Laboratório de História Indígena – LHIN

O LHIN se propõe a subsidiar pesquisas sobre a temática indígena, realizar o registro de memórias indígenas, assessorar pesquisadores indígenas e pesquisadores da história indígena, produzir textos, artigos e debates na área de sua atuação. Especificamente, tem por finalidade a incorporação dos acadêmicos do curso de História do Campus de Aquidauana, especialmente os indígenas, em projetos de extensão e de pesquisa realizados pelo laboratório.

O LHIN é coordenado pelas Professoras Drª. Iára Quelho de Castro e Drª. Vera Lúcia Ferreira Vargas e funciona nas dependências da Unidade I do CPAQ situada à Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição nº 163, Centro, na cidade de Aquidauana-MS (CEP 79200-000, Caixa Postal 135).

E-mail: lhin.cpaq@gmail.com

Laboratório de Apoio à Pesquisa e à Prática Pedagógica – LAPHIS

O Laboratório de Pesquisa Histórica e Prática Pedagógica (LAPHIS) objetiva articular os conhecimentos obtidos por meio de atividades de pesquisa com as demandas da sociedade, procurando discutir especialmente as necessidades e as ações relativas ao ensino de história nas escolas públicas e privadas de educação básica. O LAPHIS procura subsidiar a formação do professor-pesquisador na área de história, tomando ensino, pesquisa e extensão como atividades indissociáveis num ambiente universitário autônomo e voltado para a formação crítica e humanística dos graduandos. Para tanto, fomenta a realização das seguintes atividade: projetos de pesquisa, grupos de estudo, projetos de extensão universitária e eventos acadêmicos.

Coordenado pela Professora Ana Paula Squinelo, o LAPHIS funciona nas dependências da Base de Pesquisas Históricas e Culturais das Bacias dos Rios Aquidauana e Miranda – BPRAM – situada à Rua Pandiá Calógeras nº 387, Centro, na cidade de Aquidauana-MS (CEP 79200-000, Caixa Postal 135).

e-mail: apsquinelo@yahoo.com.br

O Laboratório de Estudos em Cultura & Diversidade, Política & Sexualidade – LabDiS – foi fundado em maio de 2012, no âmbito do Curso de Graduação em História, Licenciatura Plena, do campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com vistas a congregar os estudos acerca da sexualidade, das identidades de gênero, dos embates sociais oriundos de cada uma delas, bem como das representações, inclusive estéticas, por elas geradas e retroalimentadas e das relações de poder havidas a partir do binômio sexualidade/gênero. O LabDiS congrega, para além, a linha de pesquisa “Cultura & Diversidade, Política & Sexualidade” do “Universo Dialógico – Grupo de Pesquisa em Cultura, Política & Diversidade”, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil do CNPq e certificado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O LabDiS é coordenado pelo Professor Dr. Miguel Rodrigues de Sousa Neto e funciona nas dependências da Base de Pesquisas Históricas e Culturais das Bacias dos Rios Aquidauana e Miranda – BPRAM – situada à Rua Pandiá Calógeras nº 387, Centro, na cidade de Aquidauana-MS (CEP 79200-000, Caixa Postal 135).

E-mail: labdis.ufms@gmail.com

Laboratório de Estudos da Imprensa, Imagem e Som – LEIIS

O Laboratório de Estudos da Imprensa, Imagem e Som (LEIIS) constitui-se como espaço privilegiado para produção e difusão do conhecimento referente à história dos meios de comunicação. Congrega pesquisadores interessados em jornais, revistas, páginas da internet, produções fonográficas, emissoras de rádio e de televisão como fonte e objeto de estudo. Pretende disseminar as reflexões sobre os agentes, o processo de produção, a circulação e o consumo de textos, imagens e sons. Também procura estimular a produção de material iconográfico e audiovisual para subsidiar experiências relativas ao ensino de história. Além de ser um espaço institucional para realização de atividades de pesquisa e de extensão universitária, também intenta fomentar a constituição de fundos documentais.

Coordenado pelo professor Edvaldo Correa Sotana, o LEIIS funciona nas dependências da Base de Pesquisas Históricas e Culturais das Bacias dos Rios Aquidauana e Miranda – BPRAM – situada à Rua Pandiá Calógeras nº 387, Centro, na cidade de Aquidauana-MS (CEP 79200-000, Caixa Postal 135).

Conheça as Atividades Desenvolvidas (arquivo em PDF)

Centro de Documentação Histórica – CeDHis

• Coordenação: Prof. Miguel Rodrigues de Sousa Neto