Estudantes podem atuar como apoiadores educacionais

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Estudantes de graduação que tenham interesse em atuar como apoiadores educacionais a estudantes com deficiência e apoiadores em Libras podem se inscrever em fluxo contínuo até 30 de outubro no portal de seleção de bolsistas da UFMS. Os selecionados receberão auxílio mensal no valor de R$400 durante o ano letivo de 2023.

Os apoiadores irão acompanhar as atividades acadêmicas de estudantes com deficiência em sala de aula e nas disciplinas de estágio obrigatório; apoiar as atividades extraclasse, como trabalhos individuais ou em grupo e a participação em eventos voltados à formação; e participar de reuniões de orientação, supervisão e avaliação.

Para participar, o interessado deve estar matriculado em um curso de graduação presencial da UFMS, preferencialmente em licenciaturas ou na graduação em Psicologia; ter disponibilidade de 12 horas semanais e possuir acesso a equipamento e à internet para atividades remotas; não possuir pendências com a Proaes; não estar em cumprimento de sanção disciplinar junto à Universidade, nem ter vínculo a outro programa de bolsa com remuneração, com exceção dos auxílios estudantis. Especificamente, para o Apoio Educacional em Libras, o estudante também precisa ter cursado uma disciplina de Educação Especial e comprovar fluência em Língua de Sinais.

O processo seletivo será realizado a partir da análise dos documentos apresentados e do histórico escolar e pela avaliação por uma banca examinadora da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas da Proaes, por meio de videochamada. O resultado preliminar tem previsão de ser divulgado na página da pró-reitoria em até cinco dias após o término das inscrições a cada mês.

Mais informações podem ser obtidas nos editais a seguir:

Edital proaes

Termo de compromisso