Estudantes de licenciatura e professores podem participar de iniciação à docência

Postado por: Marco Santos

Estudantes dos cursos de licenciatura da UFMS e professores que atuam em escolas de educação básica da rede pública podem se inscrever nos processos seletivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFMS. As inscrições vão até 13 de abril.

“Os objetivos essenciais do Pibid são: contribuir para a valorização do magistério, incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, elevar a qualidade de formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação”, explica a coordenadora institucional do Pibid na UFMS, Stella Sanches de Oliveira Silva.

Para os estudantes, há uma vaga para bolsista e 19 para voluntários. Podem participar estudantes de cursos como Matemática, Química, Ciências Biológicas, Pedagogia, Educação Física, Letras – Português/Literatura e Português/Inglês, História e Educação do Campo, oferecidos na Cidade Universitária e nos câmpus de Aquidauana, Corumbá, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas (confira distribuição de vagas/cursos/unidades no edital).

Para os supervisores serão três vagas: uma para a área de Pedagogia – Alfabetização em Três Lagoas; uma para a área de Pedagogia – Alfabetização em Naviraí e uma para Matemática em Aquidauana. Podem concorrer às vagas de Três Lagoas professores da escola municipal Olyntho Manciniou ou Prof. Odeir Antônio da Silva. Em Naviraí, podem participar da seleção professores da Creche Eva Moraes de Oliveira ou CIEI – Maria José da Silva Cançado. Já em Aquidauana, podem se inscrever professores da Escola Estadual Cândido Mariano.

“O Pibid da UFMS tem como princípio a indissociabilidade entre teoria e a prática. Nós não entendemos que o professor faz a teoria nas aulas de estágio e prática na escola de educação básica. Quando o professor está na escola, ele está trabalhando teoricamente, ele está construindo uma prática”, comenta a professora Stella.

Inscrições

Interessados têm até 13 de abril para efetuarem as inscrições, exclusivamente pelo sigproj.ufms.br. “Os candidatos aos editais 125, de estudante, e 126, de supervisor, para o Pibid devem se atentar, que a inscrição agora deve ser feita pelo Sigproj. Além disso, para ambos os interessados, que o currículo deve ser feito pela plataforma Capes da Educação Básica e não no Currículo Lattes”, alerta a professora.

É necessário estar logado com o passaporte e senha da UFMS ou, no caso dos supervisores, logado como usuário externo. É preciso confirmar os dados, concordar com o termo de compromisso, anexar a cópia do currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica e demais documentos exigidos nos editais.

“Aos supervisores, tem que se atentar também para as declarações que eles precisam pedir na escola candidata. É necessário ter comprovação de que possuem experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica e ter a declaração de que é professor na escola de campo candidata. No edital consta quais tipos de documentos são aceitos para essa comprovação”, ressalta a professora Stella.

A bolsa para os estudantes tem valor de R$ 400 mensais e para os supervisores de R$ 765, ambas com duração de até 12 meses e pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para mais informações acesse os editais abaixo. Esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail pibid.prograd@ufms.br.

Texto: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)

edital_125

Download (PDF)