Estudantes de cursos de licenciatura podem concorrer a 420 vagas para bolsistas e voluntários

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Estão abertas as inscrições na seleção de estudantes de graduação em cursos de licenciatura da UFMS para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Ao todo, são 336 vagas para bolsistas e 84 para voluntários.

O programa é uma iniciativa que visa fomentar a iniciação à docência e, assim, contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública. O Pibid tem a duração total de 18 meses e os bolsistas selecionados recebem o valor mensal de R$ 400.

A coordenadora institucional, Carla Cardozo Pinto de Arruda, explica que os estudantes vivenciarão o cotidiano escolar, com a supervisão de um professor da área na escola e do Coordenador de Área, professor da Universidade. “Ali, eles terão oportunidade de desenvolver novas metodologias e práticas docentes, contribuindo para a melhoria do ensino ministrado nas escolas públicas e para o próprio processo formativo acadêmico”.

Conforme o edital, as oportunidades são para estudantes dos cursos de Música, Artes Visuais, Educação Física, Química, Ciências Biológicas, Educação no Campo, Intercultural Indígena, Filosofia, Geografia, História, Letras Português, Letras Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática e Pedagogia. As vagas são para a Cidade Universitária e para os Câmpus de Aquidauana, de Coxim, de Naviraí, de Nova Andradina, do Pantanal (Corumbá), de Paranaíba, de Ponta Porã e de Três Lagoas.

As inscrições para o Pibid ficam abertas até o dia 26 de outubro, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. O candidato deve acessar o sistema com o passaporte institucional, preencher as informações e anexar o currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica.

Os estudantes serão classificados de acordo com a Média Geral de Aproveitamento. A relação preliminar dos selecionados será divulgada no dia 28 de outubro e o resultado final está previsto para o dia 1º de novembro. Clique aqui e confira o edital.

Texto: Mylena Rocha