IV Congresso Internacional de História Regional teve palestras, shows e muito mais; veja as fotos

Postado por: Joao Doarth

Com um belíssimo show do Grupo Acaba, encerrou-se ontem (13) o IV Congresso Internacional de História Regional, promovido pela UFMS no Campus de Aquidauana (CPAQ). O evento contou com programação variada: foram palestras, mesas de debates, visita ao Porto Canuto, apresentações de trabalhos, apresentação de orquestra, show com o Grupo Acaba e muito mais (veja as fotos).

O IV Congresso Internacional de História Regional, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Esselin, foi realizado entre os dias 11, 12 e 13 de junho de 2018com o tema “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”. Nos três dias, houve atividades como a visita ao Porto Canuto e discussões aprofundadas sobre o Brasil, o Paraguai, o Uruguai, a Argentina e os povos indígenas na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.

Na terça-feira (12) à noite, o evento promoveu, além das palestras, a apresentação do grupo de câmara de Orquestra Sinfônica “Pantanal Group”, um quarteto musical campo-grandense composto pelos instrumentistas de violino, viola, violoncelo e flauta. A apresentação encantou os presentes!

Público prestigiou diversas atividades, tanto acadêmicas como culturais, de muita qualidade! (Clique na foto para aumentar)

Na quarta-feira (13) à noite, houve uma apresentação com o Grupo Acaba, um grupo de música regional de raiz de Mato Grosso do Sul, fundado em 1969 no Pantanal com o objetivo de pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do antigo Estado de Mato Grosso e atual Mato Grosso do Sul. Foi mais uma atividade cultural de prestígio trazida para a comunidade aquidauanense!

Confira as fotos do IV Congresso Internacional de História Regional, clique aqui (álbum de fotos).

O CPAQ parabeniza os organizadores pelo excelente evento realizado!

Sobre o IV Congresso Internacional de História Regional

O evento propôs estimular novas discussões sobre o tema da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e seus desdobramentos posteriores, no intuito de buscar uma interpretação supranacional a respeito de um evento de fundamental importância para a conformação territorial e geopolítica da região platina, em particular, e da América do Sul. Isso porque, no geral, os episódios relacionados à Guerra são apreendidos parcialmente na esfera da reconstituição política das histórias nacionais brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia, fazendo com que importantes processos de interdependência e interinfluência política, econômica, demográfica ambiental, cultural e social sejam minimizados e, não raro, ignorados.

Orquestra Sinfônica de Campo Grande encantou os participantes do IV Congresso Internacional de História Regional (Clique na foto para aumentar)

O IV Congresso Internacional de História Regional “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai” pretende ser um evento bianual, organizado pelos cursos de graduação em História, Geografia, Turismo e o Mestrado em Geografia do CPAQ, e do Mestrado em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal da UFMS. Tem como principal característica a interdisciplinaridade, ou seja, o respeito e o interesse pela diversidade de temas ligados à Guerra do Paraguai e à Consolidação dos Estados Nacionais que fazem parte da Bacia Platina, desta forma, garantindo a pluralidade temática e atraindo participantes de outras unidades da federação e dos países platinos.

De fato, passados 150 anos da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a região platina enseja, na contemporaneidade, uma diversidade territorial, um espaço de contradições, representações sociais divergentes e convergentes, percepções difusas, multiculturalismo, difusão de línguas e identidades. São essas algumas das questões que o IV Congresso Internacional de História Regional “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai” pretende debater com o público participante, por meio da produção científica construída por pesquisadores brasileiros e aqueles oriundos dos países platinos.

O evento foi realizado entre os dias 11, 12 e 13 de junho, nas dependências do CPAQ. Para quaisquer dúvidas ou apontamentos, entre em contato pelo e-mail ivcongressointernacional@hotmail.com ou pelos telefones 067 99944-9165 ou 067 99138-1183.