GRUPOS DE PESQUISA DOS DOCENTES

Esta página contém informações sobre os grupos de pesquisa liderados por professores do curso de Letras. Para verificar de quais grupos os professores participam como colaboradores, acesse o currículo Lattes de cada um deles (disponível na página do Coordenação, colegiado e docentes).

1. Literatura e Estudos Interdisciplinares: Assinalar temas, espaços e momentos em que a Literatura e outros ramos dos conhecimentos, saberes e artes se encontram. Em especial, os diálogos realizados entre Literatura, Filosofia, Cinema, Artes Visuais, História e Pedagogia. Evidenciar certos modos de imbricação entre Literatura e outras ciências e artes, numa ambiência de buscas temáticas, de procedimentos comuns e de interpretação da vida e do mundo. Possibilitar uma instância na qual duas áreas se configurem num terceiro campo de ação, de ordenação interacional, vislumbrada em metas transdisciplinares. Buscar a realização de atividades reflexivas, como: de maneira geral, a efetivação de diálogos entre cursos, campi, universidades e grupos de pesquisa; e, de forma específica, a detecção da presença do pensamento filosófico na literatura e a identificação de anteparos retóricos na filosofia.

Líderes: Prof. Dr. Marcos Rogério Heck Dorneles e Prof. Dr. José Alonso Tôrres Freire