Postado por: Marco Santos

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais – GPED: as múltiplas perspectivas dos saberes tradicionais no contexto latino-americano. O evento, aprovado por meio da Resolução Nº 33-COEX/UFMS, de 14 de julho de 2021, é fruto de pesquisa sob coordenação da Profª. Dra. Janete Rosa da Fonseca, docente do Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ).

Além da Profª. Janete, outros quatro docentes estão envolvidos na pesquisa e, consequentemente, na organização do evento em questão: Prof. Ms. David Arenas Carmona, Prof. Dr. Aguinaldo Rodrigues Gomes, Profª. Dra. Ana Paula Archanjo Batarce e Profª. Dra. Fátima Cristina Duarte Ferreira, todos integrantes do quadro de professores efetivos do CPAQ.

O Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais  – GPED/UFMS/CPAQ foi criado a partir do projeto de pesquisa “Estudos decoloniais: perspectivas de diálogo e discussão de procedimentos teóricos e metodológicos latino-americanos nos cursos de licenciatura, adaptados à realidade multicultural do Brasil”. A fim de compartilhar suas reflexões, o grupo promove reuniões mensais, via plataforma Google Meet, que contam com a participação de pesquisadores de diversas instituições de Ensino Superior e de Educação Básica, os quais transitam pela temática da Decolonialidade e dos Estudos Culturais.

Dentre as instituições que fazem parte do GPED, estão a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Instituto Federal do Amapá (IFAP), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

O Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais desenvolve um trabalho voltado para a valorização da necessidade de a Universidade pesquisar o conhecimento produzido desde o local. Cabe destacar que o GPED tem alcançado espaços de discussão internacional, como sua recente pesquisa aprovada no ECER 2021, a Conferência Europeia sobre Pesquisa Educacional, que visa promover a pesquisa de alta qualidade em benefício da educação e da sociedade. Organizada pelo EERA e pelo Comitê Organizador Local da Universidade de Genebra e da Valais University of Teacher Education, a conferência também conta com o apoio da Sociedade Suíça para Pesquisa em Educação (SSRE).

Promover a realização do I Simpósio do GPED significa criar mais um espaço de discussão entre as principais vertentes intelectuais latino-americanas que atualmente discutem a Decolonialidade no espaço acadêmico. O evento ocorrerá durante três dias: 23 de agosto (segunda-feira), às 14h, com uma palestra de abertura e, logo após, uma mesa-redonda; 24 de agosto (terça-feira), às 8h, com as comunicações orais dos grupos de trabalho e uma mesa-redonda às 15h; 25 de agosto (quarta-feira), continuidade das comunicações orais pelos GTS na parte da manhã e, à tarde, às 14h, um momento cultural com lançamento de livros, seguido pela mesa de encerramento às 15h.

Período de inscrição no evento: 23 de julho a 22 de agosto de 2021

Link para inscrição: https://www.even3.com.br/ggdpdsdgdpeedgampdstncla2021