Últimos dias para se inscrever no Vestibular UFMS e PASSE; veja o edital

As inscrições para o Vestibular UFMS e para a 1ª, 2ª e 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada Seletiva – o PASSE – seguem abertas até 14 de janeiro de 2021.

Você pode conhecer todos os cursos com vagas para ingresso no campus de Aquidauana clicando aqui.

Este ano, estão sendo oferecidas 5.276 vagas para 114 cursos. Destes, dois são novidade: o curso Educação e Processos do Trabalho: Alimentação Escolar – Tecnológico, na modalidade a distância; e o curso de Direito do Campus de Coxim, desenvolvido na modalidade presencial.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site concurso.fapec.org, e a taxa de inscrição é R$ 120.

Os candidatos podem optar por fazer a prova em Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã ou Três Lagoas. “Este ano, as provas de Direito e Medicina podem ser realizadas em qualquer um dos onze municípios”, informa o professor Cristiano Costa A. Vieira, pró-reitor de Graduação em exercício.

Acesse o Portal de Ingresso UFMS para conferir todos os editais com orientações detalhadas sobre os processos seletivos e acompanhar as informações sobre as seleções.

Vestibular UFMS

O Vestibular UFMS se destina a candidatos que concluíram ou irão concluir o Ensino Médio até a data prevista para matrícula na Universidade, porém é possível participar na categoria “treineiro”.

A prova será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, programada para que seja aplicada em 29 de janeiro de 2021. Em razão da pandemia do coronavírus, a prova poderá ser suspensa e reagendada para data futura.

Programa de Avaliação Seriada

O PASSE se destina a candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e desejam ingressar na UFMS de forma seriada, por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período. O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última.

• A primeira etapa é direcionada aos alunos que irão concluir o 1º ano do Ensino Médio em 2020;
  • A segunda etapa é direcionada para alunos que irão concluir o 2º ano do Ensino Médio em 2020;
  • A terceira etapa é direcionada para alunos que irão concluir o 3º ano do Ensino Médio em 2020.

É possível se inscrever para as provas mesmo que o candidato não tenha realizado a avaliação anterior, porém as etapas não realizadas receberão nota zero.

As provas são compostas por 60 questões objetivas de múltipla escolha e, na terceira etapa, uma redação. A previsão é que as três avaliações sejam aplicadas em 5 de fevereiro de 2021. Em razão da pandemia do coronavírus, a prova poderá ser suspensa e reagendada para data futura.

Prova de habilidades

Para os candidatos ao curso de licenciatura em Música, tanto do Vestibular quanto do PASSE, além da prova objetiva e da redação também é necessária a realização da Prova de Habilidades Específicas em Música. Este ano, por conta da Covid-19, ela será realizada on-line, pelo registro e envio de três vídeos separados.

Distribuição de vagas

O ingresso no primeiro semestre de 2021 será feito de maneira excepcional e não haverá distribuição de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas para o Vestibular (80%) e para o PASSE (20%). A decisão foi tomada para que os estudantes não sejam afetados negativamente pelos atrasos do Enem, causados pela pandemia.

Já os cursos Pedagogia – Licenciatura/noturno, Engenharia Civil – Bacharelado/integral e Direito – Bacharelado/noturno, da Cidade Universitária, que possuem ingresso no segundo semestre letivo de 2021, continuarão com a distribuição de vagas 40% para Sisu, 40% para Vestibular e 20% para o PASSE.

Clique aqui para ler mais sobre a decisão do Conselho Universitário da UFMS.

Texto: Leticia Bueno