Integra UFMS – Canto Coral une estudantes e comunidade com a arte da música

Colaborar com a formação cultural da comunidade interna e externa da UFMS é o objetivo do “Projeto Canto Coral – CPAQ”, desenvolvido no Campus de Aquidauana. A ação é coordenada pelas professoras Cinara Baccili Ribeiro (IFMS) e Ana Paula Archanjo Batarce.

Em execução desde 2017, os encontros reúnem técnicos, professores, acadêmicos da UFMS e IFMS, e a comunidade local. “Nos encontros os participantes aprendem teoria musical, exercícios respiratórios e aquecimento vocal. Ao final do semestre, realizaremos uma apresentação regional cujo compositor é Marcos Araújo. Na apresentação, colocaremos em prática tudo que aprendemos no decorrer do semestre”, explica Caroline Rodrigues de Souza, estudante de Matemática.

Devido a pandemia, as reuniões estão sendo realizadas semanalmente pelo Google Meet. Neste novo cenário, a metodologia foi adaptada para proporcionar a interação entre os integrantes do projeto por meio do desenvolvimento de canto a duas vozes e auxiliar no resgate da cultura musical e sua permanência.

O Projeto Canto Coral atua diretamente na formação cultural da comunidade interna e externa. Sua realização enriquece o saber artístico e aperfeiçoa a capacidade dos integrantes, a partir da apreciação musical.

A apresentação e o resumo do trabalho podem ser conferidos aqui. Veja abaixo o vídeo de apresentação:

Texto e imagens: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)