I ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA E FILOSOFIA

Postado por: Sergio Carvalho

O I Encontro Nacional de Literatura e Filosofia é um evento anual do Campus de Aquidauana, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com o intuito de realizar apresentações de trabalhos (painéis, comunicações orais, palestras, mesas-redondas) de graduandos, formados, estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores, e de propiciar o intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências com outros campi e outras instituições de ensino. Assim, o evento dimensiona-se por proporcionar um momento e um lugar de estudos, debates e escrita sobre essa conexão interdisciplinar, e por reafirmar o propósito de aproximação das ciências, dos saberes e das artes.

Dentro da tradição e produção literária e filosófica, vários escritores (tanto filósofos e críticos literários quanto poetas) ressaltaram suas obras por intermédio desse trânsito entre as duas áreas, como nos escritos de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Camões, António Machado, Rubens Rodrigues Torres Filho, Orides Fontela, Adélia Prado, Antônio Cícero, Heráclito, Aristóteles, Horácio, Friedrich Schlegel, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Martin Heidegger, Paul Ricoeur, Jacques Derrida, Marilena Chaui, Adauto Novaes, Luiz Costa Lima, Benedito Nunes e muitos outros. Evolvendo e transformando, o evento procura desdobrar esse diálogo contínuo e crescente.

Para tal, o Encontro parte de atividades como a reflexão sobre a detecção da presença do pensamento filosófico na literatura e sobre a o estudo da escrita literária na filosofia. Porém, aponta para um viés de intersecção, uma “transa”, nas palavras do nosso querido Benedito Nunes, “uma relação transacional”, de múltiplo fortalecimento, que apontam para um entendimento do mundo e da vida que envolva integradamente aspectos conceituais, intuitivos e artísticos.