Imposto de renda: quais os documentos necessários para a declaração?

O quarto conteúdo do projeto “Adm CPAQ no IR 2020” acaba de ser lançado. A ação do curso de Administração visa auxiliar contribuintes na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física deste ano.

Três conteúdos foram tratados anteriormente pelo projeto, o primeiro abordou os dependentes e os alimentandos e o segundo, os novos prazos no preenchimento da declaração de IRPF; o terceiro discutiu os aluguéis no IR 2020. O quarto conteúdo, por sua vez, discute uma informação primordial no início da declaração de cada contribuinte: os documentos necessários para a declaração do IR 2020.

As orientações foram feitas por vídeo, pelo acadêmico Lucas Xavier, do curso de Administração, que explicou quais são os principais documentos exigidos pelo sistema do governo federal.

Lucas explica que existem diferenças entre o contribuinte que declara pela primeira vez e o contribuinte que já realizou a declaração em anos anteriores. “Para você que vai declarar pela primeira vez, serão necessários alguns documentos, como CPF, título do eleitor, endereço residencial e informações bancárias. Para quem já declarou no ano anterior, será necessário o número do recibo”, diz o estudante.

Confira o vídeo #4 – Documentos necessários na declaração do IR 2020 (Lucas Xavier)

Você pode enviar suas dúvidas pelo e-mail admirpf.cpaq@ufms.br, ou pelos canais de comunicação da UFMS/CPAQ: facebookinstagram ou fale conosco (site).

Sobre o projeto

Pelo segundo ano consecutivo, alunos e professores do Curso de Administração do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS prestarão serviço à comunidade local, auxiliando no preenchimento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Em 2020, serão divulgados semanalmente vídeos e orientações com informações sobre o preenchimento da declaração, que deve ser entregue até o dia 30 de junho de 2020.

As pessoas que desejarem podem encaminhar suas perguntas para o e-mail admirpf.cpaq@ufms.br, que serão respondidas pela equipe de alunos e professores em vídeo ou por escrito. Também está prevista a realização de webinars, onde as pessoas poderão tirar suas dúvidas ao vivo.

O projeto é coordenado pela Profa. Ana Graziele Lourenço Toledo. Os materiais serão postados semanalmente na página https://cpaq.ufms.br/impostoderenda, disponível também na página do curso de Administração, no menu lateral “ADM/CPAQ no IR 2020”.