Em parceria com a UFFS, Geografia promoveu atividades pelo projeto Eratóstenes

Os Cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoveram, nos dias 23 e 30 de setembro, atividades práticas com alunos de duas escolas da região.

As atividades, supervisionadas pelo Prof. Nelson Marisco (UFMS/CPAQ), fazem parte do projeto Eratóstenes e foram desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul do Rio Grande do Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS), que convidou os Cursos de Geografia do CPAQ para integrar o projeto.

O projeto Eratóstenes faz referência aos trabalhos do matemático e geógrafo grego Eratóstenes de Cirene, um funcionário da biblioteca de Alexandria que, há mais de 2000 anos, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar. As atividades do projeto reproduzem este experimento histórico de maneira semelhante, em parceria com outras escolas e grupos localizados no Brasil e em outros países da América Latina e do mundo. Com grande importância histórica para a Ciência, este experimento também traz uma rica experiência interdisciplinar para professores e alunos.

Atividades foram realizadas nas Escolas Marechal Deodoro e Antônio Salustio (clique para aumentar)

Segundo o Prof. Nelson Marisco, a participação da UFMS no projeto é importante, inclusive para o desenvolvimento de ações com a comunidade: “tendo recebido o convite, procuramos duas escolas no município de Aquidauana-MS para fazermos as parcerias e realizarmos as medidas da passagem do Sol pelo meridiano do lugar. Essas medidas são semelhantes à experiência que Eratóstenes realizou em 2.300 antes de cristo, ao estabelecer o raio da Terra e sua esfericidade”.

A parceria com a Escola Marechal Deodoro da Fonseca foi estabelecida a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como conta o Prof. Nelson: “para realizarmos as medições, tivemos o apoio do Pibid Geografia, por intermediação do Prof. André Luiz de Carvalho, viabilizando a parceria junto à E. E. Marechal Deodoro da Fonseca. Na escola, fomos auxiliados pelo Prof. Jucélio Romero Benites e fizemos as medidas no dia 23 de setembro. No mesmo dia, a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo – RS, também realizou suas medições, conformando assim as nossas parcerias”.

Simultaneamente, são realizadas atividades pela UFFS, Campus de Cerro Largo (clique para aumentar)

A segunda atividade foi realizada em parceria com a Escola Estadual Antônio Salustio Areias, no dia 30 de setembro. Com o auxílio da Profa. Roseli Aparecida Carillo Soares Duarte, os alunos da escola participaram projeto e conduziram o processo de medição do raio da Terra e sua esfericidade.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo site https://sites.google.com/site/projetoerato/ ou entrando em contato com o Prof. Nelson Marisco, pelo e-mail nelson.marisco@ufms.br.

A UFMS agradece as parcerias com a UFFS, Campus Cerro Largo, e com as E. E. Marechal Deodoro da Fonseca e Antônio Salustio Areias.

Confira as fotos da atividade: clique aqui.