Em parceria com a Prefeitura, campanha promoveu o combate à dengue no Campus de Aquidauana

Postado por: Joao Doarth

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Aquidauana, a UFMS promoveu, na quinta-feira (20), uma campanha de combate à dengue no Campus de Aquidauana (CPAQ). A ação contou com a distribuição de panfletos e orientações sobre medidas de prevenção às doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti.

A campanha “Somos todos responsáveis” visa combater a dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela. Entre as dicas, estão as orientações para vacinação contra a febre amarela, o cuidado para não se deixar água parada, a identificação do mosquito transmissor, as diferenças entre as doenças transmitidas pelo mosquito e os detalhes sobre os vetores da doença.

No Campus de Aquidauana, a campanha foi possível em virtude da parceria entre a UFMS, por meio da Unidade de Apoio Estudantil, e a Prefeitura de Aquidauana, via Coordenação de Controle de Vetores (CCV).

Campanha foi resultado de parceira entre UFMS e Prefeitura de Aquidauana (clique para aumentar)

Waldemar Celestino da Silva, Supervisor do Setor de Educação e Saúde, explica que a campanha tem se intensificado nas últimas semanas. “Devido à grande incidência que está ocorrendo de notificação no estado e no município de Aquidauana, de contaminação de pessoas com dengue, estamos realizando esse trabalho específico de conscientização da população no combate e prevenção à proliferação do mosquido aedes aegypti“, diz o servidor da Prefeitura.

Para Tânia Maria Alencar Vieira, Assistente Social na UFMS/CPAQ, a conscientização é fundamental neste momento. “Estamos fazendo um trote responsável sobre a dengue, principalmente para os calouros de 2020. Estamos em um período de muita chuva e temos muita natureza em nosso campus, então precisamos destacar que todo cuidado possível é importante e faz parte da responsabilidade de cada um de nós”, conclui a servidora.

Foco da ação foi a conscientização de estudantes e trabalhadores do campus (clique para aumentar)

Além do Supervisor Waldemar, participaram da atividade diversos servidores da Prefeitura, tais como Ricardo Borck Borges (Médico Veterinário), Daniel da Silva (Agente de Endemias) e João Carlos da Silva (Agente de Endemias). Pela UFMS, auxiliaram na ação as servidoras Tânia Maria Alencar Vieira (Assistente Social), Giovana Alle Hollender (Psicóloga) e Katicilayne Roberta de Alcantara (Intérprete de Libras).

As orientações foram formuladas pelo Governo de MS e podem ser acessadas no site da campanha. A atividade também foi uma das ações planejadas pela Unidade de Apoio Estudantil para a semana de recepção aos calouros 2020.

Confira as fotos da ação: clique aqui.