Estão abertas as inscrições para a 2ª mostra fotográfica “Beleza Negra Resiste” – Negritude em Debate – 2021

Postado por: Marco Santos

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Aquidauana (CPAQ), em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Campo Grande, convida a comunidade negra sul-mato-grossense a participar da 2ª Mostra Fotográfica “Beleza Negra Resiste” – Negritude em Debate – 2021, cujas inscrições se encerram no dia 7 de novembro de 2021.

“O objetivo é visibilizar corporalidades outras que se apresentam fora do padrão estético europeu, como a beleza, a cultura e a ancestralidade negra existentes no Mato Grosso do Sul e que foram historicamente apagadas, permitindo, com isso, que esses sujeitos sociais, negras e negros, se identifiquem e consigam se romper com as estruturas coloniais e racistas que persistem ainda no século XXI, oportunizando, assim, as discussões étnico-raciais capazes de qualificar e encorajar o professorado a trabalhar com a problemática estética-política da população negra, em sala de aula, na tentativa de diminuir o arranjo da desigualdade existente no país”, explicou a Profª. Ana Paula, Docente do CPAQ e Coordenadora do projeto, aprovado via Edital de Divulgação Nº 117/2021-PROECE/UFMS.

Para isso, a partir das fotografias selecionadas na mostra fotográfica, será elaborado um álbum de fotografias, físico e virtual, que, ao ser finalizado, será direcionado para escolas públicas, com a intenção de contribuir com o debate da Lei 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas.

Normas para participação

Para participar da mostra é muito simples: basta enviar uma fotografia de uma pessoa negra juntamente com a Autorização de uso de imagem – Negritude em Debate – 2021.pdf (clique aqui para baixar), preenchida e assinada, para o e-mail negritudeemdebate@gmail.com, até o dia 7 de novembro de 2021, além de seguir as recomendações da figura abaixo: