Exemplares da Revista Candil UFMS estão disponíveis para leitura no câmpus

O Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) recebeu e já disponibilizou para leitura, a partir desta quinta-feira (29/11), seis exemplares da Revista impressa Candil UFMS. Cinco deles ficarão na Biblioteca e um, na Direção do câmpus.

A Revista Candil trata da divulgação científica da UFMS e está em seu primeiro número (ano I, n. 1), que foi publicado neste mês de novembro. Lançada durante o Integra 2018 e com previsão de publicação trimestral, a Candil é produzida pela Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica (Secom/UFMS) e traz projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação desenvolvidos na Universidade. Em breve, haverá também a disponibilização de seu conteúdo no site da Universidade.

O intuito é popularizar as ideias, o saber e a produção de conhecimento da Instituição, valorizando o trabalho de pesquisadores, professores e acadêmicos. O nome da publicação remete a uma prática cultural do sudoeste de Mato Grosso do Sul, o Toro Candil, e também ao objeto que, como candeeiro, “transforma a escuridão em luz, luz do conhecimento, da consciência, da ciência”.

Revista Candil já está disponível para leitura na Biblioteca e Direção (clique para aumentar)

Em seu primeiro exemplar, a revista conta com a seguintes matérias:

• Leishmaniose visceral tem regiões impactadas mapeadas
  • Javalis asselvajados: mapeamento identifica as regiões de maior população em Mato Grosso do Sul
  • Pantanal: ações no planalto põem em risco a dinâmica fluvial do Pantanal
  • Inovação tecnológica: parcerias garantem melhor produtividade na pecuária
  • Nanofísica: novas tecnologias para minimizar a degradação ambiental
  • Biossurfactante: castanha de caju e óleo de mamona são pesquisados no combate ao Aedes Aegypti
  • “A UFMS vai à escola”: 19 anos voltados à formação e ao aperfeiçoamento do capital humano
  • Destaques UFMS: Professora Neli Kika Honda, uma pioneira na pesquisa sobre líquens
  • Cultura: a importância da obra de Henrique Spengler para a cultura de Mato Grosso do Sul
  • Entrevista: João Pereira da Rosa, primeiro reitor da UFMS

Compareça à Biblioteca ou à Direção e leia o conteúdo na íntegra!