Em setembro, pesquisadores lançarão livro sobre lexicografia

Em evento a ser realizado no mês de setembro, pesquisadores da UFMS lançarão uma importante obra na área científica de lexicografia, âmbito de pesquisas responsável pelo trabalho de elaboração de dicionários, vocabulários e afins.

Trata-se da obra “Estudos em Lexicografia: aspectos teóricos e práticos”. A organização do livro é de professores de dois campus da Universidade. Renato Rodrigues Pereira, do Campus de Três Lagoas, e Daniela de Souza Silva Costa, do Campus de Aquidauana, colaboraram mutuamente para a organização da obra.

Segundo a professora Daniela Costa, o livro nasceu de projetos elaborados em conjunto com o docente do Campus de Três Lagoas da UFMS. “Esse livro é uma parceria nossa com o professor Renato, do CPTL, pois nós dois estudamos e pesquisamos nesta área, cada um com projeto de pesquisa em seu campus. Temos também um projeto em conjunto e o livro surgiu a partir dessa parceria, além de um ciclo de conferências sobre lexicografia de que participamos. Agora, temos o objetivo de promover um novo ciclo de conferências, que será on-line em 2020, por conta da pandemia”, explicou a professora.

Daniela também valorizou a importância do tema tratado no livro, que possui uma perspectiva ampla e pode ser aproveitado por diversas áreas. “Os textos tratam sobre lexicografia monolíngue e bilíngue. Temos textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É importante para todos que querem conhecer mais sobre a área, especialmente para estudantes de Letras, que estudam as ciências da lexicografia, conhecida como a ciência dos dicionários. No entanto, a obra também é importante pela riqueza dos textos, principalmente para estudantes de línguas estrangeiras, pela importância dos dicionários pedagógicos”, disse a professora do Campus de Aquidauana.

“A variedade desses estudos, que mostram a diversidade linguística no país, faz com que ele funcione tanto para acadêmicos de Letras como para estudiosos de outras áreas, interessados no vocabulário de uma língua, já que o dicionário é também conhecido como a obra que registra a língua de uma comunidade”, finalizou a pesquisadora.

O livro será inicialmente disponibilizado em versão impressa, com 270 páginas, e vendido pela Editora Pontes, com valor previsto de R$ 48,00. O lançamento oficial do livro será durante o II Ciclo de Conferências em Lexicografia da UFMS, evento on-line que ocorrerá entre os dias 23 a 25 de setembro.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a professora Daniela de Sousa Silva Costa, pelo e-mail souza.costa@ufms.br.

Veja abaixo os textos que serão tratados no livro, em seu sumário:

Sumário do livro (parte 1)

Sumário do livro (parte II)