Inscrições abertas para o Curso Desmistificando o TCC em Administração

Postado por: Marco Santos

A proposta do Projeto de Ensino de Graduação Desmistificando o TCC em Administração – Curso – III Edição baseia-se na verificação da necessidade de complementar conteúdos referentes à pratica da pesquisa, em especial à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração do Campus de Aquidauana. Segundo a Professora Daniela Althoff Philippi, Coordenadora do Projeto, o seu objetivo, por meio de um curso, é facilitar o processo de pesquisa e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), agora com TCC 1 – projeto de pesquisa – e TCC 2 – com a execução da pesquisa e a sua conclusão – contribuindo para o maior êxito dos alunos e para elevar a qualidade da produção científica.

Organização do Curso

O Curso será remoto e organizado em quatro blocos, que contemplam o que é pesquisa científica, assuntos e temas de pesquisa em Administração, passos da pesquisa, tipos e estratégia de pesquisa, normas e procedimentos para a elaboração do TCC no Curso, entre outros.

Público-alvo e Vagas

O Curso tem como público-alvo e previsão de participantes em quantidade: 40 vagas para alunos do Curso de Administração do CPAQ que estão cursando ou já cursaram a disciplina de Metodologia Científica e 40 vagas para alunos matriculados no componente curricular não disciplinar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no primeiro semestre de 2022, no Curso de Administração do CPAQ, totalizando-se 80 vagas.

Inscrições

Se você tem interesse e se enquadra no perfil do público-alvo, clique no link a seguir para fazer sua inscrição: https://forms.gle/v49QutFSU1ZhraQ49

Funcionamento

O Curso será remoto e dividido em quatro blocos, cada um com 5 horas, incluindo as aulas, leituras, atividades e materiais postados aos sábados, totalizando-se 20 horas de curso. Serão utilizados recursos interativos, como Google Meet ou outros, aulas gravadas, a serem disponibilizadas no Google Classroom, atividades com o uso do Google Forms, comunicação via e-mail, entre outros.

Cronograma

21/05/22 – sábado – 8 h – postagem dos Blocos A e B; remoto: aulas gravadas e atendimento on-line, no Google Meet, pela Professora Daniela.

28/05/22 – sábado – 8 h – postagem dos Blocos C e D; remoto: aulas gravadas e atendimento on-line, no Google Meet, pela Professora Daniela.

04/06/22 – sábado – 17h – prazo limite para envio de respostas das atividades do Curso pelos inscritos.

Conteúdos e Ministrantes

Bloco A –  Ministrante: Profª. Dra. Daniela Althoff Philippi e Acadêmica Elen Flôres Alfredo

Desafios e incentivos no TCC do Curso de Administração – participação da aluna e integrante do Projeto Elen Flôres Alfredo;

Paradigma e ciência (Kuhn);

Ciência: por quê? Para quê?;

Orientações metodológicas: teoria crítica, positivismo etc;

Campos de estudos em Administração;

O que é um Trabalho Final de Graduação (TGF) e o que é um artigo científico?;

Organização lógica do texto científico.

Bloco B – Profª. Dra. Karoline Ferreira Kinoshita Goes

Classificações metodológicas: quanto aos objetivos, estratégias de pesquisa, menção sucinta sobre diferenças entre e quantitativa etc;

Citação direta, citação indireta e referências com base no Manual de TCCs e Dissertações da UFMS/ CPAQ;

Formatação, conforme o Manual de TCCs e Dissertações da UFMS/ CPAQ;

O TCC no Curso de Administração (modalidade artigo);

Pesquisa qualitativa: características e exemplos.

Bloco C – Profª. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo

Pesquisa quantitativa: características e exemplos;

Importância e os procedimentos na busca de referências da área de Administração, incluindo, especialmente, periódicos e anais de eventos na área de administração;

Leitura e fichamentos: como organizar?

Bloco D – Profª. Dra. Gercina Gonçalves da Silva

Plágio: o que é e por que é proibido;

As etapas da pesquisa: importância de um cronograma;

Técnicas de coleta de dados: documentos, observação, entrevistas, questionários etc;

Cuidados na condução e nos registros dos dados coletados.

Ministrantes

Clique aqui para conhecer as ministrantes do Curso Desmistificando o TCC em Administração.

Informações: Daniela Philippi

Texto: Marco Santos