Inscrições abertas para o Curso Desmistificando o TCC em Administração
A proposta do Projeto de Ensino de Graduação Desmistificando o TCC em Administração – Curso – III Edição baseia-se na verificação da necessidade de complementar conteúdos referentes à pratica da pesquisa, em especial à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração do Campus de Aquidauana. Segundo a Professora Daniela Althoff Philippi, Coordenadora do Projeto, o seu objetivo, por meio de um curso, é facilitar o processo de pesquisa e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), agora com TCC 1 – projeto de pesquisa – e TCC 2 – com a execução da pesquisa e a sua conclusão – contribuindo para o maior êxito dos alunos e para elevar a qualidade da produção científica.
Organização do Curso
O Curso será remoto e organizado em quatro blocos, que contemplam o que é pesquisa científica, assuntos e temas de pesquisa em Administração, passos da pesquisa, tipos e estratégia de pesquisa, normas e procedimentos para a elaboração do TCC no Curso, entre outros.
Público-alvo e Vagas
O Curso tem como público-alvo e previsão de participantes em quantidade: 40 vagas para alunos do Curso de Administração do CPAQ que estão cursando ou já cursaram a disciplina de Metodologia Científica e 40 vagas para alunos matriculados no componente curricular não disciplinar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no primeiro semestre de 2022, no Curso de Administração do CPAQ, totalizando-se 80 vagas.
Inscrições
Se você tem interesse e se enquadra no perfil do público-alvo, clique no link a seguir para fazer sua inscrição: https://forms.gle/v49QutFSU1ZhraQ49
Funcionamento
O Curso será remoto e dividido em quatro blocos, cada um com 5 horas, incluindo as aulas, leituras, atividades e materiais postados aos sábados, totalizando-se 20 horas de curso. Serão utilizados recursos interativos, como Google Meet ou outros, aulas gravadas, a serem disponibilizadas no Google Classroom, atividades com o uso do Google Forms, comunicação via e-mail, entre outros.
Cronograma
21/05/22 – sábado – 8 h – postagem dos Blocos A e B; remoto: aulas gravadas e atendimento on-line, no Google Meet, pela Professora Daniela.
28/05/22 – sábado – 8 h – postagem dos Blocos C e D; remoto: aulas gravadas e atendimento on-line, no Google Meet, pela Professora Daniela.
04/06/22 – sábado – 17h – prazo limite para envio de respostas das atividades do Curso pelos inscritos.
Conteúdos e Ministrantes
Bloco A – Ministrante: Profª. Dra. Daniela Althoff Philippi e Acadêmica Elen Flôres Alfredo
Desafios e incentivos no TCC do Curso de Administração – participação da aluna e integrante do Projeto Elen Flôres Alfredo;
Paradigma e ciência (Kuhn);
Ciência: por quê? Para quê?;
Orientações metodológicas: teoria crítica, positivismo etc;
Campos de estudos em Administração;
O que é um Trabalho Final de Graduação (TGF) e o que é um artigo científico?;
Organização lógica do texto científico.
Bloco B – Profª. Dra. Karoline Ferreira Kinoshita Goes
Classificações metodológicas: quanto aos objetivos, estratégias de pesquisa, menção sucinta sobre diferenças entre e quantitativa etc;
Citação direta, citação indireta e referências com base no Manual de TCCs e Dissertações da UFMS/ CPAQ;
Formatação, conforme o Manual de TCCs e Dissertações da UFMS/ CPAQ;
O TCC no Curso de Administração (modalidade artigo);
Pesquisa qualitativa: características e exemplos.
Bloco C – Profª. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo
Pesquisa quantitativa: características e exemplos;
Importância e os procedimentos na busca de referências da área de Administração, incluindo, especialmente, periódicos e anais de eventos na área de administração;
Leitura e fichamentos: como organizar?
Bloco D – Profª. Dra. Gercina Gonçalves da Silva
Plágio: o que é e por que é proibido;
As etapas da pesquisa: importância de um cronograma;
Técnicas de coleta de dados: documentos, observação, entrevistas, questionários etc;
Cuidados na condução e nos registros dos dados coletados.
Ministrantes
Clique aqui para conhecer as ministrantes do Curso Desmistificando o TCC em Administração.
Informações: Daniela Philippi
Texto: Marco Santos