Em visita à escola Erso Gomes, acadêmicos promovem atividades lúdicas e didáticas

Estudantes do Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) realizaram uma tarde especial de atividades na escola Erso Gomes, localizada ao lado da unidade II do câmpus. A ação foi realizada na tarde da última quarta-feira (28), durante a XI Semana da Biologia.

Durante a tarde, os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas promoveram uma atividade de “caça ao tesouro”, em que os escolares deveriam procurar por fósseis típicos de cada era geológica. Acompanhados da coordenação da escola e da professora regente, o projeto foi coordenado pelo Prof. Rogério Faria (UFMS/CPAQ) e supervisionado pelo Dr. Alessandro Marques de Oliveira,  pós-doutorando em Geografia no CPAQ.

A atividade despertou curiosidade e alegria dos alunos do 3º ano B (ensino fundamental), já que, além de tratar sobre conteúdos didáticos previstos para a turma, também proporcionou momentos de descontração e ludicidade para as crianças.

“A atividade faz parte da semana de biologia e serve para contextualizar como eram as eras geológicas antigamente, com as crianças realizando as escavações dos fósseis”, disse o acadêmico Aurélio Miguel, do Curso de Ciências Biológicas.

Estudantes orientaram os escolares durante a atividade (clique para aumentar)

Aurélio também detalhou como foi o processo de elaboração da atividade, pensada especialmente para aquela turma: “buscamos ensinar como seriam as etapas de fossilização para cada ambiente e era, destacando o papel do paleontólogo, com os alunos procurando pelos fósseis das principais eras geológicas. Diferenciamos os fósseis por era e os distribuímos pelo terreno, além de explicar, durante a atividade, os animais que viveram em cada época da história”, finalizou o acadêmico.

Durante toda a semana, o Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promove a XI Semana de Biologia, com o tema “Evolução – espaço, tempo e suas aplicações”.

Até o dia 30 de agosto, interessados podem participar, gratuitamente, de palestras, minicursos, concursos, exposição de fotos e banners e, ainda, apresentação de trabalhos. O evento já é uma tradição do curso que se estende por anos. O objetivo é manter o empenho em proporcionar uma semana diferenciada aos acadêmicos da UFMS/CPAQ e, agora, também para o público de fora do meio acadêmico.

Confira o álbum de fotos da atividade: clique aqui.

A UFMS agradece a parceria da Escola Municipal Erso Gomes na formação dos nossos estudantes!

XI Semana de Biologia

Confira abaixo a programação completa da XI Semana de Biologia e participe!

• Segunda-feira, 26 de agosto

19h: abertura- Coral do IFMS

19h30: palestra – Megafauna do Pleistoceno (Dr. Alessandro Marques de Oliveira)

• Terça-feira, 27 de agosto

15h: palestra – Biotecnologia de algas (Bióloga Melissa dos Santos)

19h: minicursos diversos

(1*) Do Primata ao Homem: As Bases Biológicas, Cognitivas e Culturais da Hominização- Dr. José Rímoli (UFMS/CPAQ) –  25 vagas.

(2*) Práticas laboratoriais – Ma. Adriana de Barros (UFMS/CPAQ); Biol. Maike Ledesma Peregrinelli (UEMS-AQUIDAUANA) – 12 vagas.

(3*) Biologia de algas – Biol. Melissa dos Santos (Universidad Nacional de Asunción) – 25 vagas.

(4*) A importância do paisagismo no planejamento urbano; necessidade vital para o futuro das cidades – Dra. Waleska Santana (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(5*) Evolução da Terra: um passeio pela Geologia – Biól. Taiane Reis (PPGEO/CPAQ) – 25 vagas.

(6*) Jogos didáticos para o ensino de Biologia – Dra. Ana Lucia Cabral (IFMS/Aquidauana) – 25 vagas.

• Quarta-feira, 28 de agosto

15h: início da 1ª Feirinha regional no CPAQ e ação CPAQ na Escola Erso Gomes

19h30: Mostra de Cinema – Geo. Gabriel Loschiavo Cerdeira

21h: Apresentações culturais regionais no CPAQ

• Quinta-feira, 29 de agosto

19h: minicursos

(7*) Estratégias evolutivamente estáveis – Dra. Tatiane do Nascimento Lima (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(8*) Introdução à morfometria geométrica – Dr. Alessandro Marques de Oliveira (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(9*) Cerveja artesanal: história, teoria e prática – Dr. Fernando Ibanes Martins, Prefeitura Municipal de Aquidauana; Eng. Flor. Ana Laura Biella Pereira (UFMS/PGRN) – 15 vagas.

(10*) Botânica econômica – Dra. Bruna Fina (UFMS/CPAQ) – 25 vagas.

(11*) Tafonomia – Dra. Miriam A.L.F. Pacheco (UFSCAR) – 25 vagas.

(12*) Biologia de pseudoescorpiões – Me. Bruno Arrua (CJAR/SED) – 25 vagas.

Sexta-feira, 30 de agosto

19h: palestra – Astrobiologia (Dra. Mirian A. L. F. Pacheco – UFSCAR). Entrega das premiações dos vencedores dos concursos. Encerramento.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site: https://semanadabiocpaq.wixsite.com/site/inicio. Esclarecimentos podem ser obtidos entrando em contato com o Prof. Rogério Faria, pelo e-mail  rodrigues.faria@ufms.br.