Estágio Obrigatório

Para a realização dos estágios, são necessários dois documentos:

  • A carta de apresentação que será disponibilizada pelo seu professor (muitas vezes a escola não exige essa carta);
  • E o termo de compromisso (o fluxograma está disponível aqui)

Passos a serem seguidos para a emissão do termo (o fluxograma está disponível aqui):

  1.  Acesse https://estagio.ufms.br/termo/  e preencha o termo conforme as informações abaixo;
  2. Aguarde a análise da Comissão de Estágio. Se for autorizado, vá para o próximo passo. Se não for autorizado, preencha novamente o formulário. Em ambos os casos, você receberá um e-mail informado da situação. A análise pode levar alguns dias;
  3. A Comissão disponibilizará o termo no SEI (sei.ufms.br) para as assinaturas digitais do acadêmico e do diretor da escola;
  4. Para assinar o termo, é preciso se cadastrar no SEI. Para o procedimento de cadastro, clique aqui.

IMPORTANTE: O termo será autorizado em até 48 horas úteis após o preenchimento (ou seja, não contabilize sábados, domingos e feriados). Caso não tenha recebido nesse período, entre em contato com a Profª. Diana pelo e-mail coelet.cpaq@ufms.br.

No preenchimento de todos esses documentos, são necessárias algumas informações. Veja abaixo a explicação de alguns termos:

  • Concedente = Escola
  • Local de execução de estágio = Repetir todos os dados da escola (pode copiar e colar)

 

Recebe bolsa de estágio? Não

Recebe outra forma de contraprestação? Não (Caso continue aparecendo mais abaixo o campo “Forma de Contraprestação*”, digite nesse campo “Não Há”).

 

Carga horária diária (é uma média padronizada e deve ser inserida no termo exatamente como abaixo)

a) Para Português/Inglês e Português/Espanhol (Inclusive os estágios de português desses cursos), digite 2.

b) Para Português/Literatura, digite 3.

 

Carga horária semanal (é uma média padronizada e deve ser inserida no termo exatamente como abaixo)

a) Para Português/Inglês e Português/Espanhol (Inclusive os estágios de português desses cursos), digite 04 (utilize dois dígitos).

b) Para Português/Literatura, digite 08 (utilize dois dígitos).

 

Plano de atividades para Português/Inglês ou Português/Espanhol:

Copie todo o texto em itálico e cole no termo exatamente como abaixo:

As atividades de estágio são de 51 horas, divididas em leituras obrigatórias, apresentação de resultados, regência e elaboração de relatório. As cargas horárias diária e semanal indicadas nos campos acima são uma média das atividades a serem realizadas, já que as datas da regência são definidas entre o acadêmico, professor supervisor e professor orientador.

 

Plano de atividades para Português/Literatura:

Copie todo o texto em itálico e cole no termo exatamente como abaixo:

As atividades de estágio são de 102 horas, divididas em leituras obrigatórias, apresentação de resultados, regência e elaboração de relatório. As cargas horárias diária e semanal indicadas nos campos acima são uma média das atividades a serem realizadas, já que as datas da regência são definidas entre o acadêmico, professor supervisor e professor orientador.

 

Outras informações importantes

  • Nome completo do supervisor (O professor da escola)
  • Cargo do supervisor: Professor de Língua Portuguesa/Espanhola/Inglesa
  • Data de início = data na qual você pretende começar o seu estágio (Deve ser a data de confecção do termo de compromisso ou o dia posterior. Lembre-se que seu estágio não é só na escola. As leituras e a confecção do relatório também fazem parte do estágio)
  • Término do estágio (previsto) =  data do término do semestre letivo
  • Nome completo do orientador (o professor da UFMS responsável pelo estágio). Logo abaixo, estão os nomes completos e e-mails dos professores.
  • Modelo do termo de compromisso: da UFMS

 

Professores de estágio

Cristiane Schmitd – cristiane_schmitd@ufms.br

Diana Milena Heck – diana.heck@ufms.br

Edelberto Pauli Júnior – edelberto.junior@ufms.br

Vinícius Massad Castro – vinicius.massad@ufms.br

Vinícius Oliveira de Oliveira – v_oliveira@ufms.br

 

Caso falte alguma informação ou haja algo inconsistente, o seu termo será anulado e você terá de preenchê-lo por inteiro novamente.

Em caso de questionamentos, entre em contato com a Profª. Diana pelo e-mail diana.heck@ufms.br.

 

INFORMAÇÕES PARA DOCENTES

Anos em que os alunos devem fazer o estágio no Ensino Fundamental ou Médio: fica ao critério do orientador decidir se o estágio deve ser cumprido em turmas ou anos diferentes.

Reuniões e orientações gerais: O regulamento prevê que uma das atividades do estágio são as orientações gerais. Caso o orientador decida que as orientações gerais são presenciais, os acadêmicos devem ser informados com antecedência e a presença nessas reuniões é obrigatória.

Aprovação no estágio: os estágios não permitem a inclusão de notas no sistema. Esse permite a indicação de aprovado ou reprovado. Para ser aprovado no estágio, os acadêmicos devem cumprir a carga horária em todas atividades de maneira adequada considerando os critérios indicados pelo orientador.

Relatório: O orientador pode definir um modelo para o relatório. Oferecemos o seguinte modelo que deve ser adaptado (Faça o download clicando aqui). Sugerimos que faça a adaptação necessária e disponibilize aos seus estagiários. Os orientadores têm autonomia para solicitar prévias obrigatórias do estágio. A versão final deve ser entregue impressa na data estipulada pelo orientador e repassada para a Comissão de Estágio para arquivamento.

Fichas: As fichas também estão disponíveis nesta pasta. Há uma ficha de avaliação para observação e coparticipação e outra para regência.