis Soares Mestrado O TEATRO DAS SOMBRAS EM “CICATRIZES DE RISCO/CREPÚSCULO DAS LUZES” (2001), DE CIDA RODRIGUES”.
Cristiane Schmidt Daniele Angélica Borges Foletto

 

Mestrado EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE SÉRIES TELEVISAS.
Cristiane Schmidt Fabiana da Silva Lira Mestrado UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM UMA ESCOLA DO MATO GROSSO A PARTIR DE PRODUÇÕES TEXTUAIS E METODOLOGIAS DE ENSINO
Cristiane Schmidt Yara Fernanda de Oliveira Mestrado A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE CÁCERES-MT
Vinícius Oliveira de Oliveira Helen Castelo Branco de Sousa Especialização CONSTRUINDO SENTIDO COM PICTUREBOOKS EM AULAS DE INGLÊS
Vinícius Oliveira de Oliveira Carmen da Paixão Cavalcante Especialização RECURSOS DIGITAIS COMO ASPECTOS MOTIVACIONAIS NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
Vinícius Oliveira de Oliveira Marco André Franco de Araújo Especialização O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: DA AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS OFICIAIS À

FORMAÇÃO DOCENTE

Vinícius Oliveira de Oliveira Jéssica Gregório Pereira Juvencio Especialização PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Vinícius Oliveira de Oliveira Geraldo José Rodrigues Liska Especialização AVALIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA COM GAMES, GAMIFICAÇÃO E CULTURA MAKER
Cristiane Schmidt Yara 

Fernanda de 

Oliveira

Mestrado 

(PPGL 

UNEMAT)

A Variação Linguística no Contexto Escolar de Língua Portuguesa na Cidade de Cáceres-MT
Cristiane Schmidt Flaviane Leite da 

Silva 

Cassia

Mestrado 

(PPGL 

UNEMAT)

A Variação Linguística do Falar Camponês: um Estudo sobre o Preconceito Linguístico na Escola Estadual Santa Rosa, em São José Dos Quatro Marcos-MT
Cristiane Schmidt Tânia 

Maria 

Sanábria Carvalho Tolotti.

Mestrado 

(PPGL 

UNEMAT)

Um Estudo Sociolinguístico do Cururu frente às Variações e o Preconceito Linguístico
Marcos Rogério Heck Dorneles Ian Rari 

Nogueira Faria

Mestrado

PPGCult 

/UFMS 

(2024)

Contribuições da música regional na construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul – sendas em canções de Geraldo Roca
Marcos Rogério Heck Dorneles Clea 

Marcia 

Lourenço Carvalho

Mestrado

PPGLetras/ 

UFMS (em andamento)

Diálogos narrativos sobre tensões conflitivas e compositivas em contos de James Joyce e Luiz Vilela
Marcos Rogério Heck Dorneles Letícia 

Ribeiro 

Pereira

Mestrado

PPGCult 

/UFMS 

(2024)

Descolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellen Oléria e Carmen Faustino
Marcos Rogério Heck Dorneles Angélica 

Cristina 

da Silva

Mestrado

PPGCult 

/UFMS (em andamento)

Personagens, linguagens, subjetividades na construção de sujeitos em contos de Doramar ou odisseia, de Itamar Vieira Júnior
Marcos Rogério Heck Dorneles Maria de 

Fátima 

Alves 

Bonifácio

Mestrado

PPGCult 

/UFMS (em andamento)

Estudos culturais e narrativas orais: diminuição dos contadores de causos no pantanal e sua influência na transmissão da herança cultural e na construção da identidade local
Marcos Rogério Heck Dorneles (coorientador) Maria 

Luiza 

Correa da Silva

Doutorado

PPGLetras/ 

UFMS (em andamento)

Um feminino-monstruoso fantástico: uma análise comparada de Mandíbula, de Mónica Ojeda, e Raquel 1:1, de Mariana Bastos.
Marcos Rogério Heck Dorneles Enilze de Souza 

Breguedo

Doutorado

PPGLetras/ 

UFMS (em andamento)

A poética inscrita nos contos indígenas de Daniel Munduruku.
Marcos Rogério Heck Dorneles Silvania 

Saldanha 

da Silva.

Doutorado

PPGLetras/ 

UFMS (em andamento)

Acessibilidade literária.
Marcos Rogério Heck Dorneles Ilka 

Vanessa 

Meireles 

Santos

Doutorado

PPGLetras/ 

UFMS (em andamento)

Representações da violência falocrática em contos de Julia Lopes de Almeida, Adalgisa Nery e Alciene Ribeiro Leite