Escola de Inverno promoveu suas primeiras ações em 2019

O projeto “Escola de Inverno”, do Curso de Administração da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), encerrou suas duas primeiras atividades do ano, com o aprendizado de conhecimentos técnicos e gerenciais pelos participantes do projeto.

Nos dias 3 e 4 de julho, houve a capacitação para o projeto de ensino “Administra na Veia! Conteúdos de Gestão”. Os alunos participantes agregaram conhecimentos sobre marketing de conteúdo e marketing digital e se capacitaram para constituir a equipe de editores de conteúdo do Administra na Veia! A partir da capacitação, serão produzidos blog, whitepapers, podcasts, webinars, quizzes e templates e, semanalmente, 3 novos conteúdos sobre temas relacionados à gestão serão preparados pelos editores e divulgados nos canais de comunicação da UFMS.

Atividades diferenciadas marcaram as primeiras atividades da Escola de Inverno (clique para aumentar)

Entre os dias 08 e 12 de julho, foi a vez do pessoal inscrito no projeto de ensino “Be an Unicorn! Imersão em Práticas para Startups” participar das diversas oficinas, palestras e apresentações sobre a temática de empreendedorismo. Palestrantes como Rodrigo Garzi (Alto Tietê Valley), Priscila Yamagami Kahler (Fatec Mogi das Cruzes, Escola de Governo de Mogi das Cruzes), Kiko Furtado (Acreditar Banco), Daniela Rodrigues (Moda Lab) e Gabriel Bastianelli (Gan4) abordaram temas como transformação digital, autoconhecimento empreendedor, modelos de negócio inovadores, sonhar com os pés no chão e mudança de mindset.

Durante as oficinas, os alunos trabalharam com ferramentas como mapa da empatia, 5w2h, mindfulness e MVP, além de uma apresentação expositiva sobre a história do empreendedorismo. No dia 12 de julho, a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais da UFMS (Aginova) participou para fechar a semana com uma animada oficina sobre pitch, além das apresentações da Empresa Junior e demais atendimentos da agência (programação realizada disponível aqui).

Participantes aprenderam sobre temas importantes na atualidade (clique para aumentar)

As atividades que encerram a primeira edição da Escola de Inverno já estão agendadas: dias 3 e 4 de agosto haverá o Hackaton da Administração (4 equipes formadas por alunos e professores competirão para elaborar as melhores soluções para problemas relacionados à gestão pública) e entre os dias 14 e 18 de agosto, durante a ExpoAqui, serão expostos os resultados do Hackaton, bem como será realizado um jogo interativo sobre gestão pública, igualmente elaborado pelos alunos e professores do Curso de Administração.

Segundo a Profa. Ana Graziele Lourenço Toledo, coordenadora do projeto, as atividades funcionaram como um exercício prático para os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do curso: “todas as atividades da Escola de Inverno foram pensadas para que os alunos do Curso de Administração pudessem exercitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e agregar novos saberes a partir dos relatos e vivências dos profissionais envolvidos”.

Confira aqui mais fotos do projeto.