I Jogo de Malha da UFMS/CPAQ será realizado em junho

Postado por: Joao Doarth

Toda a comunidade acadêmica da UFMS está convidada a participar do I Jogo de Malha da UFMS/CPAQ, a ser realizado no dia 10 de junho, a partir das 15h. O evento conta com organização dos acadêmicos do 3º semestre Turismo e propõe ser uma momento de aprendizado sobre um esporte diferente e tradicional – o Jogo de Malha.

Trata-se da primeira ação em prol da divulgação e socialização deste jogo em Aquidauana, a ser realizada no Centro Esportivo José Campelo (área externa do Ginásio Poliesportivo).

Esta prática é resultado do processo avaliativo da disciplina de Gestão do Lazer e Entretenimento, que prevê a elaboração e execução de uma prática de lazer pelos grupos, no intuito de difundir e fomentar o lazer.

Segundo a Profa. Patrícia, responsável pela disciplina, a ação é baseada na vivência lúdica dos participantes: “a ação é pautada no entendimento de uma dimensão da cultura constituída por meio da vivência lúdica de manifestações em um tempo/espaço, conquistado pelo sujeito ou grupo social, estabelecendo relações de interação e socialização com os envolvidos na prática”.

A inscrição será feita por duplas. Os interessados poderão encaminhar os nomes das duplas para o número de whattsapp: (67) 9988-57961 (Caio Mendes) ou 99600-6489 (Hélida Lipu), até dia 08/06 (sábado).

As três primeiras duplas vencedoras receberão medalhas como premiação.

Venham se divertir, conhecer este jogo e fazer amigos! Veja abaixo um vídeo com a explicação sobre o jogo:

Sobre o Jogo de Malha

A Malha é um jogo de origem antiga. Sua prática é relatada desde que começaram a ferrar os cavalos do exército romano. Para ocupar as horas de lazer nos acampamentos, os soldados tiveram a ideia de aproveitar as ferraduras imprestáveis. O jogo consiste em arremessar as ferraduras em direção a um pino com o objetivo de derrubá-lo.

Jogava-se Malha na França e na Itália em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se do jogo de Malha em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644. Hoje o jogo francês de pontaria mais aparentado com a Malha é o “jeu du fer à cheval”.

Na Espanha há sérias probabilidades de que se chama “juego da Picota”, porém, pode ser conhecido por outros nomes.

Em Portugal esse esporte, caracterizado pelo arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de “Chinquilho” ou o jogo do “Fito”. O jogo do Fito é uma variante nortenha do Chinquilho, criada por pastores, praticada assiduamente em todas as aldeias do distrito de Bragança.

Já no Brasil, conforme a Confederação Brasileira de Malha, acredita-se que o jogo de malha iniciou-se com os paulistas, pois foram os primeiros a darem os primeiros passos para a regulamentação desse esporte.

Em nosso país o esporte da Malha é praticado com mais intensidade que qualquer outro país do mundo tendo organização própria da Confederação Brasileira de Malha (CBM), promovendo campeonatos regionais, estaduais e a nível nacional, como a Taça Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Fonte:  https://portaldojogodemalha.webnode.com/historia/

Federação Paulista de Malha: https://federacaomalha.com.br