I Erefront discutiu fronteiras e territórios de MS; veja as fotos

Na última semana, entre os dias 24 e 26 de outubro, ocorreu no Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) o 1º Encontro Regional de Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul sobre Cidades, Fronteiras e Territórios (Erefront), promovido pelos cursos de Geografia do CPAQ com base no tema “A atual crise do capitalismo e seu papel na refuncionalização de fronteiras e territórios – Mato Grosso do Sul e Cone Sul” (vejas as fotos aqui).

Considerando todas as atividades desenvolvidas, o evento contou com a participação de aproximadamente 175 pessoas dentre docentes, discentes e membros da comunidade externa.

Evento teve boa participação do público em seus três dias de duração (clique para aumentar)

Nessa primeira edição, o evento concentrou seus esforços na discussão acerca da realidade de Mato Grosso do Sul, com ênfase para a Faixa de Fronteira presente em território sul-mato-grossense, abarcando diferentes nexos a serem explorados a partir da inserção do Brasil na América do Sul e na concertação dos países na escala planetária e seus reflexos na realidade fronteiriça.

O evento promoveu discussões, no âmbito da ciência geográfica, que trataram das diferentes problemáticas envolvendo cidades, fronteiras e territórios em Mato Grosso do Sul, a partir das diferentes pesquisas, principalmente aquelas desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior presentes no estado, contando, portanto, com a ampla participação das mesmas.

Palestrantes convidados tiveram um ótimo diálogo com público do câmpus (clique para aumentar)

Houve também realização de um Espaço de Diálogo e Prática (EDPs), com a exposição de dezenas de pesquisas dos participantes, além de palestras e mesas-redondas que contaram com oito convidados externos (lista abaixo), com sete minicursos promovidos por docentes e mestrandos do CPAQ, além de um trabalho de campo no Assentamento Indaiá IV, organizado por mestrandos do Programa de Mestrado em Geografia do CPAQ.

Os seguintes palestrantes externos ao CPAQ/UFMS compareceram ao evento:

• Dr. Ary Tavares Rezende Filho (UFMS/FAENG);
  • Dr. Carlos José Espíndola (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
  • Dra. Claudete de Castro Silva Vitte (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP)
  • Fábio Martins Ayres (Instituto de Planejamento Urbano/Campo Grande)
  • Dr. Marco Aurélio Machado de Oliveira (UFMS/CPAN),
  • Dr. Mauro Henrique Soares da Silva (UFMS-CPTL),
  • Dr. Tito Carlos Machado de Oliveira (UFMS);
  • Dr. Walter Guedes (UEMS-Campo Grande).

A organização do evento agradece a presença de cada participante no I Erefront!

Confira aqui o álbum de fotos do I Erefront.