Para a realização dos estágios, são necessários dois documentos:
Passos a serem seguidos para a emissão do termo (o fluxograma está disponível aqui):
IMPORTANTE: O termo será autorizado em até 48 horas úteis após o preenchimento (ou seja, não contabilize sábados, domingos e feriados). Caso não tenha recebido nesse período, entre em contato com a Profª. Diana pelo e-mail coelet.cpaq@ufms.br.
No preenchimento de todos esses documentos, são necessárias algumas informações. Veja abaixo a explicação de alguns termos:
Recebe bolsa de estágio? Não
Recebe outra forma de contraprestação? Não (Caso continue aparecendo mais abaixo o campo “Forma de Contraprestação*”, digite nesse campo “Não Há”).
Carga horária diária (é uma média padronizada e deve ser inserida no termo exatamente como abaixo)
a) Para Português/Inglês e Português/Espanhol (Inclusive os estágios de português desses cursos), digite 2.
b) Para Português/Literatura, digite 3.
Carga horária semanal (é uma média padronizada e deve ser inserida no termo exatamente como abaixo)
a) Para Português/Inglês e Português/Espanhol (Inclusive os estágios de português desses cursos), digite 04 (utilize dois dígitos).
b) Para Português/Literatura, digite 08 (utilize dois dígitos).
Plano de atividades para Português/Inglês ou Português/Espanhol:
Copie todo o texto em itálico e cole no termo exatamente como abaixo:
As atividades de estágio são de 51 horas, divididas em leituras obrigatórias, apresentação de resultados, regência e elaboração de relatório. As cargas horárias diária e semanal indicadas nos campos acima são uma média das atividades a serem realizadas, já que as datas da regência são definidas entre o acadêmico, professor supervisor e professor orientador.
Plano de atividades para Português/Literatura:
Copie todo o texto em itálico e cole no termo exatamente como abaixo:
As atividades de estágio são de 102 horas, divididas em leituras obrigatórias, apresentação de resultados, regência e elaboração de relatório. As cargas horárias diária e semanal indicadas nos campos acima são uma média das atividades a serem realizadas, já que as datas da regência são definidas entre o acadêmico, professor supervisor e professor orientador.
Outras informações importantes
Professores de estágio
Diana Milena Heck – diana.heck@ufms.br
Edelberto Pauli Júnior – edelberto.junior@ufms.br
José Alonso Tôrres Freire – jose.freire@ufms.br
Lovania Roehrig Teixeira – lovania.teixeira@ufms.br
Samuel de Sousa Silva – samuel_silva@ufms.br
Vinícius Massad Castro – vinicius.massad@ufms.br
Vinícius Oliveira de Oliveira – v_oliveira@ufms.br
Caso falte alguma informação ou haja algo inconsistente, o seu termo será anulado e você terá de preenchê-lo por inteiro novamente.
Em caso de questionamentos, entre em contato com a Profª. Diana pelo e-mail diana.heck@ufms.br.
INFORMAÇÕES PARA DOCENTES
Anos em que os alunos devem fazer o estágio no Ensino Fundamental ou Médio: fica ao critério do orientador decidir se o estágio deve ser cumprido em turmas ou anos diferentes.
Reuniões e orientações gerais: O regulamento prevê que uma das atividades do estágio são as orientações gerais. Caso o orientador decida que as orientações gerais são presenciais, os acadêmicos devem ser informados com antecedência e a presença nessas reuniões é obrigatória.
Aprovação no estágio: os estágios não permitem a inclusão de notas no sistema. Esse permite a indicação de aprovado ou reprovado. Para ser aprovado no estágio, os acadêmicos devem cumprir a carga horária em todas atividades de maneira adequada considerando os critérios indicados pelo orientador.
Relatório: O orientador pode definir um modelo para o relatório. Oferecemos o seguinte modelo que deve ser adaptado (Faça o download clicando aqui). Sugerimos que faça a adaptação necessária e disponibilize aos seus estagiários. Os orientadores têm autonomia para solicitar prévias obrigatórias do estágio. A versão final deve ser entregue impressa na data estipulada pelo orientador e repassada para a Comissão de Estágio para arquivamento.
Fichas: As fichas também estão disponíveis nesta pasta. Há uma ficha de avaliação para observação e coparticipação e outra para regência.