Laboratórios – Licenciatura

Laboratório de Cartografia e Topografia (LABCART)  (Figura 1)

  • Coordenador: Prof. Dr. Gustavo da Silva

O objetivo do laboratório é oferecer aos acadêmicos equipamentos para a realização de trabalhos cartográficos e topográficos, bem como fontes de consultas no tange a áreas de mapeamento convencionais (analógicos) e os realizados em programas especiais para mapeamento. O acervo compõe-se de documentos básicos para o emprego em trabalhos de levantamentos, reconhecimentos, estudo e pesquisa no âmbito da ciência geográfica, como as cartas topográficas em formato analógico e digital; cartas radarmétricas em formato analógico; diversos mapas temáticos, Atlas Multirreferecial, produtos de aerofotogrametria, imagens de satélites, cartas cadastrais e náuticas, entre outros documentos cartográficos. No que se refere aos trabalhos a campo, o Laboratório de Cartografia e Topografia, oferece instrumentos de última geração para a realização de levantamento de caráter cartográfico/topográfico, bem como, o trabalho final no âmbito de gabinete, visando à confecção de cartas, mapas, gráficos e tabelas. Além de contribuir na área de geotecnologia, o laboratório de cartografia/topografia, também, oferece uma ampla sala com pranchetas para desenho, equipadas com luminárias e réguas paralelas, que propicia um ambiente ideal para ministrar disciplinas de caráter técnico-científico, bem como apoio para a realização dos trabalhos técnicos. Dessa forma, os equipamentos e as fontes cartográficas existentes no âmbito do laboratório têm a premissa de contribuir no apoio dos estudos e pesquisas científicas.

Laboratório de Geologia e Geomorfologia (LABGEM) (Figura 2)

  • Coordenadora: Profª. Dra. Elisângela Martins de Carvalho

O LABGEM tem por objetivo promover estudos voltados à geologia, geomorfologia e sismicidade da Bacia do Pantanal. Além das pesquisas é um espaço voltado para o ensino de Geomorfologia e Geologia para alunos de graduação dos cursos de geografia (licenciatura e bacharelado) e biologia. A equipe é composta por técnicos, pesquisadores e discentes bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC) e alunos voluntários da UFMS, além de contar com pesquisadores e discentes das instituições UNESP/Rio Claro, USP e Observatório Nacional/UnB. O Laboratório possui um acervo bibliográfico, o qual é constituído por livros de geologia e geomorfologia. Possui também, um acervo de centenas de amostras de minerais e rochas e 6 quadros de imagens da Terra. Neste laboratório são desenvolvidos projetos relacionados à geologia e geomorfologia dos leques fluviais dos rios pantaneiros e trabalhos sobre sismicidade da bacia sedimentar do Pantanal.

Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO) (Figura 3)

  • Coordenador: Prof. Dr. Emerson Figueiredo Leite

O Laboratório de Geoprocessamento constitui-se num espaço destinado ao ensino, a extensão e principalmente as pesquisas de graduação e pós-graduação ligadas a grupos de pesquisas da UFMS e convênios interinstitucionais, envolvendo métodos e técnicas de geoprocessamento na pesquisa geográfica. Os trabalhos desenvolvidos se relacionam principalmente à coleta e tratamento de informações espaciais destinadas a projetos de planejamento e gestão urbana e ambiental, com ênfase na avaliação da vulnerabilidade ambiental e nos aspectos climáticos, geomorfológicos, pedológicos e biogeográficos do Cerrado-Pantanal.O LABGEO tem promovido cursos de capacitação aos acadêmicos e técnicos de prefeituras de todo Estado de Mato Grosso do Sul, envolvendo treinamento nas áreas de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG). Tais ações têm promovido uma significativa transformação no perfil dos profissionais graduados em Geografia, possibilitando reais condições de ingresso na pós-graduação, que cada vez mais exigem o domínio das geotecnologias. As pesquisas desenvolvidas nesse laboratório contam com o envolvimento de docentes, técnicos, discentes bolsistas de Iniciação Científica (PIBIq/CNPq), bolsistas permanência (PREAE/UFMS) e voluntários.

 

Laboratório de Hidrologia Ambiental (LABHIDRO) (Figura 4)

  • Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Henrique Gentil Pereira

O objetivo do Laboratório de Hidrologia Ambiental é proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o entendimento da dinâmica hidrológica ambiental da região Sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Os parâmetros estudados no Laboratório de Hidrologia Ambiental são fundamentais na análise e classificação da qualidade da água. Os principais são: Alcalinidade, CO2 Livre, Cloreto, Dureza Total, pH, Temperatura, Condutividade Elétrica, Turbidez, Oxigênio Dissolvido, Nitrato, Nitrito, Amônia, Fósforo total, Coliformes Totais e Termotolerantes, Clorofila, Material em Suspensão, Determinação de matéria orgânica, além de várias outras metodologias que estão em fase de estudo e implantação.As interações entre as diversas variáveis mensuradas numa amostra de água constituem no ponto de partida para avaliação da qualidade da água. É importante ressaltar que a confiabilidade dos resultados analíticos depende do procedimento adequado de coleta e transporte das amostras. Neste sentido, no laboratório são seguidas as devidas orientações técnicas recomendadas pela literatura e normas vigentes. A avaliação da qualidade da água deve ser feita de forma integrada, considerando-se o conjunto das informações de caráter físico, químico e microbiológico.

Laboratório de Pedologia e Estudos de Botânica (LAPEB) (Figura 5)

  • Coordenadora: Profª. Dra. Bruna Gardenal Fina
  • Coordenadora responsável pelo Curso de Geografia: Profª. Dra. Eloise Mello Viana de Moraes

Este laboratório tem como objetivo apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de fomentar o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento. Caracteriza-se como um espaço interdisciplinar de produção do conhecimento envolvendo acadêmicos dos cursos de geografia e ciências biológicas. Nesse sentido são exploradas questões que perpassam e transpõe a pedologia, botânica e a biogeografia. Este Laboratório dispõe de recursos humanos da UFMS (um técnico) e acadêmicos dos cursos citados cumprindo atendimentos aos interessados e desenvolvendo atividades universitárias.

Laboratório de Prática de Ensino (LAPEN) (Figura 6)

  • Coordenador: Prof. Dr. André Luiz de Carvalho

O Laboratório de prática de ensino em geografia funciona como um ambiente destinado aos interessados na área de ensino para desenvolvimento de suas pesquisas e atividades. Neste espaço realiza-se o planejamento de aulas, elaboração e análise de materiais didáticos  preparação para a regência do estágio. O Laboratório possui acervo bibliográfico de Geografia para atendimento a pesquisas e organização de atividades didáticas do ensino fundamental e médio; diversos mapas de coberturas representativas de espaços físicos/políticos locais, regionais, nacional e mundial; diversas cartas planialtimétricas de Mato Grosso do Sul e circunvizinhanças que auxiliam alunos e professores para elaboração de pesquisa e preparação de aulas. Assim, os objetivos deste laboratório são: realizar pesquisas teóricas e aplicadas na área de ensino de Geografia; estimular o debate, o intercâmbio e a difusão de idéias sobre o ensino de Geografia; pesquisar e desenvolver materiais didáticos de apoio ao ensino de Geografia e áreas afins; para a promoção da qualificação do estudante de graduação e pós-graduação em Geografia. O laboratório conta com a participação dos acadêmicos matriculados nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Obrigatório em Geografia, além daqueles que prestam colaboração voluntária na organização e atendimentos diversos no local. Atualmente, destaca-se a participação e colaboração dos sete alunos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).