Estágio supervisionado em Geografia contribui com informações ao Turismo local

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

O Estágio Supervisionado compõe a matriz curricular do Curso de Bacharelado em Geografia, e conforme o Projeto Pedagógico do Curso, as atividades devem ser desenvolvidas de forma integrada, envolvendo uma aplicabilidade do conhecimento adquirido no processo formativo do acadêmico.

Pensando nisso, os Professores Dra. Elisângela Martins de Carvalho e Dr. Emerson Figueiredo Leite, na qualidade de professores orientadores do estágio, firmaram uma parceria com o empreendimento de turismo de contemplação a natureza e aventura, Pousada de Serra, localizada no Distrito de Camisão, Aquidauana-MS, sob administração do Sr. Humberto Torres.

As atividades propostas levaram em consideração a possibilidade de contribuição dos conhecimentos da paisagem no tocante aos aspectos físicos da área da propriedade e a sistematização destas informações e disponibilização das mesmas para o uso do guia de turismo durante as trilhas realizadas na propriedade.

Desta forma, foram envolvidas duas estagiárias do Curso de bacharelado em Geografia do Campus de Aquidauana, as acadêmicas Aline Vargas e Cleudineia Ruiz, que desenvolveram suas atividades de estágio nas temáticas de geomorfologia e geologia, com enfoque nas características morfométricas do relevo, tipos e caracterização de rochas da localidade.

Foram realizadas atividades in loco, percorrendo a trilha várias vezes para levantamentos de coordenadas geográficas, fotos e reconhecimento da paisagem. Nos laboratórios de geoprocessamento e de geologia do CPAQ, as acadêmicas produziram os mapas de declividade do terreno, mapa geomorfológico e geológico, utilizando softwares de SIG/Spring-INPE e QGIS.

Para Humberto Torres, “essas parcerias fortalecem ainda mais tecnicamente qualificando nosso atendimento e atrativos, impulsionando nossa região. Muito importante essa parceria”.

Como produto final, foi elaborado um banner com a exposição da trilha sobre uma imagem de satélite, com informações de comprimento da trilha, altitudes mínima e máxima, a declividade que o turista iria enfrentar durante a caminhada. Também, foram produzidas placas informativas sobre as características das rochas encontradas, subsidiando desta forma, as atividades turísticas na propriedade.

Confira alguns registros aqui.

Texto: Emerson Leite