Estudantes contam com atendimento on-line em serviço social

Postado por: Marco Santos

A UFMS, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), realiza atendimento on-line em serviço social, para os estudantes da graduação e pós-graduação de todos os câmpus. O intuito é identificar as necessidades dos acadêmicos, orientá-los e encaminhá-los para a obtenção de auxílios oferecidos pela própria Universidade, ou mesmo para serviços prestados pela rede pública, privada e não-governamental de saúde e assistência social, nos municípios onde o estudante esteja matriculado.  Para participar da modalidade de atendimento, o acadêmico deve preencher formulário disponível.

O diretor de Assuntos Estudantis da Proaes, professor Edilson José Zafalon, explica que o atendimento contempla desde o acolhimento, primeiro contato com o estudante; escuta qualificada, que permite identificar as necessidades do acadêmico, até as orientações individuais e coletivas.

Ele detalha que encaminhamentos para atendimento psicológico e os auxílios oferecidos pela UFMS são as principais demandas. “A Universidade dispõe de auxílios alimentação, permanência, moradia, creche, inclusão digital por meio de chip de dados, EPI e alimentação emergencial. Todos são oferecidos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”, explica.

No total, 12 profissionais estão organizados para o atendimento social, tanto na Cidade Universitária quanto em todos os câmpus. “A Universidade se preocupa em manter um espaço destinado ao acolhimento e desenvolvimento das ações e intervenções com foco na otimização educacional e social de nossos acadêmicos, no contexto marcado por esta pandemia”, diz, ressaltando que todos os profissionais atendentes seguem as normatizações dos Conselhos Nacional e Regional de Serviço Social para atendimento na modalidade on-line.

Para mais informações sobre o serviço social, clique aqui

 

Texto: Christiane Reis