I FÓRUM DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA

Postado por: Adriana Wagner

O Campus de Aquidauana realizou nos dias 16, 17 e 18 de junho, no auditório Paulo Correia, na Unidade II, o I Fórum de Licenciaturas do CPAQ. Foram três dias dedicados à discussão das potencialidades, deficiências e sugestões de melhorias em relação à formação docente oferecida pelos cursos de graduação. Participam da Comissão do Campus de Aquidauana, responsável pela concepção e organização do evento, além de sua presidente, Eva Teixeira dos Santos, docente do curso de Geografia, as Coordenadoras e os Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-graduação do CPAQ, representante do movimento sindical docente, de discentes e de servidores técnicos-administrativos.

Tendo como tema a “Docência na atualidade: desafios da profissão”, participaram da mesa redonda de abertura a Secretária Municipal de Aquidauana, Wilsandra de Lima Beda, a Coordenadora Regional de Educação de Aquidauana, Gleide Godoy Veloso Gomes, a Representante do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES), Ana Paula Werri, e a Diretora de Inovação Pedagógica e Regulação (DIPER/PROGRAD), Fernanda Malinosky Coelho da Rosa. As representantes das secretarias de educação da região de Aquidauana e a Secretária Municipal de Educação de Bodoquena, Cláudia Solange Alzeman da Silva, estiveram presentes e expressaram seu interesse em dialogar com a comunidade universitária do CPAQ. Elas ressaltaram a importância da universidade para a formação de professoras e professores da região.

No segundo dia, o tema escolhido foi “A diversidade no cotidiano escolar e os desafios na formação docente”. Na oportunidade, a Coordenadora Pedagógica, Érica Peixoto, abordou o funcionamento e as práticas exitosas da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, situada no município de Miranda. Ressaltando as peculiaridades das escolas indígenas, a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Indígena, Francisco Farias, localizada no município de Aquidauana, Regiany Estevão Tiago, apresentou alguns projetos desenvolvidos para o fortalecimento da comunidade indígena no contexto escolar.

Já o Representante das Escolas Pantaneiras de Aquidauana, Luciano Araújo Bóia, destacou o trabalho de toda a equipe para levar a educação para jovens e crianças que residem nos mais longínquos rincões do pantanal. Já a professora, Silvia de Souza Campos, da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, de Aquidauana, tratou da prática da inclusão para a emancipação
social e de seus desafios no âmbito educativo.

No terceiro dia, docentes, discentes e técnicos-administrativos se dividiram em grupos de trabalho por curso de licenciatura e, utilizando-se da metodologia intitulada F.O.F.A, elencaram os elementos positivos e negativos de cada licenciatura. Após serem analisados, os dados coletados constituirão o relatório final do I Fórum de Licenciaturas. Aqueles que não puderam acompanhar as mesas redondas por conta da lotação do auditório, acompanharam a programação do evento por meio de um telão instalado no saguão do Bloco B. A participação da comunidade acadêmica demonstra que o evento atingiu sua meta de oportunizar a troca de experiências entre a comunidade externa e interna a respeito da formação docente.