Exposição “Despejo – do quarto à Aldeinha, do diário às aldravias”
Desde o dia 18 de novembro, o Campus de Aquidauana foi agraciado com a exposição “Despejo – do quarto à Aldeinha, do diário às aldravias”, trazida pelo Centro Cultural juntamente com os projetos Negritude em Debate e Territórios de Escrevivências em alusão ao dia da Consciência Negra, da professora Ana Paula Batarce . A instalação de aldravias revestidas de bolinhas transparentes em acrílico, organizada por Flávia Rohdt, coordenadora da ABRAAI (Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil) é resultado da inspiração de crianças e adolescentes indígenas da Aldeinha.
Para a escrita dos poemas, os autores escolheram trechos do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus.
“Acompanhados pelos coordenadores da ABRAAI — transformaram a leitura em poesia mínima: versos de seis palavras que condensam sensações, imagens e reflexões despertadas pela voz de Carolina.”
“As cortinas de aldravias”, que parecem bolhas organizadas em linhas, transmitem a sensação da poesia corrente que parou no tempo para levar o público à reflexão de cada linha. Ali ecoam Carolina, os adolescentes, as crianças, a vida, o espaço e a experiência de cada visitante.
A exposição ficará no saguão do Bloco A, em frente à Biblioteca, até dia 28 de novembro de 2025.




