Em live, mestrado discutirá os estudos culturais e o pensamento de Bakhtin

Recurso muito utilizado na atualidade, as lives (conversas ao vivo em redes sociais) estão em alta, principalmente durante o período de pandemia.

Dessa vez, a ferramenta também será utilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS. A live já está confirmada para a próxima quarta-feira (27), às 19h, na página do mestrado no facebook.

Intitulada “Diálogo com Bakhtin: contribuição para o campo dos Estudos Culturais“, dois professores da área foram convidados para a discussão: Prof. Dr. Valdemir Miotello e Profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello.

O Prof. Dr. Valdemir Miotello é docente aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e líder do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe/UFSCar). Ele foi convidado para conversar  com alunos, docentes do programa e demais interessados sobre as contribuições do pensamento do filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin e de seu Círculo para o campo dos Estudos Culturais.

Já a Profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello (UFMS/CPAQ) é docente no Mestrado em Estudos Culturais, com tese de doutorado construída sob o pensamento do filósofo Bakhtin. Além disso, foi orientanda de doutorado do Prof. Miotello e avalia a importância dessa discussão:

“Bakhtin foi um pensador da Vida, um filósofo da Linguagem. Aproximarmo-nos de sua teoria pressupõe pensarmos como ponto de partida para nossos estudos e pesquisas – a linguagem situada e seus modos de dizer; compreendendo o lugar assumido pelas práticas discursivas na construção da vida social como material signo ideológico por excelência. E, nesse movimento, ir ao encontro de vários debates como sobre ciência e sobre alteridade, por exemplo, como caminho possível para compreendermos as questões que abarcam os estudos culturais, entendendo e interpretando as relações dialógicas, relações de sentidos e valorações das mudanças e transformações do mundo da vida, das interações”, expõe a docente.

Sobre o docente convidado para a discussão, a Profa. Patrícia faz elogios ao colega. “O Prof. Miotello foi meu orientador de doutorado e representa uma das principais referências nacionais e internacionais nos estudos sobre Bakhtin”, avalia a professora.

A live será realizada no dia 27 de maio (quarta-feira), às 19h, na página do facebook @ppgcultufms.

Prestigie!