I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia será realizada no próximo sábado (24); participe

No próximo sábado (24/03), será realizado o evento I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na unidade II da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ). A participação é gratuita e todos serão muito bem-vindos!

O evento terá programação variada. Veja, a seguir, as atividades a serem desenvolvidas:

• 08h – Preparação de Frutíferas Nativas para uso em Sistemas Agroflorestais (SAFS) – Tarcísio Kurt
  • 12h – Almoço (trazer pratos e talheres)
  • 13h – Cine Coletivo: o veneno está na mesa
  • 14h – Atividades esportivas e culturais: Cypher de Bboys, Batalha do Salão ed. especial, Slackline, Vôlei e Futebol.
  • Haverá também troca de livros no evento.

I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia será realizada na unidade II do CPAQ, no sábado (24/03), a partir das 08h (clique para aumentar)

Obs.: ir com roupa para campo (chapéu, sapato fechado e camisa).

Com o objetivo de promover a produção de conhecimento através de discussões e práticas acerca da agroecologia e estimular a interação dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Câmpus de Aquidauana (CPAQ), juntamente com a comunidade e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a I Oficina de Aprendizagem e Agroecologia espera fomentar a prática de ações voltadas à melhoria de questões ambientais, sobretudo com o plantio de mudas de árvores nas dependências da unidade II do CPAQ, em um contexto de interação em prol do meio ambiente.

A agroecologia se apresenta como uma forma de unir técnicas ecológicas à sustentabilidade ambiental, podendo ser entendida como uma ciência que estabelece as bases para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis e de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Com o estudo e prática da técnica de alporquia (que será realizada), a qual visa promover o enraizamento de parte de um galho, ainda conectado com a planta-matriz, por meio do anelamento do ramo, os participantes terão, na prática, a experiência do plantio de mudas.

O evento está sendo organizado por membros das atléticas do CPAQ e por membros do grupo “Coletivo de Agroecologia” e conta com o apoio da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer do CPAQ, da Prefeitura de Aquidauana e dos grupos Cypher de Bboys e Batalha de Salão.

Para quaisquer dúvidas, entrem em contato com o acadêmico Gabriel Saldanha, do curso de História do CPAQ!