Em visita a Bonito (MS), estudantes aprendem sobre planejamento estratégico
Alunos do Curso de Turismo da UFMS realizaram uma imersão prática para aprender sobre planejamento estratégico. Durante a visita de campo, os estudantes do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) compreenderam o conceito de “Experiência do Cliente”.
Matriculados no terceiro semestre do curso, os estudantes foram à cidade de Bonito (MS) no dia 21 de maio e cumpriram mais uma das atividades previstas na disciplina de Introdução ao Planejamento Estratégico, sob orientação da Profa. Ana Graziele Lourenço Toledo. O objetivo da aula foi compreender o conceito de experiência do cliente, aplicado aos serviços de hospedagem.
Os acadêmicos coletaram informações através de dados documentais e entrevistas semiestruturadas, realizadas na visita ao Zagaia Eco Resort e ao Hi Hostel, ambos na cidade de Bonito. Durante a visita, foram abordados conhecimentos sobre acomodações, estruturas de alimentação, lazer, recepção, governança e reservas, bem como contou com as explicações precisas dos funcionários Alone, Carlos (Zagaia) e Sidney (Hi Hostel), sobre como as empresas identificam as necessidades e expectativas dos hóspedes e proporcionam a experiência do cliente, envolvendo o conceito de resort e filosofia hostel.
Os conhecimentos foram enriquecidos com os relatos do Sr. Mário Nelson de Arruda, funcionário do CPAQ que conduziu o grupo à visita, o qual enfatizou elementos da cultura pantaneira durante o percurso.
Segundo a Profa. Ana, a definição de estratégias é um passo importante para o empreender: “a definição de estratégias passa pela compreensão das variáveis que compõe os ambientes interno e externo das empresas”.
Para a docente, a visita proporcionou aos acadêmicos a compreensão da importância do conhecimento sobre o perfil do cliente: “é importante conhecer o perfil do cliente para que se possa proporcionar uma experiência e provocar a satisfação e fidelização, refletindo diretamente no desempenho da empresa”.
Confira as fotos: clique aqui.