IV Congresso Internacional de História Regional se encerra hoje (13), participem!

Postado por: Joao Doarth

Entre os  dias 11, 12 e 13 de junho de 2018, está sendo realizado no Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) o IV Congresso Internacional de História Regional, com o tema “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”.

Para o encerramento do evento, que já recebeu a Orquestra Sinfônica de Campo Grande (MS) na última terça (12), haverá uma apresentação com o Grupa Acaba, nesta quarta (13), no anfiteatro Dóris Mendes Trindade, unidade I do CPAQ/UFMS. A apresentação tem previsão de início às 20h30, após as duas palestras programadas.

Na noite desta quarta (13), também será realizada a conferência de encerramento, com palestras do professor Paulo Eduardo Cabral (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul – IHGMS) e do Cel. Dr. Antônio Ferreira Sobrinho (Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército – CEPHiMEx).

Confira a programação completa em: https://congressohistoriacpaq.ufms.br/programacao/.

Sobre o IV Congresso Internacional de História Regional

O Evento propõe estimular novas discussões sobre o tema da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e seus desdobramentos posteriores, no intuito de buscar uma interpretação supranacional a respeito de um evento de fundamental importância para a conformação territorial e geopolítica da região platina, em particular, e da América do Sul. Isso porque, no geral, os episódios relacionados à Guerra são apreendidos parcialmente na esfera da reconstituição política das histórias nacionais brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia, fazendo com que importantes processos de interdependência e interinfluência política, econômica, demográfica ambiental, cultural e social sejam minimizados e, não raro, ignorados.

O IV Congresso Internacional de História Regional “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai” pretende ser um evento bianual, organizado pelos cursos de graduação em História, Geografia, Turismo e o Mestrado em Geografia do CPAQ, e do Mestrado em Estudos Fronteiriços do Câmpus do Pantanal da UFMS. Tem como principal característica a interdisciplinaridade, ou seja, o respeito e o interesse pela diversidade de temas ligados à Guerra do Paraguai e à Consolidação dos Estados Nacionais que fazem parte da Bacia Platina, desta forma, garantindo a pluralidade temática e atraindo participantes de outras unidades da federação e dos países platinos.

De fato, passados 150 anos da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, a região platina enseja, na contemporaneidade, uma diversidade territorial, um espaço de contradições, representações sociais divergentes e convergentes, percepções difusas, multiculturalismo, difusão de línguas e identidades. São essas algumas das questões que o IV Congresso Internacional de História Regional “O expansionismo brasileiro sobre a Bacia Platina e a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai” pretende debater com o público participante, por meio da produção científica construída por pesquisadores brasileiros e aqueles oriundos dos países platinos.

O evento está sendo realizado entre os dias 11, 12 e 13 de junho, nas dependências do CPAQ. Para quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail ivcongressointernacional@hotmail.com ou pelos telefones 067 99944-9165 ou 067 99138-1183.

Confira a quarta circular do IV Congresso Internacional de História Regional, clique aqui (4ª Circular).