Histórico

HISTÓRICO

Em 1991, foi implantado o curso de Bacharelado em Geografia, através da Resolução COUN/UFMS n.º31, de 20/09/1990, sendo oferecido juntamente com o curso de Licenciatura, onde a partir da segunda série do curso, o aluno deveria fazer a opção por um dos cursos, ou fazer os dois ao mesmo tempo, no período noturno. Esse curso foi suspenso, em 2002, pela Resolução COUN/UFMS n.º18, de 001/08/2001.

Em 2001 o curso de Bacharelado em Geografia passa a ser oferecido no período vespertino pela Resolução COUN/UFMS n.º10, de 03/05/2001 com entrada no segundo semestre, Vestibular de Inverno, sendo oferecidas 40 vagas no vestibular.

A partir de 2010, o ingresso no curso passa a ser pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado), baseado no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com ampla concorrência nacional, apresentando transformações no perfil do aluno ingressante.

Quanto à situação legal, o Curso de Bacharelado em Geografia apresenta:

  • Autorização: Resolução COUN/UFMS n.º 31, de 20/09/1990
  • Reconhecimento: Portaria MEC n.º93, de 05/02/1988 (DOU: 09/02/1988)

Em 2008, o curso recebeu a Comissão de Avaliação Externa, tendo obtido o CPC – Conceito Preliminar do Curso Nota 3. Na avaliação do ENADE, com a participação dos alunos, o curso também recebeu a Nota 3.

 

DESCRIÇÃO DO CURSO

O bacharel em Geografia, conforme consta na Lei n. 6664, de 26/07/79, que disciplina a profissão de Geógrafo, pode atuar nas seguintes áreas: Como professores de ensino superior em faculdades e universidades públicas e privadas; como pesquisador em instituições de pesquisa públicas estaduais e federais; como técnico em empresas privadas de consultoria e assessoria na área de planejamento e na administração pública municipal, estadual e federal.

De acordo com as novas diretrizes curriculares propostas pelo MEC/SESU, para os cursos de Geografia, o Bacharelado deverá proporcionará ao aluno maior carga horária dedicada ao atendimento dos objetivos propostos condizentes com o mercado de trabalho do geógrafo como o oferecimento de maior número de disciplinas técnicas, além do oferecimento de disciplinas optativas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio curricular obrigatório.

 

OBJETIVOS DO CURSO

GERAL

  1. a) Formar profissionais aptos a exercer as atividades e funções estabelecidas pela Lei Federal n. 6664/79, que disciplina a profissão de Geógrafo; formar pesquisadores direcionados à problemática regional, ao planejamento territorial e ambiental e à manipulação de sistemas de informação geográfica; formar cidadãos conscientes para intervir no espaço geográfico em benefício da melhoria da qualidade de vida da população;
  2. b) Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;

ESPECÍFICOS

  1. a) Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico; a. identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
  2. b) Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  3. c) Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;
  4. d) Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
  5. e) Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  6. f) Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia
  7. g) Utilizar os recursos da informática

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Curso: Geografia

Modalidade do Curso: Bacharelado

Título acadêmico oferecido: Bacharel em Geografia

Modalidade de ensino: Presencial

Regime de matricula: Sistema Semestral de Matricula por Disciplinas

Tempo de duração: a) Mínimo UFMS = 8 semestres; b) Máximo UFMS = 12 semestres;

Carga horária UFMS: 2.523 horas.

Numero de vagas: 40

Turno de funcionamento: Vespertino e sábado pela manhã e a tarde

Local de funcionamento: Campus de Aquidauana Unidade II

Forma de ingresso: SiSU (Sistema de Seleção Unificado) baseado no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), por transferência e como portadores de diploma de curso de graduação em nível superior, na existência de vaga; e transferência compulsória na forma legal.