1ª Semana Acadêmica Virtual de Pedagogia vai até sexta-feira; acompanhe

Entre os dias 24 e 28 de agosto, o curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ) realiza a 1ª Semana Acadêmica Virtual de Pedagogia. O evento, que apresenta o tema “A atuação do pedagogo e sua relação com a formação docente”, será realizado totalmente on-line pela página do Campus de Aquidauana no Facebook e terá apresentações culturais, lives, palestras e minicursos em sua programação. As inscrições já foram encerradas.

A Semana Virtual de Pedagogia tem o objetivo de “aproximar acadêmicos e professores por meio de discussões e explanações referentes ao curso de Pedagogia, de modo a suscitar a continuidade do interesse acadêmico pelos estudos, com temas instigantes no contexto do isolamento social”, destaca uma das organizadoras do evento, professora Luci Carlos de Andrade.

Sobre o formato virtual do evento, a coordenadora do curso, Janete Rosa da Fonseca, destaca que atualmente estamos vivendo um momento em que reinventar é a palavra de ordem. “Estamos nos reinventando constantemente e este formato de evento nos remete a um ambiente de inovação, criatividade e transformação. A interação será diferente, mas o objetivo principal se mantém, produzindo e disseminando novos conhecimentos”, disse. “Espera-se proporcionar momentos importantes de enriquecimento do saber acadêmico, pois o evento irá reunir temáticas atuais e significativas para ampliar os conhecimentos profissionais e intelectuais dos participantes”, conclui.

Programação

A programação será transmitida ao vivo pela página do Campus de Aquidauana no Facebook (clique aqui). A abertura será às 13h do dia 24 de agosto. Além da apresentação cultural da Escola de Capoeira Roda de Bamba do Mestre Leandro, será realizada, às 13h15, a palestra de abertura sobre “A BNCC e o impacto no trabalho docente na educação infantil”, ministrada por Ordália Alves de Almeida.

Evento contará com atividades variadas durante sua programação (clique para aumentar)

Ainda no dia 24, às 15h30, está programada uma live sobre “A descolonialidade em questão: a necessidade de uma pedagogia pautada no multiculturalismo”, com os docentes Janete Rosa da Fonseca, David Arenas Carmona, Fátima Cristina Duarte Ferreira e acadêmica Julia Araújo do 7º semestre de Pedagogia (UFMS/CPAQ).

No dia 25, às 13h, será apresentado um vídeo motivacional de sapateado para os acadêmicos. Às 13h15, as atividades seguem com uma live sobre “Diálogos e vivências na docência pela arte e ludicidade: tempo de redescobertas”, com Franchys Marizethe Nascimento Santana (UFMS/CPAQ) e Ana Lúcia Gomes da Silva, do Espaço Eco Pantaneiro. Mais tarde, às 15h30, será realizado um minicurso com as convidadas Aparecida de Sousa dos Santos (UFMS e UCDB) e Elisangela Castedo Maria do Nascimento (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), com a temática “O ensino de ciências da natureza em tempos de pandemia”.

Já no dia 26, às 13h, haverá uma apresentação cultural de Claúdia Diniz (UCDB) intitulada “Corpo em movimento”. Às 13h15, os convidados José Aparecido da Costa (UEMS) e Márcia Capellini (Secretaria Municipal de Educação de Anastácio) realizarão uma live abordando o tema “Formação docente e educação especial: como estabelecer diálogos?”. Para concluir as atividades do dia, será ministrado às 15h30, um minicurso sobre “Linguagem corporal e empatia como ferramentas para a profissão docente”, com a professora Lucimara Cabreira Benitez.

Às 13h, do dia 27, haverá a apresentação de um vídeo do coral intitulada “Bohemian Rhapsody By QUEEN”. A partir das 13h15, Luci Carlos de Andrade e Helen Paola Vieira Bueno realizam a live sobre “A identidade docente e a saúde mental na formação do professor”. Já às 15h30, será ministrada uma palestra sobre “A infância como categoria social e a criança como ator social na Educação Infantil”, por Janaina Nogueira Maia Carvalho.

Para o encerramento do evento, no dia 28, às 13h, a acadêmica Josiane Nunes do 3º semestre de Pedagogia fará uma apresentação cultural com a musica “Vai valer à pena”. A partir das 13h15, a convidada Milene Bartolomei Silva ministrará a palestra de encerramento da Semana abordando o tema “O protagonismo da criança e a intencionalidade do professor”.

A 1ª Semana Acadêmica Virtual de Pedagogia está sendo organizada pelas professoras Helen Paola Vieira Bueno e Luci Carlos de Andrade, juntamente com a coordenação do curso de Pedagogia. O evento emitirá o certificado de 30 horas e haverá interpretação em Libras durante as atividades.

Certificados e controle de presenças

Para receber o certificado da Semana, o inscrito deverá participar de 75% ou mais das atividades propostas no evento, incluindo Apresentações diversas, Minicursos, Palestras e Lives.  Durante o evento será disponibilizado um link para que o participante preencha um formulário on-line e marque sua presença na Semana. O controle de presenças será realizado pelo preenchimento deste formulário. Portanto, para cada dia do evento será disponibilizado um link diferente.

Obs: Receberão certificado somente os inscritos que participarem de 75% ou mais das atividades propostas no evento e realizarem o preenchimento do formulário on-line.

Dúvidas podem ser esclarecidas pela professora Helen Paola Vieira Bueno, pelo e-mail helen.bueno@ufms.br, ou pelo link disponível aqui, no final da página, em “Fale com o organizador”.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária de comunicação no CPAQ)