Integra UFMS – Teatro na Universidade aproxima o contato de estudantes com a arte

“Teatro na Universidade – Ano IV – Balanço e Perspectivas” é um projeto de cultura desenvolvido no Campus de Aquidauana (CPAQ) com o objetivo de aproximar estudantes de Aquidauana e Anastácio ao contato criativo com a arte do teatro. A ação é coordenada pelo professor José Alonso Torres Freire, com direção artística de Bianca Machado.

Criado em 2017, o grupo de teatro é composto prioritariamente por acadêmicos do CPAQ. O projeto é representado no Integra UFMS pelo estudante de Letras Lucas Pereira da Silva Santos. “A primeira apresentação da companhia foi em homenagem a Clarice Lispector, uma grande escritora nacional. Em 2018, fizemos uma releitura da peça ‘Apareceu a margarida’ de Roberto Athayde. Já em 2019 homenageamos um grande escritor Português, Fernando Pessoa”, descreve.

Grupo inicou em 2017 e vem inovando suas atividades em cada ano (clique para aumentar)

Durante os quatro anos de trajetória, o grupo apresentou as peças: “A hora da Estrela Clarice Lispector”, “Todos querem ser Dona Margarida!”, “Cartas de Amor”, e os esquetes “O coração delator” e “Os pacotes do Capitão”. As apresentações foram realizadas na Semana da Consciência Negra da UFMS em Aquidauana, Festival Mais Cultura em Campo Grande e Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Aquidauana. Em dezembro de 2019, o grupo de teatro apresentou a peça “Cartas de Amor” na Casa do Dr. Gabi em Corumbá, ambiente histórico que promoveu experiências inovadoras aos integrantes.

Em virtude da pandemia, os trabalhos de 2020 estão sendo desenvolvidos remotamente. Para expressar os sentimentos aflorados durante a quarentena, o grupo está produzindo um novo projeto em formato de vídeo intitulado “Ensaios sobre a irrealidade cotidiana”, composto por poesias de diversos autores.

Veja o resumo e a apresentação aqui, ou assista ao vídeo abaixo:

Texto e imagens: Juliana Ovelar – Estagiária da Agecom no CPAQ