Histórico – Licenciatura

HISTÓRICO

O curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Aquidauana foi criado em 1983, no período noturno pela Resolução COUN/UFMS n.º06, de 21/03/1983 após a extinção do Curso de Estudos Sociais.
Em 1991, foi implantado o curso de Bacharelado em Geografia, através da Resolução COUN/UFMS n.º31, de 20/09/1990, sendo oferecido juntamente com o Curso de Licenciatura, onde a partir da segunda série do curso, o aluno deveria fazer a opção por um deles, ou fazer os dois ao mesmo tempo, no período noturno esse curso foi suspenso em 2002 pela Resolução COUN/UFMS n.º18, de 001/08/2001.
De 30 vagas oferecidas no vestibular, em 1983, passa para 45 vagas, em 2000, quando, é suspensa a oferta do curso de Bacharelado, no período noturno e em 2001 volta a ser oferecido o curso de bacharelado no período vespertino pela Resolução COUN/UFMS n.º10, de 03/05/2001 com entrada no segundo semestre, Vestibular de Inverno, sendo oferecidas 40 vagas no vestibular.
Assim o curso de Licenciatura em Geografia, do Campus de Aquidauana passa a oferecer 85 vagas no vestibular de 2001, sendo 45 para a Licenciatura (noturno) e 40 para o Bacharelado (vespertino).
A partir de 2000 o curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Aquidauana após oferecer algumas turmas de especialização, iniciou sua primeira turma do curso de mestrado em Geografia, oferecido em regime multi-campi com o Campus de Dourados e de Três Lagoas. Em 2006 com a criação da UFGD o curso de Mestrado passou a ter sua sede definitiva em Aquidauana oferecendo 20 vagas anuais. A partir de 2008 não houve mais oferta de vagas devido ao descredenciamento pela CAPES.
Quanto à situação legal do Curso de Licenciatura tem-se:
  • Autorização: Portaria RTR/UFMS n.º107, de 14/09/1982
  • Reconhecimento: Portaria MEC n.º93, de 05/02/1988 (DOU: 09/02/1988)
Em 2008, o curso recebeu a Comissão de Avaliação Externa tendo obtido o CPC 3,0 (Conceito Preliminar do Curso) e o ENADE 3,0 (Avaliação do Exame de Desempenho de Estudantes) com a participação dos alunos do curso.
 

DESCRIÇÃO

O Curso é voltado para formar o Licenciado em Geografia que trabalhará como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atuam em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. 
 

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS
  1. Formar professores para o magistério do ensino fundamental e médio, com capacidade crítica e sólida formação cultural, capazes de investigar e comparar as ações da natureza, as transformações que o homem exerce sobre o meio, interpretando através da exposição de idéias coerentes, as razões que constituem o processo geográfico. Colaborar para o desenvolvimento e formação integral do educando.
  2. Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações dos conhecimentos.
  3. Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais.

 

ESPECÍFICOS

  1. Oferecer os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio.
  2. Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino–aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.
  3. Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos.
  4. Vocação para o ensino de geografia.

 

CARACTERISTICAS GERAIS

Carga horária: 3.417 horas/aulas
Duração: Mínimo UFMS = 8 semestres; Máximo UFMS = 12 semestres;
Vagas disponíveis: 45
Entrada: 1o Semestre
Turno:  Noturno e sábado pela manhã e a tarde