EXTENSÃO EM GEOPROCESSAMENTO CAPACITA TÉCNICOS NO CPAQ

Postado por: Diego Almeida Oliveira

Está em andamento, no Campus de Aquidauana, o Curso de Extensão em Geoprocessamento, que tem a finalidade de introduzir as tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de informações espaciais para técnicos de prefeituras e órgão estaduais.

O Curso traz fundamentos de operação do software Spring/INPE, para criação e manipulação de banco de dados geográfico, tratamento e análise de imagens de satélite e modelos digitais de elevação. Os cursistas, ao final da extensão, estarão aptos a buscar dados de sensores remotos orbitais e confeccionar uma carta de uso e cobertura do solo. Poderão, ainda, a partir da análise de dados de altitude do terreno, elaborar uma carta hipsométrica e de declividade.

Segundo o professor Emerson Figueiredo Leite, do Curso de Geografia do CPAQ e coordenador da ação de extensão, “o curso está em sua sexta edição, sempre visando a capacitação destes profissionais no uso destas tecnologias, conhecendo um pouco de dados orbitais e softwares de geoprocessamento, para que os auxiliem no tratamento das questões socioambientais que porventura lidem nos seus respectivos órgãos de atuação”.

Participam do curso técnicos da Semagro/MS, Polícia Militar Ambiental de Aquidauana e Miranda/MS, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aquidauana e Miranda/MS. O curso conta com o apoio das Professoras Elisângela Martins de Carvalho e Lidiane Perbelim Rodrigues, do Técnico Rafael Melcher e da acadêmica Edwina Santos da Costa.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Aquidauana, Roberto Valadares Santos “o curso de introdução ao geoprocessamento com o software Spring é de suma importância para a capacitação de nossos técnicos, visto que a  utilização desse software  possibilitará a análise dos mapas temáticos de épocas diferenciadas e, também, uma análise integrada de como vêm se comportando as questões ambientais nas áreas de nosso município, auxiliando-nos, dessa maneira, em nossas tomadas de decisão”. O Secretário agradece, ainda, a UFMS, por oportunizar esse curso à comunidade.