Geografia realiza trabalho de campo na região de Dourados e Ponta Porã

Entre os dias 30/11 e 02/12, o curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) realizou um trabalho de campo na região de Dourados (MS) e Ponta Porã (MS). O objetivo foi compreender o processo de regionalização do estado de Mato Grosso do Sul, a partir de uma atividade de campo que percorresse parte de ambas as regiões (veja o álbum de fotos).

A atividade foi organizada pelos professores das disciplinas de Geografia Regional (Rafael Oliveira Fonseca e Ricardo Lopes Batista) e Geografia do Mato Grosso do Sul (Fernando Rodrigo Farias). A atividade contou ainda com o acompanhamento e contribuição dos professores Camilo Alejandro Bustos Ávila e Eros Salinas Chávez.

Atividades práticas enriqueceram a formação dos alunos (clique para aumentar)

No primeiro dia, foi realizada uma atividade na área urbana de Dourados, seguida da participação da turma em uma palestra na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrada pela Prof.ª Dr.ª Lisandra Pereira Lamoso, que abordou elementos socioeconômicos de Mato Grosso do Sul com ênfase para a região de Dourados.

No dia seguinte, as ações se concentraram na região de Ponta Porã, por meio de atividades na área urbana conturbada de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, incluindo a visita ao mercado municipal da cidade paraguaia, com o apoio do Me. Jonas Ariel Cantaluppi de Souza (UFGD), que discutiu elementos atrelados às dinâmicas e às identidades transfronteiriças entre Brasil e Paraguai.

Grupo participou de diferentes atividades na região de Dourados e Ponta Porã (clique para aumentar)

Por fim, no último dia foi realizada uma atividade no Assentamento Itamaraty, em uma propriedade que desenvolve atividades baseadas no modelo agroecológico, destacando a história do próprio assentamento e sua organização atual.

Confira aqui o álbum de fotos da visita técnica.

O Câmpus de Aquidauana parabeniza os participantes pelo aprendizado e crescimento adquiridos!